Como as aves perderam o pênis?

Por , em 9.06.2013

Enquanto aves terrestres são embriões e ainda estão nos ovos, seus pênis se desenvolvem normalmente. Entretanto, quando viram adultos, os machos só têm órgãos reprodutivos rudimentares. Um novo estudo, publicado na revista Current Biology, mostra que as aves têm um programa genético que impede que seus pênis cresçam.

A equipe descobriu que um gene chamado Bmp4 desempenha um papel crucial neste processo. No desenvolvimento dos frangos, o Bmp4 é ativado e faz com que o crescimento dos genitais masculinos pare. Algumas aves, como patos e avestruzes, têm seus pênis desenvolvidos. Nesses casos, o gene permanece desligado e o órgão continua crescendo.

Reprodução

Sem pênis, galinhas e outras aves tiveram que desenvolver um método de reprodução que não se baseasse na penetração. Tanto o macho como a fêmea têm um orifício chamado de cloaca. Quando ambas são unidas, os espermatozoides são transferidos para a fêmea. O fenômeno é conhecido como “beijo cloacal”.

Ainda não é claro o motivo pelo qual os pênis de certas aves deixaram de se desenvolver ao longo do tempo. A pesquisadora Ana Herrera, da Universidade da Flórida (EUA), especula que essa perda pode ter feito com que as galinhas tivessem maior controle sobre suas vidas reprodutivas. [BBC/Nature]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (3 votos, média: 5,00 de 5)

• Lucas Alves:

isto só não é um problema por que a reprodução é eficiente, mas sabe lá se seria melhor com um orgão desenvolvido.

• kid redman:

Não tem pênis mas tem penas !

• Ricardo Pereira:

Falou, falou e não disse nada… PÉSSIMO!

• João Pedro:

Qual a parte da matéria que você não entendeu? Se ela não disse nada para você, é porque te falta base em genética e biologia.