Porque ainda não existe a pílula contraceptiva masculina?

Por , em 1.04.2012

Basicamente, os homens têm um problema natural: a mulher produz um óvulo por mês, enquanto nós produzimos 1.000 espermatozoides por segundo, todos os dias, da puberdade até a morte. Isso já complica a efetividade de uma pílula contraceptiva.

No caso das pílulas femininas, a ideia é “enganar” o corpo, colocando hormônios que indicam que ela está grávida. Se você der testosterona para um homem, o cérebro vai parar a produção de gonadotrofinas, que são hormônios responsáveis pela produção de esperma. Mas isso não funciona em todos os homens e até agora não foi possível chegar a uma efetividade maior do que 95% (o que para um método contraceptivo, é insuficiente).

A Organização Mundial da Saúde fez um estudo em oito países para desenvolver algum tipo de pílula masculina, mas no ano passado a pesquisa terminou devido a efeitos colaterais, incluindo depressão severa.

“O esperma tem uma missão muito intimidadora. Muita coisa pode dar errada. Pesquisadores já injetaram em macacos uma proteína que impede os espermatozoides de se locomoverem. Há também o processo pelo qual os espermatozoides fabricam energia. Se bloquearmos isso, conseguimos pará-los. Também já testaram ácido retinóico. Eu tenho esperança que vamos conseguir aprovar algo dentro de cinco anos”, afirma John Amory, da Universidade de Washington, que pesquisa o assunto há 15 anos.

E Amory acredita que os homens vão usar a pílula, caso ela chegue no mercado? “Sim. Os homens se interessam por sexo, mas, na maior parte do tempo, não estão interessados em uma gravidez”. [GizModo, Foto]

Vote: 1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars

15 comentários

  • Lucas L.:

    A pílula anticoncepcional masculina não chegou ao mercado por uma única razão!
    CONFLITO DE INTERESSES!

    Homens são os menos interessados em ter filhos, e isso prejudica muitas empresas!

  • Rangel:

    Adeus golpe da barriga

  • Guilherme Euripedes:

    Interessante esse gossipol… Tem estudos que comprovam eficácia ou remédios a base de?

  • magoado:

    É complicado ….quem tem filhos é a mulher ,então ela que deve tomar as pilulas, caso não queira engravidar,mas o homem tem a opção de vasectomia …eu estou achando que isso é coisa de laboratório pra ganhar mais uma grana agora em cima dos homens…

    • Isabel:

      Nossa, tu deves ser da idade da pedra mesmo.
      Ainda persiste a ideia de que a gravidez é culpa da mulher. Ninguém transa sozinha e engravida não.
      A responsabilidade é sempre de ambos, então eu acho certo sim,
      que, se existir a possibilidade comprovada, o homem deve tomar contraceptivos.

    • magoado:

      Eu posso ser da idade da pedra…mas deste meus tempos primórdios eu sempre soube que é a mulher que tem filhos e não o homem …caso você não saiba!

    • Kannon:

      Na verdade e a mulher que passa por um processo de gestação, mas o filho e dos dois, caso voce nao saiba. Mas que diferença isso faz para voce? Com esse tipo de pensamento, deve ter um século que voce nao encontra uma mulher para transar!

    • Milena Teixeira:

      Quem tem filho é a mulher e ela quem tem de tomar pílula? Vem cá, vc sai fazendo filho por aí e não cuida de nenhum?!?! Até onde eu saiba, filho é responsabilidade dos dois! Quem carrega a criança no ventre por 9 meses é a mulher, mas depois que ela nasce, o homem também tem de cuidar, assumir e dar o que a criança precisa! Velha balela de que a responsabilidade por não engravidar cabe apenas à mulher! Machismo puro e velado.

    • Marcelo Tavares:

      Velado?
      Onde você viu algo velado ali? Se não é troll, é só mais um brasileiro. Brasileiros são machistas e têm esse pensamento totalmente influenciado pelo senso comum e irracionalidade como desse indivíduo.
      Agora, se um indivíduo desse não é virgem e ainda é sexualmente ativo, a culpa é das mulheres que conseguem se relacionar com primatas irracionais.

    • Alexandre g:

      Eu ja acho o contrario, se quem tem filho é a mulher então o homem q tem q tomar pilula pra não ter q pagar pensão depois

    • Renata Lima:

      Toma teu fardo de alfafa, ocupa a boca em mastigar ao inves de vomitar asneiras!

  • Francis:

    Gossipol – Tá na wikipedia
    http://pt.wikipedia.org/wiki/Gossipol – só que é barato, não da pra industria farmaceutica tirar uma grana em cima…..

  • Paulo Eduardo:

    Interessante! Mas eu ficaria imprecionado mesmo se criassem uma pílula que previnisse contra todas as DST!!

Deixe seu comentário!