Pernas robóticas da Honda não transformam você em super-herói

Por , em 10.11.2008

O Japão é o país com a maior expectativa de vida do planeta, portanto muitas das maravilhas robóticas criadas pelos japoneses tem como foco a terceira idade.

As novas pernas robóticas da Honda chamadas de Walking Assist Device (dispositivo de assistência de caminhada, em tradução livre) funcionam como um exoesqueleto para suas pernas, mas de longe darem a habilidade de fazer com que paraplégicos possam andar.

As “pernas robóticas”, que quando estão em funcionamento têm uma aparência engraçada, agem mais como um dispositivo de suporte do que como membros ativos, apesar de usarem um pequeno motor elétrico.

pernas robóticas exoesqueleto honda

Até o momento não há muitos detalhes, mas a Honda afirma que as pernas reduzem o esforço da caminhada, do agachamento e de permanecer em pé e são “tão fáceis de usar como uma bicicleta“.

Um repórter da Associated Press descobriu que “leva algum tempo para se acostumar. Mas eu pude sentir como [o equipamento] apoiava meus movimentos empurrando meu traseiro para cima quando eu me agachava e empurrando a sola de meus pés para ajudar a levantar minha perna enquanto eu andava“.

Os usos não serão limitados para ajudar a mobilidade de idosos, pois a Honda afirma que um dos usos mais práticos para as pernas robóticas será em fábricas onde os trabalhadores são obrigados a fazer movimentos desconfortáveis repetidamente. O dispositivo ainda está em fase experimental, mas a Honda espera testar o primeiro modelo nas suas fábricas no próximo mês. [Honda e AP via Gizmodo]

pernas robóticas exoesqueleto honda pernas robóticas exoesqueleto honda

Abaixo segue um vídeo do dispositivo em funcionamento:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (1 votos, média: 5,00 de 5)

1 comentário

  • Matthaeus:

    Bem-vindo ao futuro. Quero que inventem mais, mais, mais.
    Quero viver em um mundo assim.

Deixe seu comentário!