Baleias jubarte foram observadas rolando no fundo do mar arenoso para remover a pele morta e parasitas, de acordo com imagens capturadas por pesquisadores em Gold Coast Bay, no sudeste de Queensland, na Austrália. Os mamíferos marinhos foram registrados realizando rolamentos na areia completos e laterais a 50m sob da superfície do oceano para eliminar ectoparasitas que vivem em sua pele. Esses parasitas, como as cracas, podem tornar as baleias menos hidrodinâmicas e consumir energia durante a natação.
Embora as baleias jubarte tenham sido vistas pairando e se alimentando perto do fundo do mar antes, esta é a primeira vez que os pesquisadores as registram rolando na areia. Um estudo de 2016 sugeriu que as jubartes usavam o fundo do mar para fins higiênicos, mas os avistamentos relatados foram raros e feitos a partir de um barco, e não debaixo d’água. Os pesquisadores usaram sensores com ventosa para marcar três baleias jubarte entre agosto de 2021 e outubro de 2022, que gravaram vídeos de alta resolução, além de informações de luminosidade, pressão, temperatura e localização GPS. Os animais estavam em seu caminho de migração de verão de criadouros tropicais perto da Grande Barreira de Corais para áreas de alimentação mais frias na Antártica.
As cracas, crustáceos parecidos com lagostas e camarões, se ligam a outras criaturas marinhas com uma das mais poderosas colas naturais conhecidas, de acordo com o Serviço Nacional de Oceanos da Administração Nacional Oceânica e Atmosférica. As baleias precisam remover esses parasitas para permanecer hidrodinâmicas e preservar energia, de acordo com um estudo que descreve o comportamento de rolar na areia, publicado no Journal of Marine Science and Engineering.
A esfoliação da baleia também forneceu um saboroso lanche para pequenos peixes que foram vistos se alimentando de flocos de pele morta logo após os rolamentos na areia. As baleias jubarte hospedam diversas comunidades de bactérias da pele que podem representar uma ameaça se as bactérias crescerem em grande número. A remoção do excesso de pele provavelmente é necessária para manter a biota bacteriana saudável da pele, de acordo com Olaf Meynecke, ecologista marinho da Griffith University, na Austrália, que liderou a pesquisa.
Além de ficar hidrodinâmica e manter a pele saudável, rolar pode ser uma atividade social relacionada a brincadeiras ou relaxamento. “… O rolamento de areia foi observado no contexto da socialização”, disse Meynecke. “O comportamento foi seguido de namoro, competição ou outras formas de socialização.” Outras espécies de baleias, incluindo baleias-da-groenlândia e belugas, são conhecidas por se esfregarem contra rochas, seixos e lama no fundo do mar para eliminar o excesso de pele. [LiveScience]