Onde vão parar todos os pombos mortos? A resposta (em GIFs!) é de revirar o estômago

Por , em 1.09.2014

Pombos, não basta serem odiados, estão por toda parte. Esses “ratos com asas” (a única coisa pior que um rato é um com asa) têm compartilhado um longo relacionamento com os seres humanos, mas parecem ter caído em desuso público nos últimos anos.

Antes úteis de diferentes formas, hoje estão apenas associados com sujeira, doença e números esmagadores que superpopulam a paisagem urbana moderna.

Se cidades grandes, como Nova York, podem abrigar cerca de 7 milhões de pombos sozinhas, onde vão parar todos esses animais quando morrem? Vivos os vemos aos montes, então esse parece, de fato, um mistério intrigante.

A resposta, porém, é simples e curta: eles estão dentro de outros animais.

Caso você queira uma resposta longa, saiba que ela envolve GIFs horríveis. Então, se você não for sensível a conteúdo gráfico (sobre a desgraça de pombos, vale mencionar), prossiga.

Em circunstâncias ideais, um pombo pode viver mais de 15 anos. A vida útil média de um pombo “em condições urbanas”, entretanto, é de cerca de 3 a 4 anos. Perante esta informação, urbanistas começaram a indagar sobre o paradeiro dos cadáveres das aves mais causadoras de nojo das cidades.

O problema é que os pombos têm que se preocupar BASTANTE em não serem comidos. Esses pássaros são visados por uma longa lista de outros animais, o que mantém seus corpos inanimados mais ou menos fora da nossa vista (e da nossa mente).

Se você é como eu era antes de escrever esse artigo, provavelmente não tem ideia de quão extensa essa lista realmente é. Ela inclui:

Gaivotas

pombos 1

Corujas

pombos 2

Gatos (de rua ou domésticos)

pombos 3

Pelicanos

pombos 4

Várias aves de rapina, como gaviões, falcões e águias

pombos 5

Bagres

Veja o vídeo do bagre que caça pombos.

pombos 6

Tartarugas (!!)

pombos 7

Seres humanos (nós podemos não comer pombos – pelo menos não com frequência -, mas certamente matamos muitos no dia a dia)

pombos 8

A lista de animais que se alimentam de pombos cresce ainda mais quando você incorpora os bichos que os comem depois de mortos.

“Varejeiras e formigas podem reduzir um pardal morto a uma pilha de penas soltas em poucos dias. [Em uma ou duas semanas, insetos podem fazer o mesmo com um pombo]. No inverno, gambás, guaxinins, ratos, gatos, cães, gambás, raposas, coiotes, corvos e abutres ‘limpam’ os mortos. Estes mesmos [bichos catadores] operam nos meses mais quentes também, mas muitas vezes varejeiras chegam ao cadáver primeiro. O mundo seria muito mais fedido sem o esquadrão de limpeza da natureza, incluindo os decompositores menores e mais importantes – as bactérias e fungos”, explica Gary Graves, curador da divisão de aves do Museu de Ciência Natural Smithsonian (EUA).

Vale lembrar, ainda, que muitos dos animais mostrados acima não se alimentam somente de pombos, como também caçam outros bichos.

Os pombos podem, no entanto, ser a principal fonte de alimento de predadores urbanos, como é o caso de falcões peregrinos e búteos-de-cauda-vermelha em Nova York. Eles são predadores de aves como estorninhos e melros, mas suas dietas consistem principalmente de pombos. O vídeo abaixo mostra um falcão que acaba de capturar um pombo na cidade americana: [io9]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (7 votos, média: 5,00 de 5)

3 comentários

  • Dinho01:

    Uma coisa que eu sempre me perguntei?Para onde vão os pombos brancos que são soltos naquelas cerimônias esportivas ou representando a paz?! p)

    • Cesar Grossmann:

      Desde o incidente na olimpíada de 1988, em Seul, não se solta mais pombos de verdade em olimpíadas.

  • Cesar Grossmann:

    A imagem do pombo sendo pulverizado por uma bola de beisebol ilustra magnificamente o conceito de “no lugar errado, na hora errada”…

Deixe seu comentário!