Pesquisadores inovam em terapia para pedófilos

Por , em 2.01.2012

Os serviços de psiquiatria de prisões e centros de recuperação, quando existem, têm muita dificuldade em tratar homens que cometem pedofilia. Em alguns estados dos EUA, a justiça pode manter o pedófilo preso mesmo que a pena já tenha acabado, se os psicólogos julgarem que ele “ainda não está curado”. Mas como é possível curar um pedófilo?

Psicólogos da Escola de Medicina John Hopkins (Baltimore, Maryland), nos Estados Unidos, admitem que nenhum psiquiatra na história foi capaz de apontar uma razão sólida que leva um homem a ter atração sexual por crianças. Mas isso não significa, no entanto, que os casos sejam sem solução: existem avançadas psicoterapias que podem ter um efeito positivo.

Tais terapias, atualmente, se baseiam em uma série de indicadores comportamentais dos pedófilos, e podem traçar um competente perfil psicológico de cada um. Quando o problema começou a ser estudado mais a fundo, nos anos 80, os terapeutas se dirigiam ao praticante de pedofilia de maneira brusca e rígida, com o intuito de causar um choque no paciente.

Hoje, a abordagem mais indicada é a de empatia entre psiquiatra e paciente. Os médicos explicam que a pedofilia, em geral, está ligada a distúrbios de limitação e violência interpessoal do portador do problema. Combater esse problema, pela raiz, pode ajudá-lo a inibir a própria atração sexual por crianças.

Muita gente acha, por exemplo, que os pedófilos assumem esse comportamento o tempo todo. É um engano. Boa parte dos pedófilos tem famílias, esposas adultas e um casamento comum. Essa realidade mostra, conforme explicam os cientistas, que a situação pode ser revertida: um bom tratamento pode fazer o pedófilo direcionar suas atrações sexuais apenas para adultos e afastar o objeto infantil da estrutura psicológica.

Para complementar os efeitos da terapia, os psiquiatras ainda recomendam certos medicamentos. Alguns andrógenos (geralmente, esteróides ligados a características masculinas mais visíveis), por exemplo, podem ser ministrados em algumas ocasiões. Nem todos os pedófilos agem da mesma maneira e os perfis psicológicos variam, por isso é necessário estudar caso por caso. [LiveScience]

Vote: 1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars

63 comentários

  • jvfbalpha:

    Vejo possibilidades na cura da pedófilia. Ainda não ousaram criar metodos para mudança perceptiva dos pedófilos. Se voce for pioneiro em uma pesquisa com estes criminosos reunindo todo conhecimento das mais diversas áreas é possível encontrar uma solução, contudo as correntes existentes optam por alteração quimica ou eletrochoques. Levemos em consideração tambem que todos quando crianças tinhamos fantasias com crianças ou com nossos pais, como é sabido do complexo de electra e de édipo. Portanto é possível trabalhar diversos aspectos ao mesmo tempo e seguir a linha de raciocinio onde buscamos este amadurecimento sexual do adulto. Algumas pessoas adquirem com o tempo e outras não, no segundo tornam-se pedófilos. Critico tambem a promoção odiosa contra os criminosos pois é exatamente isto que faz com que eles continuem escondidos, tornando dificil assim o acesso para a cura. Proporcionar o tratamento é uma oportunidade de evitar o crime. Eu prefiro evitar o crime do que puni-lo, isso quando o criminoso é pego. Assumo uma posição indiferente e lúcida propondo a solução para o problema. Acreditem, a solução só não foi encontrada ainda pois ninguem ousou fazer tentativas variadas. Importante tambem seria liderar uma pesquisa mas seria necessario a sociedade contribuir para isto pois o governo trata estes problemas como tabu e nos obriga a criar ongs como o CVV que não recebem nada para salvar vidas. Resumidamente acredito que Boas perguntas trazem boas respostas.

  • B Cruz:

    Não acho possível curar mentalmente um pedófilo, mas não que seja perda de tempo tentar.

  • Rogério:

    A melhor terapia para um pedófilo é uma camaçada de pau.

  • Elaine:

    Eu acho que pedófilo tem que ficao na cadeia ate a morte. E a criança que esse monstro violentou, será que algum dia ela esquece o que aconteceu e vive uma vida feliz? Eu não acho que pedófilo seja uma pessoa e sim um monstro.

    • Davidson De Oliveira Lima:

      Olha, acho a pedofilia um crime bárbaro, porém reflita comigo. E se fosse você o possuidor de uma desordem mental, onde a atração por uma pessoa na idade errada é quase incontrolável? Será que você não gostaria de ter um tratamento? Será que se sentiria bem estando na cadeia até a morte?

