Ícone do site HypeScience

Por que dá prazer presentear?

Se formos pensar logicamente ao dar um presente estamos subtraindo a nós mesmos de recursos que poderíamos utilizar em benefício próprio. Uma camiseta que damos para um amigo pode representar uma peça a menos no nosso próprio guarda-roupas, além de custar também tempo e esforço.

Mas o cérebro se beneficia ao dar um presente em mais de uma maneira. Um dos benefícios que nos faz bem é a expressão de alegria de quem recebe. Para nós aquele que ganha o presente fica mais belo ao demonstrar um sorriso.

É bom dar presentes também porque o sorriso da outra pessoa ativa o córtex orbito-frontal, logo na frente do cérebro, entre nossos olhos. Essa ativação transforma o prazer do outro em prazer próprio, principalmente se somos a causa dessa alegria.

Depois disso, ao vermos o sorriso na face daquele que recebeu o presente, também sorrimos. Neurônios-espelho no córtex pré-motor nos fazem imitar o outro.

Logo depois disso uma série de sensações advém de toda essa ação neurológica. Apenas o pensamento de fazer um bem à outra pessoa já aciona o sistema de recompensa do cérebro, também do córtex órbito-frontal.

Parece que presentear não é um ato tão altruísta assim, pois mesmo que indiretamente, nos beneficiamos do ato de fazer o bem. Mas na realidade esse é um mecanismo evolutivo que permite que nos estimulemos a fazer o bem ao nos sentiemos melhor.

Assista abaixo a reportagem completa do Fantástico sobre o assunto.

Sair da versão mobile