Poluição sonora nos oceanos – baleias têm que “gritar” para se comunicar

Por , em 11.07.2010

Em uma lanchonete lotada, você tem que berrar para ser ouvido. É assim que as baleias francas estão se sentindo nas águas cada vez mais ruidosas do oceano.

Um novo estudo alerta que a poluição sonora nos mares pode custar muito. Os impactos do aumento do ruído no oceano a partir de atividades humanas são uma preocupação para a conservação de animais marinhos, como baleias. Segundo cientistas, a capacidade de alterar as vocalizações para compensar o ruído ambiental é fundamental para a comunicação bem-sucedida em um oceano cada vez mais barulhento.

A poluição sonora nos oceanos, principalmente causada pelas navegações e transportes aquáticos, dobra a cada década. Mais ruído significa que o alcance da comunicação das baleias para a alimentação ou acasalamento, que normalmente cobre milhares de quilômetros, vai encolher e os níveis de estresse nos animais podem subir.

O som mais comum que as baleias francas produzem podem ser chamados de “chamadas de contato”. Elas emitem o som quando estão sozinhas ou em processo de união com outras baleias. O som começa baixo e sobe de tom.

As baleias aumentam a amplitude do som, ou a energia em suas chamadas, à medida que aumenta o ruído de fundo sem alterar a freqüência das chamadas. Isto significa que a baleia franca ainda deve ser capaz de compreender chamados de outras da espécie sobre o ruído do oceano.

Porém, a mudança dos padrões de chamada pode ser perigosa. “Mais alto” requer mais energia, e as informações dos sons poderiam não ser entendidas. As chamadas mais altas também poderiam alertar os predadores, segundo os cientistas.

As baleias francas são grandes baleias, que aparecem com frequência perto da costa. São ricas em gordura, nadam lentamente e permanecem à tona após a morte. Essas baleias foram quase extintas, até sua caça ser proibida no início do século 20, mas ainda estão na lista de espécies ameaçadas. [MSN]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (2 votos, média: 3,00 de 5)

7 comentários

  • nadia e pedrinho:

    esses seres humanos já estão destruindo a terra que vivemos agora querem destruir também os oceanos e mares e os animais marinhos!nimguém merece vui!!!!!!!!!!!!

  • rosi ap:

    O homem além de ta destruindo a terra agora quer destruir os animais marinhos!!Se continuar assim onde vamos parar meu deus!!!!

  • Jorge:

    Eu adorei essas informações….-*

  • Anônimo:

    Poluição, um mal da sociedade. Quanto maior a população, maior será a poluição. O lixo está assustando o mundo. Não existe mais lugar para se jogar lixo fora. Já se joga muito lixo no mar e isto é um crime que não pode ser evitado. Os rios super poluidos está tambem contaminando os mares. O ar está se tornando irrespiravel. A agua potável esta escaciando, as matas sendo destruidas a fauna está sendo extinta, assim como muitos metais e minerais. Enfim estamos acabando com as reservas do planeta. Temos que dar um basta no aumento da população mundial urgentemente. Não é justo um pais crescer com o aumento da população sem controle. É necessário a aprovação do aborto, da vasectomia, ligações de trompas financiadas pelo governo e não esta demagogia imposta pela igreja e seguido pelos governos pouco criativos. Temos que instruir a população e não sustentar um monte de mendingos. Acabar com a pobreza não é acabar com os pobres. É evitar o nascimento de pessoas sem condições de existirem.

  • lauane:

    eu acho uma pouca vergonha poluir um lugar que ajente nada e que olhamos a beleza deles todos os dias

  • Genivaldo:

    Quando não é a poluição sonora é o lixo colocado nos mares, tudo para o ” bem ” do homem é uma verdadeira falta de vergonhaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa.

  • fofura:

    Isso são as consequências dos avanços da tecnologia. Que pena q afeta até esses animais!

Deixe seu comentário!