  • JHON RUAN:

    JHON RUAN / 18.01.2012
    Seu comentário está aguardando moderação.
    BOM ANTES DE MAIS NADA VISITE MEU BLOG.jhonruan.blogspot.com
    PEDOFILIA
    vejamos PEDOFILIA QUE É O COMENTARIA QUEM POR UM ACASO PODERIA ME RESPONDER POR QUE RAZÃO É CRIME A PEDOFILIA A BAIXOS DOS 18 ANOS…
    INTERESSANTE OUTRO DIA AQUI NO ESTADO DO es/vitoria UM RAPAZ FOI PEGO E PRESO DEPOIS DE UMA DENÚNCIA QUE SAIU DE DENTRO DE UM MOTEL, A SUPOSTA VITIMA TINHA SEUS 17 ANOS E MEIO, E UM ACUSADO FOI AUTUADO PELA PRATICA DA PEDOFILIA.
    AI QUE TÁ, POW A MENINA SABIA QUE IRIA ROLA SEXO ENTRE ELES DO CONTRÁRIO NÃO ESTARIA DENTRO DE UM MOTEL, O RAPAZ TINHA 23 PELA JUSTIÇA CRIMINOSO MAIS A JOVEM JÁ TINHA DE COSTUME A PRATICA DO SEXO MUITA DAS VEZES PERDEU A SUA VIRGINDADE COM SEUS 12, 13 OU ATÉ MESMO 14 ANOS E FOI FLAGRADA DENTRO DE UM MOTEL E O RAPAZ É AUTUADO COMO PEDÓFILO OU SEJA 12 PRA 17 SÃO 5 ANOS PRATICANDO O SEXO NA IDADE QUE NÃO CORRESPONDE COM A LEI ENTÃO TERIA QUE PRENDER TODOS QUE ANDARAM SAINDO COM ESSA JOVEM? NÃO SIMPLESMENTE PRENDE O QUE ACABOU DE CHEGAR. MAIS A MAIORIA DELAS JÁ TEM UM CORPO DE MULHER, QUE ATÉ FUMAM MACONHA CHEIRAM COCAÍNA, PORTAM ATÉ UMA ARMA, E POR INCRÍVEL QUE PAREÇA SÃO ATE AMANTE DE HOMENS CASADOS O QUE VOCÊS TEM A DIZER SOBRE ESSE MEU COMENTÁRIO LAI CONTRA A PEDOFILIA…
    PEDOFILIA PRA MIM É QUANDO O SUJEITO ABUSA DE UMA CRIANÇA DE 2, 3, 4 10 POXA UMA CRIANÇA DESSA REALMENTE NÃO ENTENDI NADA
    MAIS UMA ADOLESCENTE DE 15, 16, 17 ME POUPE A MAIORIA ESTÃO COM MALICIA, COM O DESEJO DA PERVERSIDADE NO SANGUE
    QUE MUITAS DELAS SÃO MÃE ANTES MESMO DE CHEGAR AOS 18
    NESSA OCASIÃO, PRA MIM É ERRONIA….. É UM ABSURDO.

    • Lucas Rodmo:

      Se isso aconteceu, quem efetuou a prisão está errado. Primeiro, a maioridade sexual (para o consetimento) no Brasil é de 14 anos de idade. Quem é maior de idade, se for comprovado o ASSÉDIO, CORRUPÇÃO, ou ESTUPRO de crianças e adolescentes, aí sim é criminoso. Às vezes o crime configura em outros aspectos (como atentado ao violento ao pudor). Pedofilia é doença, nem todo pedófilo fará sexo com crianças e adolescentes. mas é uma doença pouco conhecida e pouco compreendida, tem que ser estudada à fundo e cada caso é um caso.

  • Ercio:

    Engraçado… Nunca vi, NO MUNDO INTEIRO, nenhum, repito NENHUM pedófilo (ou assassino serial) curado, é FISIOLÓGICO. Os próprios praticantes avisam: Não me soltem, pois vou fazer de novo… Mas no Brasil impera a falácia do pedagogês, q é aprendido, que é reversível… É MENTIRA. Basta observar um usuário de testosterona p/ perceber q seu comportamento muda. Os ditos “criminosos emocionais” são “bombas-relógio hormonais”, já se sabe disso há décadas. Fingir q dá p/ reverter, e ainda mais com conversa, só se a língua for mágica, é o mesmo que rezar p/ que Deus cure a pessoa… É muita ignorância…

    • Nie:

      Ercio…Vc já rodou o mundo inteiro? vc precisa buscar mais informação pra ter convicção do que fala.

