Ícone do site HypeScience

Por que o mercado de ações é tão imprevisível? Culpa da limitada mente humana

Quer dominar o mercado de ações ou aperfeiçoar a arte de jogar xadrez ou pôquer? Não tem como.

Saber interpretar o mercado de ações ou jogar jogos de habilidade e estratégia são coisas que nos fascinam há séculos, mas cientistas garantem que, não importa o quanto tentemos, também são coisas que simplesmente não podemos dominar.

Segundo um estudo da Universidade de Manchester (Reino Unido), não é apenas a falta de aplicação ou de aptidão que nos impede de dominar jogos de habilidade, como pôquer e xadrez – é que nossas mentes simplesmente não são “grandes” o suficiente nem “adequadas” para o cérebro humano lidar com tantas permutações.

O físico Dr. Tobias Galla e seus colegas analisaram milhares de simulações de jogos para dois jogadores, para ver como o comportamento humano afeta a tomada de decisão.

A conclusão: quando os jogos se tornaram mais complexos e um grande número de movimentos se tornou possível, as ações dos jogadores tornaram-se menos racionais e era mais difícil encontrar as melhores estratégias.

Segundo o Dr. Galla, essas descobertas podem ser transferidas para explicar alguns problemas comuns no mercado de ações financeiras. Muitos economistas baseiam suas previsões financeiras na “teoria do equilíbrio“, assumindo que os comerciantes são inteligentes e racionais.

Galla acredita que raramente esse é o caso, e tal ideia pode levar a previsões econômicas extremamente imprecisas. “Equilíbrio nem sempre é a coisa certa que você deve procurar em um jogo”, disse. “Em muitas situações, as pessoas não usam estratégias de equilíbrio; em vez disso, têm atitudes aleatórias ou caóticas por uma variedade de razões. Nem sempre é apropriado basear previsões neste modelo”, conclui.

Na negociação do mercado de ações, por exemplo, você pode ter milhares de ações diferentes para escolher entre, e as pessoas nem sempre se comportam racionalmente nessas situações, ou nem sempre têm informações suficientes para agir racionalmente.

“Isso pode ter um efeito profundo sobre a forma como os mercados reagem. Pode ser o caso de precisarmos abandonar estas teorias convencionais de jogo e passar a usar novas abordagens para prever como as pessoas podem se comportar”, sugere o Dr. Galla.

O próximo passo da pesquisa é expandi-la para jogos com multijogadores, para tentar obter uma melhor compreensão de como os mercados financeiros operam.[DailyMail]

Sair da versão mobile