Antiga sociedade avançada ocupou a Amazônia no passado

Por , em 13.09.2010

A Amazônia, pelo que se observa hoje, não parece ter sido colônia de férias no passado. Porém, um pesquisador da Universidade da Flórida, e um crescente número de antropólogos, acreditam que uma antiga sociedade avançada ocupou a Amazônia no passado.

Em 1541, um aventureiro espanhol descreveu um pedaço da Amazônia como uma cidade que reluzia branco e como uma terra muito fértil. Atualmente, há pouca evidência de tal civilização. Em vez disso, não só aquela região como o resto da floresta tropical é aparentemente inóspita, cheia de vegetação densa e repleta de seres rastejantes assustadores e venenosos.

Do que o espanhol estava falando, então? Seria o caso de uma “ideia falsa”, vendida pelo aventureiro, ou, como pensam alguns pesquisadores hoje, houve tal civilização na Amazônia?

Os pesquisadores acreditam que sutis distúrbios do solo na paisagem amazônica provam a existência passada de uma sociedade complexa – talvez aquela que o espanhol afirma ter encontrado.

Essas evidências são muito frágeis – tanto que podem ser facilmente confundidas com a natureza. Por exemplo, os defensores da teoria da antiga sociedade a associam muito com a distribuição de sítios de “terra preta”, pedaços de terra com solo fértil.

Inicialmente, os investigadores pensaram que a terra preta se formava a partir de depósitos de cinzas vulcânicas ou pantanais antigos.Mas quando foi estudada mais profundamente, verificou-se que a terra preta era o resultado da ocupação humana permanente de um local: uma acumulação de matéria orgânica, da queima de carvão em baixa temperatura e de cinzas de incêndios.

Outra linha de evidência é o padrão de vegetação na Amazônia. Há agrupamentos de árvores de fruto em muitos sítios arqueológicos e áreas adjacentes, o que sugere que pessoas têm enriquecido a floresta com as espécies desejáveis por um longo tempo. Segundo os pesquisadores, as concentrações anômalas de espécies de plantas econômicas na floresta são provavelmente devido à ação humana.

Os críticos da teoria não se convenceram, entretanto. Eles acreditam que mesmo que essas evidências provem que povos viviam na floresta, não equivale necessariamente a dizer que eram uma civilização complexa, composta de milhões de pessoas.

Se essa civilização existiu, para onde foram todas essas pessoas? Porque hoje só vivem poucas tribos nômades na Amazônia? Os pesquisadores acreditam que esta sociedade, como outros grupos indígenas da América do Sul, foi morta pelas doenças trazidas pelos europeus.

O debate continua, e mais uma preocupação foi adicionada à lista das consequências dessa civilização antiga ter existido. Os estudiosos têm medo que as pessoas que querem explorar os recursos amazônicos usem esses dados antropológicos para apoiar a ideia da mineração e da exploração madeireira no futuro. Afinal, se a floresta sobreviveu a uma civilização tão grande antes, como hoje pode ser diferente? [MSN]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (2 votos, média: 5,00 de 5)

12 comentários

  • yasmine rosa:

    O pior disso tudo é que mesmo que tenha vivido uma civilização antiga na Amazônia ou no Brasil, não deixaram transcritos tecnologias.

  • Jose Oliveira:

    Ha pouco tempo passava nos canais pagos de TV, um programa chamado “A terra sem ninguém”. Estes programas, seriados que eram, mostravam o que, provavelmente, aconteceria com lugares na Terra se todos, todas as pessoas, repentinamente, por ficção é claro, desaparecessem, deixando tudo como estava naquele momento. Atravéz de muitas animações, extremamente bem feitas o programa tentava mostra o que, provavelmente, aconteceria com lugares, cidades, ou sitios, após a passagem de varios anos. Mostrava como seria após 50 anos, sem ninguem, após 100 anos, 1000 anos, 10.000 anos e muito mais além. Após ver muitos episódios daquela ficção, a gente chega à conclusão inevitável de que a natureza, se o homem abandonar sua presença nela, a natureza RETOMA TUDO o que o sêr humano dela tirou, ocupou, usurpou, destruiu e poluiu com sua presença inconsequente. Apenas para exemplificar, Nova Yorque, se não me falha a memoria, após mais de 500 mil anos, jamais seria encontrada, nem seus “restos”. Nada. Absolutamente nada.Em seu lugar existia uma densa e enorme floresta. Qualquer ser inteligente que andasse pela aquela exuberante floresta, agora ocupando o lugar onde fora N.York, não diria nem notaria, ali ter existido uma grande cidade habitada por milhões de pessoas. Da mesma forma meus amigos, quem pode assegurar que a Amazônia e outros lugares nesse mundo (hoje florestas) ja não foram berço de civilizações avançadas? E não falo de índios ou selvícolas, falo de sêres que tenhma vivido ha mais de 500.000 anos. Então, não foram deuses os astronautas. Os supostos astronautas, ditos alienigênas, disso nada tinham; eles eram daqui mesmo. Explicar por que eles desapareceram nem é o mais importante. A maior importância está em admitir que eles, um dia, existiram.