    • Ercio Novaes:

      KKKKK… Se eu já rodei o mundo inteiro… Essa foi ÓTIMA… “NIE” Desculpe, mas… VC JÁ ESTUDOU GENÉTICA? ETOLOGIA? Então eu recomendo: “O Gene Egoísta”; “A culpa é da genética”; “O projeto da vida” e; “A mente seletiva”… Só para começar… Contra FATOS CIENTÍFICOS, meu caro, não há argumentos, mas a falta é minha (lamentavelmente, nem todo mundo dispõe de Q.I de 140). Não EXISTE VARIAÇÃO INTRA-ESPECÍFICA GENÉTICA que justifique essa ignorância! ACORDA! A PSICOLOGIA já está sendo desacreditada na EUROPA – Ah, isso responde sua pergunta – e nunca foi levada muito a sério no oriente… Q alegam estar na vanguarda justamente por ignorar as “pseudo-ciências ocidentais” (as “psi”, juntamente com a pedagogia, que não tem fundamentação ALGUMA!). Só lamento. E muito! BRASIL!!!

    • Maria do Socorro Albuquerque:

      Ércio-Não existe algo mais desagradável numa polêmica,do que a presunção de saber mais que o outro!A arrogância,a cegueira que chega até a afirmar-se contra determinada ciência…Nossa,amigo,pense bem!Use seu conhecimento para colocação da verdade,com simplicidade.Pense:qdo chegou ao mundo já existia a Ciência,e mais ainda virá!Você é inteligente para AJUDAR E NÃO PARA PISAR NOS OUTROS,HOSTILIZANDO…Sucessos para VOCÊ!

    • Ercio:

      ?? Não ofendi CIÊNCIA alguma. Falei das pseudo-ciências. CIÊNCIA, minha humilde colega, utiliza o MÉTODO CIENTÍFICO, TESTA SUAS HIPÓTESES! Não sai por aí AFIRMANDO as coisas BASEADA em ACHISMOS! A carapuça lhe serviu? Só lamento! Quero ver UM ESTUDO CIENTÍFICO psicológico, psicanalítico, psiquiátrico ou pedagógico, principalmente! Você pode fazer isso? Eu SEI que não. Lamento novamente. ME PROVA QUE ESTOU ERRADO, POR FAVOR. Ou limite-se a lamentar, como eu.

    • Ezio Jose:

      É que ele vê com os ouvidos e escuta com os olhos.

  • juliana:

    Eu como adulta e já tendo passado algumas coisas nesta vida penso que a criança tem a necessidade e curiosidade com as coisas mais cabe a nós adultos compreender e entender que são anjos e merecem ser educadas e respeitadas ..Escrevo isso porque passei por uma situação de ser bolinada enquanto criança isso ocorreu uma vez só mais foi o suficiente para eu lembrar e me sentir meio constrangida na hora do sexo. Odeio pedófilos.

  • tolerância ZERO:

    Sr. Chico Lobo, sabemos que o senhor é muito culto, conhece tudo de outras civilizações, culturas, etc. , Mas no Brasil, pedofilia só não é crime ainda, porque existe um projeto de lei passando pelo Congresso, ainda não aprovado. De qualquer forma o pedófilo é um porco nogento que deveria ser castrado quimicamente e ter a letra P, tatuada na testa.

    • Claudia Fernanda Souza:

      TOLERÂNCIA ZERO

      Superrrrrrrr inteligente e útil o seu comentário, pedófilos gostariam que molestassem seus filhos????
      Que estuprassem suas menininhas de 03 04 anos de idade ????
      O Brasil é um paíz arruinado em termos de Leis, tudo tem uma brecha, tudo tem uma saída…Brasil miserável este que não tem leis , só injustiça…
      Castração e Letra P na testa marcados á ferro e fogo, é pouco, marginais sem escrúpulos !!!!

  • JUMENTO:

    E o que dizer da midia evidenciando a onda Funk:
    “Mãos para o alto Novinha, Mãos para o alto…
    Tu tem direito de Sentá, di Rebolá”
    Isso é o que composto ou cantado… Cultura???
    Fora outros mais que se fosse descrever aqui, o comentario viraria livro.

  • Chico Lobo:

    Se observarmos os aspectos da “Cultura” e da mercantilista industria cultural, vamos notar que grande parte dessa “cultura” do atrativo pelo “quanto mais jovem possivel” vem da insistente midia comercial que bombardeiam nossos olhos continuamente com gabaritos de “jovens infantilizados”. – Desde os programas infantis da televisão que glamouriza essa imagem de “vedete Paquita” até a publicidade que vive por reforçar a idéia que “o quanto mais jovem melhor” é o certo.

