Pegadas da idade da pedra foram descobertas!

Por , em 4.12.2014

Pescadores da Idade da Pedra deixaram suas marcas na costa dinamarquesa cerca de 5.000 anos atrás. Dentre elas, há evidências de armadilhas cuidadosamente construídas e até mesmo suas próprias pegadas. Algumas dessas gravuras pré-históricas foram recentemente encontradas por arqueólogos na ilha de Lolland, no mar Báltico.

Esse é um feito que certamente entrará para a história – visto que é a primeira vez que uma descoberta como essa é feita por arqueólogos na Dinamarca.

Abaixo estão algumas imagens dessa incrível descoberta, gentilmente divulgadas por Lars Ewald Jensen, gerente de projeto no Museu Lolland-Falster (Dinamarca).

Pegadas humanas da Idade da Pedra

pegadas humanas 1
Essa é uma das pegadas humanas mais antigas já encontradas.

Planícies e fiordes

pegadas humanas 2

Essas são as planícies de Lolland, a quarta maior ilha da Dinamarca. Como você pode ver, tem um terreno muito plano. A ilha foi atada com entradas e córregos até o final do século 19, quando uma tempestade mortal do Mar Báltico obrigou os governantes da cidade a construírem um dique, de acordo com Jensen. As cercas de peixes que os arqueólogos estão escavando estão localizadas nas tendas do lado esquerdo da imagem. As árvores, no fundo à direita, estão tapando a vista do Mar Báltico.

Pés enlameados

pegadas humanas 3
Um close de uma das pegadas mostra as camadas finas de areia e lama que mantiveram esta cópia preservada por mais de 5.000 anos.

Puxa-puxa

pegadas humanas 4

Essas pegadas foram encontradas em ambos os lados dos restos das cercas de peixe, que também são conhecidas como açudes de peixes. Os arqueólogos acham que isso pode indicar que os pescadores estavam tentando puxar as cercas do chão quando seus pés afundaram no solo, preservando suas impressões por milênios.

Sacrifícios marinhos

pegadas humanas 5

Na foto, você pode ver os arqueólogos do Museu Lolland-Falster trabalhando para descobrir todas as pegadas. A equipe também descobriu o local de um antigo sacrifício, onde animais selvagens e domésticos eram mortos e oferecidos para o mar.

Corrida contra o tempo

pegadas humanas 6
Jensen e sua equipe têm tempo contado para escavar os fiordes de Lolland. Em um futuro próximo, tudo será destruído para a construção de um túnel subaquático que vai ligar Lolland com a ilha alemã de Fehmarn. [LiveScience]

Vote: 1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars

2 comentários

Deixe seu comentário!