Ícone do site HypeScience

Pesquisa afirma que adolescentes depressivos têm amigos com o mesmo problema

Segundo pesquisadores, a forma como adolescentes deprimidos se retiram socialmente e costumam evitar outras pessoas faz com que sejam seletivos na hora de escolher amigos.

Adolescentes deprimidos ficam às margens sociais na escola, principalmente porque eles escolhem ter amizade com seus semelhantes, a minoria que também possui uma personalidade mais fria e distante.

Assim, não significa que os alunos são evitados pelos outros na escola porque são depressivos, e nem que sua depressão leva à formação de amizades de má qualidade, mas sim que os adolescentes tentam ficar perto de quem compartilha o mesmo “nível de humor” que eles. Adolescentes não-deprimidos têm amizades com os colegas que se assemelham a eles na questão da alta disposição.

Os pesquisadores analisaram dados recolhidos anteriormente por outras investigações e utilizaram um modelo matemático para avaliar a probabilidade de amizade entre os indivíduos com níveis de humor mais ou menos iguais, a partir de entrevistas com adolescentes, pais e professores.

Pesquisas anteriores sugerem que as amizades protegem contra a depressão. Mas as novas descobertas indicam que a depressão também pode estimular a amizade, pelo menos entre os adolescentes que se assemelham nesse quesito. [ScienceNews]

Sair da versão mobile