    Daí para a exacerbação do conceito, é só um passo.

    Todo mundo sabe quem são os “inconscientemete” espectadores de certos programas dito “infantis” – os próprios pais das crianças, – Coisa que a grande mídia faz de forma proposital, produzida, direcionada e pesquisada.

    Tudo isso e algo mais que a publicidade, a propaganda, a mídia e a indústria cultural cria na cabeça do ser humano que o molda como um “pedófilo” consciente ou inconsiente, em maior ou menor grau, ativo ou irrustido.

    Depois, enquanto glamouriza a precoce sexualidade das crianças, essa mesma mídia de forma sensacionalista ajuda a destruir a imagem de suas próprias vítimas (os pedófilos que ela mesma criou).

  • Chico Lobo:

    No traço psicológico das pessoas que jogam pedras, dá pra perceber que há no fundo de cada uma delas uma parcela de “culpa” velada.

    Não gosto da palavra “culpa”, pois remete á escuridão judaico-cristã, mas não encontrei outra palavra.

    Eu desconfio muito de um certo deputado federal que milita intransigentemente essa “causa”, e também não sei o que ele faz com o material de pornografia infantil que ele consegue nas investigações. Mas, não sou ninguém para julgar, apenas fico desconfiado de quem joga a pedra e esconde a mão.

    • Ezio Jose:

      Isto é uma mea-verdade. Quando alguém se irrita extremamente com um assunto que é para ser discutido civilizadamente, pode ter certeza que no íntimo do mais íntimo essa pessoa tem esse comportamento ainda não manifestado praticamente.
      Encaixa bem “a culpa”. O medo de uma hora para outra dar reversão nas turbinas e o caráter mudar de prumo faz com que a pessoa altere estupidamente com suas críticas e ações.

    • Ezio Jose:

      em suas críticas e ações…

  • Chico Lobo:

    As artes gráficas de desenhos animados hoje é muito desenvolvida e realista. – Uma pergunta que faço aos leitores é a seguinte:
    – Assistir a um desenho animado com cenas de pedofilia, onde nenhuma criança foi violada para sua realização, ainda assim é crime? – pergunto eu.!

  • Chico Lobo:

    Uma coisa que me deixa em dúvida é a grande quantidade de núcleos humanos mais primitivos que ainda hoje garantem casamentos de adultos com crianças, por exemplo: entre os aborigenes, Tuvanos, esquimós, algumas tribos indígenas do Brasil, alguns povos no norte oriental, alguns povos de orientação muçulmana e incontáveis outros no passado milenar… – quem estuda essa matéria a fundo sabe dizer o quanto essa prática era comum em sociedades primitivas diante de olhos complacentes a aprovados por sociedades primitivas…

    A própria “virgem” Maria se casou com José carpinteiro quando era criança e tinha apenas 12 anos de idade e José era um homem maduro de 60 anos…

    Baseado nos estudos do comportamento antropológico e psicológico, essa questão é muito complexa e também de cunho cultural e conceitual…

    Nossa sociedade ocidental, judaico-cristã traz conceitos históricos muito enraizados no tocante á “culpa” na sexualidade plena e ao mesmo tempo vemos os mesmos sacerdotes cristãos com sua sexualidade reprimida pela sociedade e pelo clero e que por vezes a faz se manifestar na pedofilia como uma válvula de escape de sua repressão.

    Por outro lado, observando minha geração, percebo que a ampla maioria das pessoas que tendem á esse “gosto” teve uma criação reprimida sexualmente ou foi vítima de abusos quando criança.

    Bem disse alguem nessa lista que precisa-se separar o que é “doença” (e comportamento psico-antropológico) do “crime” (quando é consumado o ato e transgredida a integridade da criança).

