Porque fazemos sexo?

Por , em 20.07.2011

Para quem só pensa no prazer, o sexo parece fazer total sentido. Do ponto de vista evolutivo, entretanto, é um pouco mais complicado do que isso.

Para Michael Brothurst, que estuda a evolução da reprodução sexual, o sexo é difícil de explicar. Como outros especialistas, ele não “entende” os homens.

“Já que os homens não podem se reproduzir por si só, e muitas vezes não contribuem com nada, só com genes, aos seus descendentes, uma população assexuada de fêmeas poderia crescer o dobro da taxa de uma população que se reproduz sexualmente”, explica o cientista.

Sendo assim, por que nós fazemos sexo? Ou melhor – e se você também for mulher, vai concordar comigo – por que sequer existe o sexo masculino?

Por que a maioria das plantas e animais têm dois sexos, que têm relações sexuais entre si, em vez de apenas um?

A explicação mais provável para o sexo é conhecida como a hipótese Rainha Vermelha, em homenagem ao romance de Lewis Carroll, “Through the Looking Glass”. Nesse romance, Alice e a Rainha Vermelha realizam uma corrida em que nunca chegam a lugar nenhum.

Um pouco análoga, a hipótese Rainha Vermelha afirma que os organismos e os parasitas que vivem neles estão em uma corrida para evoluir constantemente, e fazem isso em resposta a mutações genéticas (da troca entre si), mantendo um equilíbrio global.

Conforme os parasitas evoluem para aproveitar as fraquezas de um organismo hospedeiro típico, os hospedeiros com versões raras de genes, conhecidas como alelos, são menos suscetíveis a parasitas, e assim têm uma melhor chance de sobreviver à sua idade reprodutiva.

Da mesma forma, seus descendentes são dotados desses alelos vantajosos. Como resultado, ao longo de gerações, os alelos raros se tornaram mais comuns na população, por isso os parasitas começaram a evoluir para levá-los adiante. Nesse ponto, novos alelos incomuns começam a florescer entre os hospedeiros.

Ou seja, a teoria sustenta que o sexo dá aos organismos hospedeiros uma vantagem na esteira evolutiva. A seleção contínua de raridade favorece a reprodução sexual, porque a recombinação sexual permite que hospedeiro remodele seu bloco de alelos e gere novas combinações raras em sua prole.

A evidência em favor da hipótese Rainha Vermelha já surgiu em muitos exemplos diferentes de vida. Caramujos de água doce que se reproduzem tanto sexualmente quanto assexuadamente se reproduzem mais sexualmente em áreas rasas, onde são mais propensos a se infectar por um tipo de parasita. Isso sugere que a infecção promove o sexo.

No entanto, até agora, os pesquisadores não sabem ao certo se os parasitas são realmente o melhor adaptados às seus hospedeiros caramujos. Talvez as duas espécies não foram coevoluindo, caso em que os próprios fundamentos da hipótese Rainha Vermelha desmoronariam.

Porém, recentemente, um novo estudo deu a hipótese Rainha Vermelha um novo impulso. No laboratório, os pesquisadores compararam lombrigas com uma espécie de bactéria que as mata, e observaram o que aconteceu quando as duas coevoluíram.

Lombrigas que se reproduziam assexuadamente se extinguiram em apenas 20 gerações, enquanto lombrigas que se reproduziam sexualmente foram capazes de evoluir continuamente para defender-se de seus atacantes bacterianos. Parece que, em uma corrida para ficar no mesmo lugar, o sexo vence.[Life’sLittleMysteries]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (3 votos, média: 3,67 de 5)

64 comentários

  • Fitas:

    Os fatores ligados a vida sexual são enormes. Na história tudo inicia-se com a procriação. Estudos dizem que só visavam o desenvolvimento familiar, depois incia-se a corrente de procriação + a idéia de ajudar em casa. Por outro lado hoje com o Novo Código Civil falamos de procriação in vitro. Muito legal o post. Estão de Parabéns.

  • querolyn frenandes:

    pq fazemos sexo?Além de ser muito bom,o sexo nos relaxa,nos disistressa ainda mas quem e mulher.Eu amo fazer sexo.bjs galera

  • CAIPIRÃO:

    Porquê fazemos sexo?-PORQUE É ‘BÃO DEMAIS.!!

  • nml:

    primeiramente eu pensava, oba, oba! depois eu comecei a pensar… porque?? essa pessoa gosta de mim?? essa pessoa se importa comigo?? eu gostaria de ter um filho com ela (nao pela criança, mas pela pessoa)? daí eu comecei a enxergar melhor as coisas. e eu pergunto, quantas vidas estão por aí sem a verdadeira felicidade? quantos procurando ‘diversões’ para preencher um vazio existencial?

  • Baltazar:

    Para gozar-mos!

  • Fitas Personalizadas:

    Acho que a resposta: ” e uma coisa que vem da pele” descreve muito bem. Algo que tras prazer e sempre ira trazer investigacao da ciencia. 😉

  • carlinhos-32:

    Então vamos todos fazer sexo…

  • Ananias:

    porque é causa prazer falando na grande maioria.

  • Andréa:

    Ou melhor – e se você também for mulher, vai concordar comigo – por que sequer existe o sexo masculino?
    NÓS MULHERES ESTARIAMOS LASCADAS, PQ SINCERAMENTE HOMEM É MUITO BOM, NÃO DA PRA VIVER SEM, ASSIM COMO HOEMEM NÃO VIVE SEM MULHER. Nós somos isso um completa o outro.

    • Jeffzin:

      homens pensão o memso das mulheres… apezar delas nso tirar do serio de vez em quando ^^

    • jorge:

      “Ou melhor – e se você também for mulher, vai concordar comigo – por que sequer existe o sexo masculino?”

      achei bem tosco e feminista esse comentário !

