A carruagem de quatro rodas foi encontrada perto de um estábulo onde três cavalos foram descobertos em 2018.
Especialistas acreditam que ela provavelmente foi usada em festividades e desfiles, com a descoberta descrita como “excepcional” e “em excelente estado de preservação”.
Pompéia, engolida por uma erupção vulcânica do Monte Vesúvio no ano 79 é um tesouro arqueológico.
A erupção vulcânica enterrou a cidade em uma espessa camada de cinzas, preservando muitos de seus moradores e edifícios.
A carruagem foi encontrada em um pórtico de dois andares ligado a estábulos em uma antiga vila em Civita Giuliana, ao norte dos muros da antiga cidade.
Um comunicado descreveu a carruagem cerimonial como tendo “componentes de ferro, belas decorações de bronze e latão” bem como cordas e decoração floral descobertas “quase intactas”.
Arqueólogos dizem que os esforços para libertar a carruagem levaram semanas depois que ela apareceu pela primeira vez durante um esforço de escavação em 7 de janeiro.
Eles disseram que a fragilidade dos materiais envolvidos tornou seu esforço particularmente complexo, com técnicas especiais, incluindo moldagem de gesso, usadas para desenterrá-la sem causar danos.
“Descoberta extraordinária”
Autoridades descreveram a carruagem como sem paralelo entre outros achados na Itália.
“Esta é uma descoberta extraordinária que avança nossa compreensão do mundo antigo”, disse Massimo Osanna, diretor do sítio, em um comunicado à imprensa.
IMG: Especialistas acreditam que o veículo é um pilentum – uma carruagem cerimonial de quatro rodas
Ele disse que algumas das decorações ornamentadas na carruagem aludem a ela sendo usada para festividades comunitárias, possivelmente incluindo cerimônias de casamento.
“Considerando que as fontes antigas aludem ao uso do Piletum por sacerdotisas e senhoras, não se pode excluir a possibilidade de que esta poderia ter sido uma carruagem usada para rituais relacionados ao casamento ao levar a noiva à sua nova casa”, disse ele.
Dario Franceschini, ministro da Cultura da Itália, disse que Pompéia “continua a nos surpreender com suas descobertas e o fará por muitos anos, com 20 hectares ainda a serem desenterrados”.
A antiga cidade, que fica a cerca de 23km a sudeste de Nápoles, é um patrimônio mundial da Unesco.
É geralmente um dos pontos turísticos mais populares da Itália, mas atualmente está fechado devido à pandemia coronavírus. [BBC]