    • aline:

      acho que de qualquer forma pedofilia é crime, mas era exatamente isso que estava pensando, muitos dos pedofilos de hoje foram vitmas da pedofilia antes, e alguns procuram tratamento por si mesmos.
      não podemos nos esquecer dos atos de crueldade, estupros, etc. que muitos criminosos praticam, mas é importante que a sociedade saiba que a pedofilia é uma espécie de doença, tratável.
      vi uma reportagem com um pedofilo na tv um dia, ele foi abusado qdo criança e passou a sentir atração por crianças qdo adulto. era casado, mas mesmo assim procurou tratamento, ele tomava remédios inibidores de libido que o ajudavam, mas disse que elas não o faziam parar de sentir atração por crianças, que apenas o ajudavam a “se controlar”. a decisão de não abusar de ninguem era dele…

    • Ezio Jose:

      E José já tinhaa filhos e filhas e provavelmente teve mais com Maria se atentarmos aos textos que revela o milagre do vinho nas bodas de Cannãa

    • Karl Urban:

      Caramba! Muito bem dito, é uma pena que a maioria dos brasileiros não são assim inteligentes e com visão igual ao senhor, estaríamos em outro patamar. No Brasil eles criam o caos para depois criar a solução isso não é apenas se tratando do crime de pedofilia existe outros exemplos do nosso dia a dia.
      Sobre a repressão infelizmente o próprio cristianismo reprime isso com argumentos que o ato sexual é sujo, muito obrigado pelas suas palavras esclareceu muita coisa.
      Espero que exista uma cura para essa doença.

  • Chico Lobo:

    Por que será que as mulheres fazem tanta questão de aparentarem cada vez mais jovens???
    Será isso uma manifestação “natural” e “inconsciente” na cabeça das mulheres em intuir que todo homem tem uma dosagem mínima que seja de “pedofilia” em seu comportamento sexual? –
    O fato das mulheres quererem parecerem sempre bem mais jovens e até infantilizadas me deixa essa dúvida a qual tento entender não só esse comportamento feminino quanto o comportamento geral do ser humano no tocante á sua psiquê e sua sexualidade antropológica.

    • JUMENTO:

      Ola Chico Lobo, não sei se entendi bem suas colocações. No meu entender, acho que misturou “alhos com bugalhos”.
      O fato de uma Mulher querer parecer cada vez mais Jovem, não tem haver com pedofilia e também, não é só com Mulheres, acontece tambem com Homens. Na minha opinião isso tá mais relacionado com jovialidade, vida saudável, demonstrar-se saudável (demonstrar genes saudáveis e produtivos), etc.

      O oposto também acontece que são adolescentes demonstrando comportamento adulto, tentando dar impressão de aparencia adulta e isso na minha opinião está relacionado a demonstrar crescimento, tentar demonstrar maturidade.
      Enfim, estes opostos tem razões que não se relacionam com traços psicologicos de pedofilia.

      Ja num outro comentário que fez sobre desenhos animados, perceba que estes na maioria são importados (principalmente oriundos do continente asiatico – famosos hentai´s) e traduzidos… e como eu comentei antes, isso tem haver com a cultura de cada país, continente. Os cartunistas brasileiros como Mauricio de Souza por exemplo, nada disso retrata em toda sua obra e, recentemente, está engajado numa nova jornada retratando seus personagens crescidos.

    • aline:

      sim, com certeza, concordo.
      retirando-se mama e bumbum, sempre queremos parecer adolescentes, é culturamente “mais bonito”

    • Chico Lobo:

      Então, se é “culturalmente” ou fisiológicamente (segundo a natureza) mais “bonito” o mais jovem.

      Podemos então ir mais fundo em nossa pesquisa e procurar saber:

      Porque a mente humana entende ser “mais bonito” e atrativo sexualmente o “quanto mais jovem melhor” ???!!!

      Essa é a questão que coloco para discussão:

      O que faz a mente humana achar isso assim?

      Qual o limite mínimo (natural) para achar bonito e atrativo esse “Mais Jovem”???

      O que difere o “cultural” do “natural” nesse assunto???

  • luciana:

    Concordo com Cesar, pedofilia é crime de elite.

  • Cesar Crash:

    Acho que as mãos negras não ilustram muito bem a matéria. A maioria dos pedófilos, pelo menos a parte que nos chega ao conhecimento, são padres, médicos, empresários e estes são, na maioria esmagadora, brancos. Existe uma barreira social secular baseada na herança, que separa as classes sociais por tons de pele. Ainda que haja muitas excessões, isso é nítido no Brasil. E pedofilia, ao que me parece, é crime de elite.

    • Domo:

      Vai nessa no nordeste é cheio de caso de velho pobre estuprando menininha.

  • Lucyano Valdez:

    Pedofilia é crime e não doença. E como tal, deve ser punida. O sujeito recebe, desde a infância a estrutura que a sociedade dá o que o torna apto a direcionar sua sexualidade para mulheres adultas quando hetero e para homens quando bi ou homo. Por que crianças? Castração Química já! Sem hipocrisia.

