Ícone do site HypeScience

Pegadas pré-históricas revelam quando ficamos em pé

As pegadas dos ancestrais humanos mais antigas que conhecemos, datadas de 3,7 milhões de anos atrás, revelam que alguns dos primeiros membros da nossa árvore genealógica andavam totalmente eretos, com os pés semelhantes aos nossos.

Os resultados empurram a data da caminhada ereta na ancestralidade humana por quase 2 milhões de anos. Estudos anteriores haviam concluído que esta característica do gênero Homo tinha surgido cerca de 1,9 milhões de anos atrás.

O responsável pela pegada de 3,7 milhões anos, provavelmente uma espécie chamada Australopithecus afarensis, caminhou de um jeito menos parecido com macacos do que com alguns seres humanos de hoje.

Os pesquisadores chegaram a esta determinação depois de estudar as pegadas antigas. Foram utilizadas imagens detalhadas, tridimensionais, baseadas em métodos da ressonância magnética comum. Os cientistas então compararam essas pegadas antigas com as marcas deixadas por seres humanos modernos e outros macacos.

A reprodução mostrou que a caminhada era completamente ereta. Imagina-se que o dono da pegada e outros membros de sua espécie viveram pelo menos algum tempo em árvores. Uma vez que eles já andavam em uma posição humana, o novo estudo reforça a teoria de que o caminhante evoluiu de macacos e humanos que subiam em árvores.

Os pesquisadores explicam que esta maneira de se locomover era provavelmente mais rápida do que sobre quatro membros. Também deve ter ajudado na busca por um aumento do campo de visibilidade. A mudança pode ter ocorrido quando a copa das florestas diminuiu, forçando A. Afarensis a deixar suas casas nas árvores para buscar uma forma de vida mais terrestre.

Ao contrário dos humanos modernos, no entanto, esta espécie tinha pernas curtas e corpo longo. Quando comparado a outros animais, hoje ocorre exatamente o oposto: pernas relativamente longas e corpo curto.

A esperança dos cientistas é de determinar quando nossos primeiros ancestrais andaram, ou correram, por longas distâncias, permitindo-lhes colonizar o mundo.[MSN]

Sair da versão mobile