Ícone do site HypeScience

Por que jogos como a “Farmville”, que não são divertidos, são tão populares?

O jogo “Farmville”, encontrado na rede social Facebook e outros jogos de fazendinha similares que existem no Orkut são muito populares. E, apesar de muitas pessoas não os acharem essencialmente divertidos, elas jogam mesmo assim. Por que?

O jogo de fato não é divertido. Se você tentar explicar “Farmville” para alguém que nunca jogou, verá que o jogo é sem graça, e mesmo pessoas que concordam com isso, não conseguem parar de jogar. Por que isso acontece?

Especialistas em tecnologia afirmam que a razão mais simples é a propaganda do jogo. Como esses jogos não são divertidos, eles precisam de anúncios constantes para manter as pessoas jogando.

O “Farmville” é anunciado toda hora no Facebook. Essa publicidade é imediata. Quando você clica no anúncio, já está jogando “Farmville”. E a empresa do jogo, Zynga, não é a única que o anuncia. Os usuários do Facebook também fazem propaganda para os seus amigos o tempo todo .

A eficácia está dentro do próprio jogo: conforme você consegue algo, o próprio “Farmville” pede-lhe para expor suas realizações no Facebook. Com um simples clique, o que você está fazendo no jogo aparece na página social dos seus amigos. Isso os incentiva a jogar e a serem melhores do que você.

Aliás, recentemente, o Facebook parou de publicar atualizações sobre os jogos para os usuários, porque as pessoas estavam ficando cansadas de suas páginas lotadas com spam do “Farmville”. Isso começou a diminuir o número de usuários do canal.

E ainda existe um outro motivo, menos óbvio, para milhões de pessoas serem viciadas no jogo: há um senso de obrigação social a desempenhar. Se você não joga “FarmVille”, seus amigos que jogam sofrem no próprio jogo. Se dar bem no jogo e evoluir depende de quantos dos seus amigos do Facebook também estão jogando e de como eles te ajudam.

Por exemplo, existem mensagens que aparecem na atualização das pessoas quando se conhece algum jogador do “Farmville”, que remetem os outros usuários a ajudar na fazendinha dos amigos, ou então você estará os decepcionando.

Claro que esses fatores só colaboram, mas não “obrigam” ninguém a jogar. O que acontece é que o número de usuários do Facebook é muito grande – estima-se que existam mais de 500 milhões – que até mesmo uma pequena porcentagem de usuários pode tornar o “Farmville” muito popular.

Outra coisa a se pensar é de que todos os jogos são basicamente iguais. Não importa se você está administrando uma fazenda, cuidando de um aquário ou comandando uma família de mafiosos ou uma lanchonete, o mecanismo do jogo é o mesmo, e sequer os contextos mudam muito, nem entre os jogos de empresas concorrentes.

Tudo isso torna o Facebook uma plataforma perfeita para os jogos. Esse tipo de jogo só é bem-sucedido dentro desse canal de rede social, porque as pessoas não iriam jogá-los sem os anúncios, os lembretes de atualização e o sentido de obrigação social. [CNN]

Sair da versão mobile