    • aline:

      existem os criminosos cruéis, mas também existem os doentes.
      algumas pessoas tem fantasias com animais, outras com objetos, eles têm com crianças, e alguns lutam contra isso… sim, é crime e deve ser pago, assim como os psicopatas pagam por seus crimes mesmo com o diagnóstico, mas deve-se tomar cuidado, não se pode julgar o que se passou com uma pessoa

  • Helô:

    Ezio Jose: Pedofilia e homossexualismo são coisas totalmente diferentes. Ser pedófilo é crime contra a sociedade e contra a moral, e ser homossexual é condição humana, nem opção é, então não misture as coisas, são duas coisas totalmente diferentes. Acho que pedofilia é uma doença psicológica assim como a depressão ou a psicose, e o homossexualismo é condição humana, penso que gerada no momento da concepção, ou mesmo uma provação espiritual. Essa sua opinião não tem fundamento nenhum, jamais coloque hoossexuais e pedófilos no mesmo saco, pois não tem nada a ver uma coisa com a outra.

    • Pedro HP:

      Helô, você está certa quando diz que pedofilia e homossexualismo são coisas diferentes, mas se equivocou no resto: ser pedófilo não é crime, assim como ser sadomasoquista, fetichista, gerontofilista (atração por idosos), pois são tipos de parafilia (padrão de comportamento sexual). Crime é se relacionar sexualmente com criança o que caracteriza estupro. Portanto a pessoa pode ser pedófila, ter atração por crianças e nunca molestá-las. Vale mencionar que ter material pornográfico infantil é considerado crime de exploração sexual infantil.

      Homossexualismo não é condição humana, já que o sufixo -ismo da ideia de escolha. O correto é homossexualidade.

    • Chico Lobo:

      Pedro, concordo plenamente com você.

    • Ezio Jose:

      São comportamentos e como comportamentos podem ser contidos. Também, todos comportamentos independente do qual seja sempre induz outros a seguí-los. Seja modismo, drogas, alcoolismo, pederastia, pedofilia, homossexualia, tabagismo e etc. Uma grande colaboradora para difusão desses comportamentos é a imprensa televisiva com sua programações direcionadas a formar o caráter de nossas crianças e jovens, direcionando-os à vulgaridade e degradação social.

    • Chico Lobo:

      Ezio, dentre estes vícios: pedofilia, drogas, alcoolismo, pederastia, pedofilia, homossexualia, tabagismo… QUAL DESSES VOCE TEM? – Dizem que de perto ninguém é “normal” – Será você o único “normal” no planeta?

    • Ezio Jose:

      Fui alcoólatra, estou abstenço há 16 anos. Sou tabagista, chocólatra. Sou étero.

    • Chico Lobo:

      Ezio, acho que voce está certo.

      Exemplo que: alguém poderia até gostar de maconha, e conter-se durante a vida toda sem buscar por ela num traficante para não correr o risco de ser acusado de portar “drogas”…

      Nesse sentido também, pode haver no mundo muita gente que tem extrema atração por crianças e nunca ter cometido o deslize de bulinar numa delas.

      Essa pessoa não daria ao estado nem á sociedade o direito de prendê-la ou discriminá-la, se de fato ela nunca causou mal á nenhuma criança, nem direta e nem indiretamente.

      A psique humana é algo imensurável. A mesma coisa é a mescla histórica de culturas, mais ainda.

      Se observarmos a genetica comportamental humana e até em outras espécies de mamíferos, vamos ver coisas inimagináveis diante de nossa cultura.

      Como eu já falei em outro post, existem muitas civilizações que praticam livremente e tolerantemente a relação com pessoas mais novas. E repito: não que eu adimita isso hoje.

      Mas a realidade é que a natureza não é bela e boa como narram os poetas ecologistas, mas é fria e perversa como de fato ela deve ser, exemplo disso quando ela permite que um filhotinho de gazela seja estraçalhado vivo nos dentes de uma hiena.

      Alias, se quiseres encontrar a verdade, não busque na cultura, pois ela é relativa a tudo (tempo, espaço, etinia….) mas, busque na observação da natureza, pois apesar de fria e cruel, a natureza é verdadeira em todos os sentidos.

      O estudo da pedofilia, suas causas, suas origens e até soluções para isso, não pode acontecer de maneira passional como querem os comunicadores sensacionalistas da mídia e os políticos oportunistas, mas de maneira racional, científica, lógica e fria, sem o calor das emoções que só nos levam a enganos e erros ainda maiores.

    • Ezio Jose:

      Sensato.

