Por que ficamos grisalhos?

Por , em 30.09.2012

A natureza e o tempo não costumam ser piedosos com os cabelos humanos: ou fazem com que eles caiam, ou os deixam acinzentados e, depois, brancos. O que estaria por trás dessa transformação, que alguns otimistas consideram sinal de “maturidade” (e outros apenas de “idade” mesmo)?

Para início de conversa, vamos ver o que dá cor aos cabelos, para depois entender o que a tira: um pigmento chamado “melanina”, produzido por células (melanócitos) que ficam próximas aos folículos capilares (de onde vêm os fios de cabelo). A melanina pode ser clara ou escura, e é uma mistura dos dois tipos que dá cor aos fios.

Em algum momento da vida, a produção de melanina começa a diminuir. De acordo com a dermatologista Amy Derick, professora da Universidade Northwestern (EUA), o mecanismo exato é desconhecido, mas estudos mostram que as células-tronco de melanócitos (que dão origem a eles) têm uma “morte celular” programada (apoptose) e, assim, faz com que eles parem de se renovar.

Alguns cientistas acreditam, ainda, que o acúmulo de peróxido de hidrogênio (o mesmo da “água oxigenada” e que, por sinal, também é produzido pelo organismo) acaba bloqueando a produção de melanina com o passar do tempo.

O momento da vida em que tudo isso acontece depende, em parte, da genética de cada um – contudo, outras condições, como estresse, traumas ou doenças, podem acelerar o embranquecimento do cabelo. Estudos mostram, ainda, que depois que a pessoa passa dos 30 anos, suas chances de ficar com o cabelo grisalho aumentam de 10% a 20% a cada década.

Dito isso, resta uma dúvida: pintar ou não?[The New York Times]

Vote: 1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars

3 comentários

  • carlos sidnei:

    Até meus 32 anos, minha barba não tinha um único fio branco, quando completei 33, no intervalo de 3 meses, acredito que 20% ficou branco (mais precisamente no cavanhaque :P)

  • Murilo Mazzolo:

    Alguém pode me confirmar isso:
    Li á um tempo atras, que, tinham criado um “elixir” que era capaz de evitar o envelhecimento e morte de 90% das células Humanas se for ingerido em doses diárias a partir dos 30 anos. E assim resolveria o envelhecimento precoce e muitas doenças e ainda problemas estéticos… E teoricamente poderia levar a vida do Ser Humano em até 150 anos.

    Então, é verdade… teoria, mentira, impossível, está em faze de testes… Me respondam por favor!!!

  • Clara Telis:

    Interessante ! Eu pintarei os meus, daí quando tiver chegando nos 80 eu deixo os branquinhos ,aí vou ficar até os 100 com cabelos brancos e depois vou pintar de uma cor bem berrante pra ficar uma velha bem bizarra . Pretensiosa eu ,não ? Passar dos cem com saúde deve ser uma dádiva. É claro que esse negócio é muito relativo,minha bisavó morreu com 105 anos e ela parecia um gambá invertido, os fios do meio da cabeça dela ,só tinha fios pretos.
    Caramba ,falei demais ,e o pior : só porcaria .

Deixe seu comentário!