Ícone do site HypeScience

Pesquisadores testemunham giro atômico pela primeira vez

Você pode estar se perguntando para que isso serve, se não para bonito? Acontece que ao manipular a forma com que elétrons giram em seus átomos, poderíamos aumentar incrivelmente a capacidade computacional.

Cientistas alemães viram o processo pela primeira vez e capturaram algumas imagens para provar o seu feito. A equipe construiu um microscópio com uma ponta de ferro, para que elétrons de cobalto fossem atraídos em sua direção. Colocando cuidadosamente átomos de cobalto em uma lâmina de manganês os cientistas conseguiram mudar a direção com que os elétrons giram.

A pesquisa mostra que é possível manipular elétrons em um nível quântico.

E a notícia, apesar de parecer abstrata, é realmente boa. Se conseguirmos progredir nesse campo os eletrônicos que conhecemos hoje serão substituídos por aparelhos ainda menores e mais poderosos.

Mais ainda: poderemos melhorar a capacidade de processamento dos computadores, direcionando o giro dos átomos.

Mas isso ainda está distante. Para comercializar um aparelho desses, cientistas devem, primeiro, aprender a controlar o giro dos átomos em temperatura ambiente (agora eles estão há mais de 300 graus distantes dessa conquista). Os átomos de cobalto precisaram ser resfriados a temperaturas baixíssimas para que pudessem ser controlados.

No entanto, a confirmação visual do fato já é um grande avanço e mostra que o controle dos elétrons é possível. [Gizmodo]

Sair da versão mobile