    • Maxim Stratan:

      Não vejo como a homosexualidade é uma condição humana e não uma escolha, tal como a pedofilia. O homosexual não nasce homosexual, tal como um pedófilo não nasce pedófilo, a prova disso é que dois gémeos verdadeiros não são sempre heterosexuais ou homosexuais, podendo as orientações não ser as mesmas, por isso, visto que eles tem o mesmo genoma, a homosexualidade não é inata, mas adquirida. Colocar o homosexualismo no mesmo patamar da nacessidade de comer(“nem opção é”)é forçar a barra, porque ser homosexual pode-se escolher, porque sao livres de o fazer, porque não é crime. Se pedofilia não fosse considerado crime, mas ainda bem que é, de certeza que andariam por ai mais monstros que pessoas.

  • JUMENTO:

    Um detalhe que pouco se aborda quando falam de Pedofilia:
    Não existe só HOMEM Pedófilo, existem MULHERES Pedófilas também. Outro fator é que eles (Pedófilos e Pedófilas) estão na maioria das vezes ligados (seja pela profissão ou por voluntariado) ao que os traz a atração. Por este motivo, o Ministério da Educação fechou acordos com a Federal e visa maiores observações nas Redes de Ensino. O maior foco das Redes de Pedófilia está ligado a creches, escolas e PASMEM, até maternais… o que acontece é que quando uma Rede de Pedofilia é encontrada e desmantelada, boa parte dessa informação não é divulgada e apresenta um “boi-de-piranha” na midia. Outra informação que acho relevante citar:
    O que torna um Pedófilo criminoso, são seus atos e não seus traços psicologicos ou seja, por estatisticas psicologicas, podem haver muito mais pedófilos do que se imagina. Enquanto ele tem somente os traços Psicologicos Evidentes, ele é considerado um Paciente Patológico… quando estes traços tornam-se Ações, estas Ações o torna um criminoso.
    Por outro lado existe Países que, por questão de cultura secular ou milenar, isso se dá com a maior naturalidade.
    Um Filme chamado “O Lenhador” aborda este assunto.
    É, se tudo relacionado a este assunto fosse evidenciado, teriamos receio do vizinho ou conhecido quando dá um doce aos nossos filhos ou filhas.

    Um outro comentário para pensar e refletir:
    Voces devem lembrar que recentemente, um Padre Católico se recusou a fazer um Casamento e ficou evidenciado isso na Internet e nas Midias… alguém prestou bem atenção na sustentação dele por ter tomado essa atitude?
    Independentemente de Religião, a opinião dele deve ser levada em consideração.

    Podem até me negativar neste comentário mas antes disso, pesquise e também, procure orientar o maximo seus filhos e filhas… esta é a base de tudo… ORIENTAÇÃO FAMILIAR.

  • Pedro Paulo Fonseca:

    A reportagem não disse que existe mulheres pedófilas também. Ficou parecendo que só os homens é que são.

    • aline:

      bem, na maioria das vezes são eles que praticam
      mas já vi reportagens de mulheres pedofilas na tv, só q é mais raro

  • Jonatas:

    A pedofilia é algo tão abominável que entendo perfeitamente a vontade de trancar esses elementos e jogar a chave fora. Essa reportagem segue a linha de uma reportagem anterior, sobre psicopatas, e como eles não entendem porque matar é errado. São, de fato, pessoas mentalmente doentes, insanas, diferentes. Assim como qualquer doente mental, devem ser primeiramente totalmente afastadas da sociedade. Depois estudados a fundo, apenas pra entender como suas mentes funcionam. Não acredito que possam ser curadas e reintegradas a sociedade, seria um risco grande demais. Mas quem sabe esse estudo ajude a mapear os mistérios da mente e conduzir a formação de moralidade na educação, no acompanhamento médico e psicológico.
    Assim, essas aberrações terão servido para algo útil.

    • aline:

      pois é, dificilmente um pedofilo deixa de ser pedófilo, ele pode se controlar pra não abusar de ngm
      só q isso vai da conduta dele né? vai saber

    • Davidson De Oliveira Lima:

      Então se você nascesse assim estaria fadado a um sofrimento sem fim. Concorda com isso? Ou será que não buscaria um tipo de tratamento?

  • antônia:

    Além dos esteroides citados que direcionam a atração para outro adulto, há também a castração química que inibe qualquer atração.

  • Walter, o Cavaleiro de Cristo:

    Pedofilia é perversão pura e nada tem de problema psiquiatrico.

    • Chico Lobo:

      Oi walter… e perversão não é disturbio psiquiátrico? – estude mais… cavaleiro.

