Ícone do site HypeScience

‘Pó mágico’ ajuda homem a crescer ‘novo dedo’ (vídeo)

regeneração dedo

Um homem que havia perdido a ponta de um de seus dedos da mão em um acidente conseguiu regenerá-lo completamente com ajuda da medicina regenerativa.

O processo todo levou apenas quatro semanas

Lee Spievak, com 69 anos, perdeu um pouco mais de um centímetro da ponta do dedo médio em um acidente com um avião de aeromodelismo. Mas o devo voltou a crescer e hoje parece ser completamente normal.

Pó mágico

Como? Essa é a parte mais incrível. Não foi através de transplante. O Sr. Lee fez crescer novamente a ponta de seu dedo.

O irmão do Sr. Lee, Alan, trabalha no campo da Medicina Regenerativa e enviou para ele o pó. Durante dez dias ele aplicou o pó em seu ferimento.

“No segundo dia eu já pude ver o crescimento. A cada dia crescia mais. Finalmente o ferimento se fechou e era um dedo. (…) Levou cerca de quatro semanas antes de haver fechado.” Continue lendo e assista o vídeo…

Bexiga de porco

Ele afirma que possui “tato completo e movimento pleno”.

O pó mágico veio da Universidade de Pittsburg, nos EUA, do laboratório do Dr. Stephen Badylak que prefere chamar o composto de matriz extracelular.

O pó é feito de tecido de bexiga de porco e, depois de desidratado, pode ser utilizado na forma de folhas ou pó. Apesar de o processo parecer simples, envolve uma ciência complexa.

O pó ajudaria ao corpo a enviar sinais de que não deveria formar cicatriz, mas sim fazer crescer o membro novamente.

No futuro é possível que a técnica possa reparar órgãos danificados e pele com queimaduras severas.

Testes clínicos

O próximo passo será aplicar o material em uma mulher com câncer de esôfago em Buenos Aires.

O Sr. Stephen acredita que em dez anos haverá técnicas para regenerar ossos e promover o crescimento de tecido funcional ao redor deles e isso é um passo crucial em direção à reconstrução de um membro completo.

O exército dos EUA irá testar a tecnologia para regenerar a ponta dos dedos de soldados feridos.

Ceticismo

Muitos cientistas estão céticos com estes resultados, pois eles não foram publicados em nenhuma revista especializada onde são obrigados a passar pelos critérios de outros pesquisadores. Apesar de o fato ter ocorrido em 2005 ainda não houve publicação.

Também é possível que o Sr. Lee tenha sofrido um acidente caseiro comum e que regenerou estruturas muito mais simples.

[Fontes: 1 e 2]

Sair da versão mobile