  • Leo Santos:

    afirmar que existiu civilizações avançadas no passado chega a ser comico; será que nossa civilização atual é avançada? como podemos definir uma civilização avançada? se tais civilizações existiram porque não deixaram nenhum legado, simplismente desapareceram ou evoluiram para um estagio superior, é nesse ponto que entra a ficção ,temos que nos basear na realidade somos uma civilização ainda em evolução que de avançada ainda não tem nada.

  • Pesquisador:

    Pior do que a desinformação é a má informação. Esse happousai aí não sabe da existência de tabuletas originári-as de um mosteiro no Tibet que foram encontradas por um Coronel do exército Britânico James Churchward as quais revelavam a existência dos continentes da Lemúria e Mu onde lá habitavam 64 milhões de pessoas e eram repletas de imensas florestas. Procure pesquisar bem antes de tecer comentários sobre qualquer assunto!

  • Wanderson:

    Bem,se não me engano,no Livro eram os Deuses Astronautas há um capítulo falando sobre isso,que há um diário de um bandeirante relatando que encontrou uma espécie de passagem no meio da floresta,tipo um pequeno túnel que levava a um lugar com ruas calçadas e uma praça e que lá haviam índios “calcazianos”,com cabelos e peles brancas.Foi essa estória que levou um arqueólogo famoso chamado Coronel Percy Harrison Fawcett,a se embrenhar na floresta e depois desaparecer sem deixar vestígios a procura da cidade perdida conhecida nas lendas nativas como Muribeka.

  • Lourival Sebastião da Silva:

    O companheiro pesquisador esta um pouco equivocado ,costaria que ele fizesse uma pesquisa em todo o litoral Brasileiro que ele vai achar terra preta dentro das mata,não e so na amazonia que tem

  • Garcia:

    Acho plausível a possibilidade de ter havido um agrupamento humano mais sofisticado que as tribos então contactadas pelos europeus. Talvez muito tempo antes deles terem chegado. Lembram dos geóglifos encontrados em várias partes da Amazônia? Poderiam ser algum tipo de evidência.

  • Amanda:

    Eu concordo com o Farofa, tambpem acredito na existencia dessa civilização ;D

  • happousai:

    Lucyano, acho que voce se entusiasmou um pouco, claro que existiram muitas civilizações antigas, mas afirmar que atlantica com tanta certeza assim…
    Nunca vi provas comprovasem que continentes lendarios como Atlantida, Lemuria e Mu (que serviu de inspiração para o jogo de MMORPG)existiram realmente, apenas relatos em mitologias e historias antigas.

    • Uillian Braga:

      Platão é um ser mitológico?

  • Farofa:

    Alguém já ouviu falar de El Dorado, não estou falando do filminho da Disney, mas sim da civilização mesmo, uma civilização na Região Amazonica, não somente a região Brasileira amazonica, mas sim a região da Floresta Amazonica que envolve outros paises da America do Sul..

    Talvez seja esse o “pedaço da Amazônia como uma cidade que reluzia branco e como uma terra muito fértil”.

    Se der uma pesquisada sobre civilizações antigas, você encontra relatos sobre o El Dorado, assim como Atlantida, a civilização da Ilha de Páscoa, Stonehenge, Maias, Egipcios, Astecas, enfim…

    Mas pode ser também que tudo não passe de lendas, mas eu acredito que existiu tal civilização

  • Lucyano Valdez:

    Ora, existem evidências de Pirâmides na Amazônia, assunto estratégico e que poria aquela região e o Brasil em destaque, e que foi reportagem de uma antiga e extinta revista, a Revista Manchete que, inclusive trouxe nas reportagens fotos de crânios com peculiar formato de órbitas oculares, amendoados, etc. Todo Piloto de Avião vê os resquícios desta Civilização, mas não quer pôr a carreira em jogo. Claro que existiu uma Civilização na Amazônia, assim como existiu no Egito, na Atlântida, na África do Sul, na Índia, e no meio do Oceano Pacífico, terras hoje submersas. Um dia outros se debaterão em tentar saber se onde há o Brasil houve mesmo uma civilização. No mais, o debate dentre os “cientistas” em se houve ou não tal Civilização, é mais um jogo de veleidades do que mesmo um debate. Qualquer Arigó da região mostra onde tem indícios desses povos antigos e adiantados.

Deixe seu comentário!