  • ísis:

    Difícil acreditar que pedofilia pode ter uma causa psiquiátrica. É mais provável que se trate de ideologia, irresponsabilidade e falta de caráter ético e princípios de moralidade. Ao invés de procurar defeitos psicológicos, seria melhor usar a sociologia para determinar como a sociedade causa essa tentação nos homens (e mulheres) e tentar resolver os problemas da comunidade.

    • junior:

      Algúns é por irresponsabilidade e falta de carater mesmo. Porén, pode até ser que outros tenham alguns disturbios mesmo, sem falar nos que fazem isso porque passaram pela mesma situação quando crianças.

    • Chico Lobo:

      Isis, A ampla maioria dos distúrbios sociais partem das causas psicológicas e outras culturais… Estude antropologia e veja que a prática de fazer sexo com pessoas mais novas é corriqueiro entre inúmeras civilizações. Não que eu concorde com isso nos dias de hoje. Mas é como o fato da antropofagia cometida por algumas tribos indígenas do passado… para eles era certo comer a carne do inimigo derrotado na guerra. – Por outro lado, toda distorção cultural que o ocidente padece provem das consequencias das tradições judaico-cristãs… Leia a biblia e note que no livro de NUMEROS, Deus mandava matar até as crianças masculinas das tribos inimigas, mas mandava preservar as meninas para os guerreiros… (Números 31:17,18) TA NA BÍBLIA QUE OS CRISTÃOS A TEM COMO “SAGRADA”

  • Lucia Winther:

    Qualquer comportamento irracional tem origem numa parte da mente chamada mente reativa.
    Esta mente grava e armazena toda dor e todo sofrimento que um indivíduo experimente na vida. Estes registros ficam abaixo do seu nível consciente, mas podem ser ativados por percepções do ambiente presente.
    Desde 1950 existe uma terapia eficaz para pensamentos, emoções e atitudes ilógicas.
    E está tudo registrado no livro Dianética: O Poder da Mente sobre o Corpo de L. Ron Hubbard.
    Mais recentemente, o DVD duplo (livro em filme) com quatro horas de apresentações audiovisuais fornece este conhecimento de forma rápida e objetiva.
    Vale a pena conferir.

    • Chico Lobo:

      Querida Lucia. Gostei de sua colocação científica sobre o tema.
      Muita gente nesse portal científico faz as mais esdrúxulas afirmações calcadas apenas no calor das “emoções” criadas pela estupidez da grande midia sensacionalista e não na razão como pede o tema em pauta.
      Seu texto foi absolutamente técnico e científico, como se espera nesse portal. Parabéns. precisamos de mais pessoas como você aqui para discutir com seriedade os assuntos abordados pelo portal.

    • Chico Lobo:

      Lucia. Eu Gostei de sua explanação científica sobre o tema.
      Muitas pessoas nesse portal científico faz as mais descabidas afirmações fundadas apenas no calor das “emoções” criadas pela estupidez da grande midia sensacionalista e não na razão como pede o tema em pauta.
      Seu texto foi absolutamente técnico e científico, como se espera nesse portal. Parabéns. precisamos de mais pessoas como você aqui para discutir com seriedade os assuntos abordados pelo portal.

  • Teixeira:

    Está difícil de encontrar cura? Hein? Por quê não partem para o lado moral, caráter e personalidade? Será que estudaram o meio social, econômico, familiar, infância desses pedófilos? Talvez seja um conjunto de situações que devem ser analisadas para se chegar a um resultado positivo e não focar apenas um aspecto isolado em si.No geral a solução é mesmo complexa,mas ela existe.

    • Bia:

      Para mim o problema não é curar ou não o pedófilo, pois para descobrir um pedófilo é necessário que, no mínimo, ele tenha acesso a pornografia infantil. Então, para mim, o mais importante é criar métodos para proteger as crianças, tanto por leis quanto pela supervisão da sociedade. O pedófilo que morra…

    • Ezio Jose:

      Pedófilia e homossexualismo são dois sintomas que entra em choque de idéias entre os formadores de opiniões que postam seus palpites aquí HypeScience. Quando a situação muda de pólo as idéias dos pervertidos, convertidos e deturpadores mudam ao balanço da onda.
      Para mim, pedofilia e homossexualismo são tudo produto do meio social, da cultura familiar, a educação.

    • Jullia:

      Pedofilia e homossexualismo não possuem ligação. pedófilos podem ser, e são em grande parte, heterossexuais. Pedófilos são criminosos, causam danos extremos às crianças que são suas vítimas, homossexuais são pessoas perfeitamente comuns, que não prejudicam ninguém, porque que se sente ameaçado por um homossexual tem a ameaça partindo da própria ignorância.

Deixe seu comentário!