Ícone do site HypeScience

Porque alguns homens usam (ou não) aliança

Recentemente, a decisão do príncipe William de não usar aliança de casamento levantou polêmica – nem todo mundo gostou da ideia. Agora, você sabia que ele tinha a História a seu favor quando fez essa escolha?

A tradição do anel de casamento remonta há séculos, sim, mas para as mulheres. Arqueólogos já encontraram provas de que as antigas noivas egípcias usavam alianças, mas, para os homens, os anéis não aparecem até a última parte do século passado.

Durante a Segunda Guerra Mundial, os soldados começaram a usar os anéis como lembrança de suas esposas; o gesto acabou se propagando. É por isso que, até hoje, a maioria dos noivos opta por usar aliança como símbolo de amor e devoção.

Isso é, nem todos; alguns, como o príncipe William, preferem não usar, uma decisão que muitas vezes levanta suspeitas. No caso do príncipe William, a História também interpela negativamente, já que está repleta de reis e príncipes que não cumpriram seus votos de casamento.

Mas usar uma aliança por acaso garante fidelidade? É claro que não. É puro simbolismo. Alguns casais dão mais valor a este simbolismo do que outros. Se a noiva não liga para isso, então o homem está completamente livre para não usar o anel.

E porque os homens optam por não usar aliança? Há várias razões, talvez pessoais, mas a mais comum se resume simplesmente à sua ocupação. Se o homem tiver uma profissão que exige muito trabalho com as mãos, como mecânico, encanador, carpinteiro, etc, um anel poderia atrapalhar ou ser até perigoso. Conforto também é um fator. Alguns homens simplesmente não gostam de anéis.

E esse tipo de coisa não tem a ver com má educação. Segundo especialistas em etiqueta, não usar aliança não é descortês, mas sim uma preferência pessoal; só será um “insulto” se ela permitir que seja, o que não ocorre se os dois estiverem seguros de seu casamento. [LifesLittleMysteries]

Sair da versão mobile