Ícone do site HypeScience

Por que a lua fica vermelha durante um eclipse?

Durante o eclipse lunar, um show de luz cor rubi aparece no céu, tornando escarlate a normalmente pálida lua.

Sendo que o nosso planeta é grande o suficiente (por um fator de três) para bloquear o sol por inteiro, as pessoas poderiam imaginar que a sombra da Terra o deixaria completamente preto. Em vez disso, o sol ainda deixa o brilho da lua de um tom lúgubre e enferrujado. Por quê?

Mesmo que a Terra bloqueie todos os raios do sol, a luz do astro se inclina ao redor da borda da Terra, e essa luz é refletida na lua. O tom avermelhado vem dos raios de luz indiretos que estão sendo filtrados pela nossa atmosfera – o mesmo efeito visual que faz um pôr do sol marcante. A nossa atmosfera funciona como um filtro, removendo a maioria da luz de cor azul, deixando apenas a luz vermelha e laranja que enfeitam a superfície da lua.

Ainda assim, a cor não é estática. A lua pode mudar várias vezes durante as diferentes fases do eclipse, que vão de um cinza inicial ao laranja e âmbar. O brilho das cores também pode ser afetado pelas condições atmosféricas. Partículas extras na atmosfera, como as de uma erupção vulcânica recente, poderiam fazer com que a lua parecesse um tom mais escuro de vermelho. [LifesLittleMysteries]

Sair da versão mobile