Ícone do site HypeScience

Você pode não estar consciente do seu talento musical

A BBC realizou um teste com mais de 150.000 pessoas para traçar um perfil do talento musical na Inglaterra, e descobriu alguns fatos surpreendentes.

O teste foi lançado em janeiro de 2011, e demonstrou que o talento musical não depende de idade, sexo ou ocupação, e que pessoas dos mais diferentes estilos de vida subestimam o próprio potencial para a música.

Pessoas com treinamento musical são capazes de lembrar mais melodias e de batucar ritmos corretamente, mas quando se trata de notar pequenas diferenças nos sons, a diferença entre quem tem treinamento e quem não tem desaparece.

E, de certa forma, a gente meio que espera isto, ao lembrar de casos como o de Ester Dean, que foi descoberta em uma platéia quando cantava junto com a banda que estava no palco, e que tem músicas sendo cantadas por Kate Perry e Rihanna.

Desenvolvendo o talento

O Dr. Mullensiefen aponta que o talento musical pode ser desenvolvido se as pessoas passarem um tempo em contato com a música, experimentando-a de todos os modos possíveis. Não precisam ser horas e horas de ensaio a portas fechadas, pode ser um tempo menor, desde que seja ocupado com qualidade.

Cantar com os amigos, tocar instrumentos, gravar músicas, ou simplesmente experimentar novos ritmos e ideias musicais pode ser uma boa maneira de desenvolver a musicalidade, e é o que faz a escola Brit School de artes performáticas e tecnologia, em Croydon, sul de Londres, que tem entre seus ex-alunos Amy Winehouse, Adele e Jessie J.

Embora o ensino tradicional de música não seja completo, as escolas modernas estão cobrindo esta lacuna, ao oferecerem aulas mais informais e colaborativas. A filosofia do ensino de música é que “todo mundo é um músico”, e que a escola não cria o talento, mas passa conhecimento e habilidades da indústria da música para que as pessoas se aperfeiçoem.

Se você quiser pode fazer o teste também do BBC Lab, basta clicar aqui (em inglês). O teste é feito para pessoas com mais de 18 anos (as informações testadas só foram validadas para quem tem mais de 18 anos).[BBC]

Sair da versão mobile