Ícone do site HypeScience

Por que espirramos? Cientistas descobrem a causa dos espirros

O nariz coça, os olhos lacrimejam e, de repente, surge a incontrolável vontade de espirrar. O que estaria por trás desse fenômeno tão corriqueiro, e como ele nos ajuda a permanecer saudáveis?

As respostas para essas duas questões podem ajudar a criar remédios e tratamentos para melhorar a qualidade de vida de pessoas com sinusite: boa parte dos sintomas dessa condição é causada pelo excesso de muco, que deveria ser eliminado por meio de espirros.

Em estudo recente, um grupo de pesquisadores da Universidade da Pensilvânia na Filadélfia (EUA) coletou células do nariz de ratos e examinou como elas respondem a um “espirro simulado”. Feito isso, eles repetiram a experiência com amostras colhidas de pessoas com sinusite e de pessoas que não têm a doença.

Nas amostras de pacientes saudáveis, o espirro levava as células a movimentar seus cílios (“pelos microscópicos”) e, assim, fazer com que o muco se deslocasse e envolvesse partículas invasoras. No caso de pessoas com sinusite, essa reação era menos eficiente, causando o acúmulo de muco e fazendo com que a pessoa espirrasse mais vezes, para compensar.

Espirrou? Que bom, você está eliminando muco indesejado.[Medical Xpress]

Sair da versão mobile