Ícone do site HypeScience

Polícia britânica usa tecnologia para prever crimes

Um software que pode prever quando e onde futuros crimes violentos serão cometidos está sendo usado pela primeira vez na Grã-Bretanha.

Duas forças policiais começaram a experimentar o programa sofisticado, que lembra o filme “Minority Report”, com Tom Cruise, onde médiuns são usados para deter os criminosos antes que eles cometam um crime.

O sistema, conhecido como Crush (sigla para, em português, Redução Criminal Utilizando Histórico de Estatística) avalia registros de crimes, informes de inteligência, perfis de agressores e relatórios ao mesmo tempo, para identificar focos potenciais de como e quando um crime tem mais probabilidade de ocorrer.

A tecnologia de “análise preditiva” tem sido creditada como um fator chave por trás de uma queda de 31% da criminalidade e uma queda de 15% em crimes violentos, em Mênfis, Tennessee, segundo um jornal.

Os especialistas criminais afirmam que o sistema é mais uma ferramenta pró-ativa do que de reação a crimes que já aconteceram. Ele praticamente coloca os agentes policiais na área no momento em que os crimes estão sendo cometidos.

O software foi desenvolvido pela IBM, que investiu quase 20 bilhões de reais em análises nos últimos quatro anos. Segundo os desenvolvedores, o que a tecnologia faz não é diferente do que os policiais têm feito, às vezes puramente por instinto – a procura de padrões para descobrir o que é susceptível de acontecer em seguida. O que muda é a escala em que o sistema opera e a velocidade na qual a análise ocorre. [Telegraph]

Sair da versão mobile