Por que alguns homens não aceitam “não” como resposta

Por , em 26.10.2010

Nem sempre os homens entendem que “não” significa “não”, mesmo. Segundo um novo estudo, homens com atitudes sexualmente agressivas são piores em entender o desinteresse das mulheres do que homens com uma atitude mais “descontraída” sobre sexo.

A pesquisa incluiu 232 estudantes universitários que tiveram que olhar para fotografias de mulheres, que variavam em traje, atratividade e linguagem corporal. Algumas mulheres tinham expressões mais convidativas, enquanto outras indicavam desinteresse.

Depois de uma pausa, os homens viram as mesmas fotografias, incluídas novas fotos da mesma mulher com a expressão oposta. Um sorriso cordial, por exemplo, seria agora um olhar de desprezo. Os homens tiveram que escolher as primeiras fotos que tinham visto, com as expressões originais. Em seguida, eles preencheram pesquisas sobre histórico de relacionamentos e atitudes sexuais.

Os homens foram muito bons, em geral, para lembrar as meninas que tinham expressões de interesse, especialmente se elas eram bonitas e estavam vestidas de maneira provocante. Mas nem todos os participantes foram igualmente hábeis em recordar a linguagem corporal das mulheres que mostravam desinteresse.

Os que estiveram em relacionamentos sérios com frequência se saíram melhor em lembrar as expressões originais da mulher, enquanto aqueles cujas pesquisas revelaram que eles eram sexualmente agressivos não conseguiram se lembrar tão bem.

Segundo os pesquisadores, entender e lembrar as emoções de um parceiro pode desempenhar um papel na iniciação e manutenção de um relacionamento romântico sério. Da mesma forma, não lembrar o nível de interesse sexual de uma mulher pode levar alguns homens a fazer avanços sexuais não desejados, e sentirem-se frustrados quando uma mulher não responder como esperado.

Os pesquisadores acreditam que esse resultado pode ajudar no combate ao estupro. Nos EUA, 17,6% das mulheres são vítimas de um estupro em algum momento de suas vidas. Entretanto, eles afirmam que a constatação de que a agressão sexual está associada a problemas de entender o que as mulheres não querem não é desculpa para esses ataques.

Mas, se os pesquisadores puderem entender melhor como os sinais das mulheres são mal interpretados, eles também terão melhores condições de descobrir as dificuldades de alguns jovens que podem resultar em consequências tão negativas, como o estupro.

Embora o estudo sugira uma ligação entre a capacidade de lembrar o interesse de uma mulher e a experiência sexual, os cientistas não sabem ao certo como os dois estão relacionados. A agressão sexual pode ofuscar a memória dos homens do que as mulheres realmente querem, ou a incapacidade de interpretar corretamente as mulheres pode levar à agressão sexual? Além disso, eles dizem que outros fatores estão quase certamente envolvidos também.

Em um próximo passo, os pesquisadores querem expandir a pesquisa para além de fotografias, em cenários do mundo real. Segundo eles, no mundo real, os homens seriam capazes de ver como a mulher responde, o que não acontece na fotografia. Assim, os pesquisadores poderiam observar se padrões semelhantes emergem quando os homens recebem mais informações das mulheres, talvez através de vídeo ou áudio, ou em interações estruturadas. [LiveScience]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (3 votos, média: 3,33 de 5)

7 comentários

  • Nina:

    Existem mulheres que atiçam o sujeito por pura vaidade, sem querer chegar ao ato sexual em si. Quando isso acontece, ela própria não percebe – ou nunca soube – que um homem, a partir de um certo ponto de desejo sexual, fica focado somente naquilo, e uma recusa inesperada gera uma ira quase incontrolável em alguns. Não que eu esteja advogando estupro, mas para que causar uma situação de risco somente por ego?

    Tanto de uma parte como de outra existe um abismo de informações. As mulheres no geral não querem saber como um homem ‘funciona’ por dentro e se camuflam na hora de mostrar como pensam. É pena. Se as pessoas não usassem tanta ‘maquiagem social’ e fossem um pouquinho mais desencanadas com as parências muitas coisas ruins não aconteceriam.

    • Gabriel Words:

      Olha Nina, tudo o que vc falou eu já percebi nas mulheres desde muito jovem e ver isto me fez desprezá-las por serem, em sua maioria esmagadora, fúteis, levianas, infantis, egocêntricas, etc… e tudo isto desta forma, silenciosa, interior, subentendida, porque são assim por dentro e agem de uma forma um pouco diferente, mas quem observa encherga com clareza. Detesto jogo de palavras e percebo cada “movimento” feito em uma conversa com o intuito de manipular e instigar… Poucas mulheres se fazem dignas de real atenção.

  • carla:

    As mulheres figem constantemente desinterece o homem que continua acaba coquistando acho que os homens sabem quando para dão um gelo e depois continuam e acabam conquistando

  • criancinha:

    Ahhh nãooooo…..esse artigo está enganado!!!!

  • davi:

    homen só quer uma gatinha que ele escolhe a dedo,quando ele ve tem uma mãe que ten de dividir com os filhos uma dona de casa que deicha de ser gatinha , pasa a não dar mais aquilo de que ele gostava tanto,passa a ser uma pessoa que ele não chece mais e ainda ´=e taxado de insencivel. alguem ja pensou nisto?

  • Silvio:

    O acasalamento das aves é seguido de um ritual composto por canto, dança, vôos acrobáticos, delicadeza e muito romantismo.

    Já o bicho homem, em pleno século 21, parece ainda manter o velho instinto do predador primitivo. O ancestral saía à caça da fêmea, dava-lhe uma tremenda paulada na cabeça e a levava para sua caverna, puxada pelos longos cabelos.
    O que se seguia depois, a gente pode imaginar!

    Para muitos, perceber ou ouvir um “não” soa como o disparar de um alarme, dizendo: “Vai em frente… ou você é fraco de conquista?”

    Meu receio é que estudos aprofundados nesse campo, possam apenas chegar à conclusão de que o macho age mais por instinto e induza para a amenização do crime de estupro, como bem lembrou o Willian.

    Em contraponto, há casos em que a garota diz:
    “__Liberei a mão boba e cara nem se tocou”

  • willian:

    Agora querem inocentar estupradores…hehe..e os políticos porque roubam?

Deixe seu comentário!