    • feio:

      …E nos homens estaríamos lascados,pq sinceramente mulher é muuuuito bom,não dá pra viver sem,muito bom Andréia!.

  • Skill:

    Falou…falou e não explicou nada…foi uma das piores materias que já li aqui e na internete.

    Que lixo de matéria.

    • Roberto:

      Aí Natasha…explica melhor pro tal de Skill que ele ainda não entendeu porque fazemos sexo ou será que ele quer saber como se faz sexo?…

  • Mario:

    porq fazemos não tem muita explicação, porém com quem fazemos(mulher x homem) ai sim é fácil explicar.

  • clarice:

    cada coisa….sexo é sexo….animais o fazem por instinto para a procriação ..o ser humano nao presisa de “sexo” pra procriar….

    • Roberto:

      Clarice…me explique como procriar sem sexo…? só sei de uma pessoa que veio assim…mas já faz uns 2011 anos que isso não acontece…(é oq dizem)

    • ALFA:

      Inseminação artificial?

  • cientista:

    bom a gente fais sexo por um unico motivo
    é gostoso!

  • Edu Branco:

    A mulher sabe fazer combustão durante o sexo!

  • Cerpente:

    Nossa se eu dependesse de ler esse artigo pra fazer sexo, eu estava laskada kkk

  • Rodrigulliver:

    Fico imaginando (uma vez monóico) se cada vez que um ser humano se masturbasse, nascesse um descendente. Neomalthusianismo puro, não haveria espaço nem comida para todos no planeta!

    • THB:

      O jumento…
      Já ouviu falar em seleção natural?
      Ou então da hipótese de Malthus?

    • Fitas Personalizadas:

      Boa THB! Disse tudo! e coisa da pele sem explicacao!!!

  • Roberto:

    Imagine o mundo se os homens nunca tivessem existido…as mulheres ainda estariam vivendo em cavernas…as maiorias das invenções foram criadas pelo homem, poucas mulheres tem interesse em pesquisas, em criar algo novo, o homem cria e as mulheres usam e abusam, que o digam os nossos carões de credito…rsrsrs. Mas o que seriamos de nós sem esses belos e deliciosos seres…aiai…

    • Naome:

      Você não estuda não?! Você sabia que quem descobriu a combustão foi uma mulher? Você precisa sair um pouco mais do seu “barquinho” do mundo machista.

    • Roberto:

      Quem descobriu a combustão foi Lavoisier, abaixo esta parte de um texto facilmente achado na internet para quem sabe como procurar:

      “Considerado o pai da Química, Antoine Lavoisier foi o primeiro a observar que o oxigênio, em contato com uma substância inflamável, produz a combustão. Deduziu, também, baseado em reações químicas, a célebre lei da conservação da matéria: “Na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma” .Com outros estudiosos, Lavoisier tentou ainda encontrar uma linguagem própria para a química.”

    • Roberto:

      me diga o nome da mulher que descobriu que temos que corrigir a historia urgente!!!

    • yan:

      Amigo na boa…as mulheres, sempre foram descriminadas, antigamente nen podiam sequer trabalhar, e isso que vc disse só prova esse machismo que ainda existe |:

      lamentavel…

    • Roberto:

      Sim as mulheres sempre foram discriminadas…mas hj quem são discriminados são os homens, basta ver a quantidade de benefícios que elas tem comparados aos homens, eu sou sim machista, mas cada um tem direito de pensar livremente, assim como vc.

      Valew

    • leandro:

      claro que a mulher não iria descubrir nada, até 50 anos atraz o homem era para mulher o que a religão era para os cientistas, uma opressão só.

  • Realista:

    O fato é que tudo que a mulher faz é em função dos homens. Já o homem não, tem seus próprios projetos, pois consegue se integrar mais às outras coisas sem influência delas, sem que elas ditem as regras. Claro que os mais despreparados sucumbem à tentação, e tendem a virarem escravos. É um jogo desleal.

  • Flor de Lis:

    Estamos obedecendo a ordens divinas: crescei e multiplicai-vos!
    Beijos!!!!!!

  • Garcia da Montana:

    Posições ridiculas , prazer fugaz,sensações insolidas sexo somente para reprodução

  • getuliovalopes:

    Porque não aguento ficar mais de três dias sem fazer.

  • Alan:

    Estou sem mulher faz um belo tempo, AAAAAAAAAH

  • Deep:

    Até pq, nessa “corrida” oq queremos mesmo é ficar no mesmo lugar, prolongar o ato sexual… O prazer nos atrai e nos fisga! A reprodução parece não ser amotivação inicial da atividade sexual. Quero dizer: havendo outra maneira e tendo como objetivo somente a reprodução, é provável que muitos optassem por ela ao invés de embolar seus corpos arfantes durantes alguns momentos!

    Então, nós, humanos, na maioria das vezes buscando prazer pessoal, de tabela, levamos adiante a espécie sem deixá-la sucumbir ao nosso egoísmo individual!

    Parece q é isso!

  • JN:

    Mulher é como computador: Inteligência artificial, nunca funciona quando mais precisamos e vive dando pau

  • Chessmind_17:

    [sic] “e se você também for mulher, vai concordar comigo – por que sequer existe o sexo masculino?”

    Comentário feminista, no mínimo desnecessário…

  • JN:

    Afff…Mano, o que tem a ver nossa maravilhosa vontade de fazer sexo com o romance de Lewis Carroll e com Rainha vermelha? Só sei que sexo é bom DEMAAAAAAIIIISSSS.

  • Etiquetas:

    Artigo fantástico!! Muit bem escrito

  • Jairo Wilson Muller:

    A maior demonstração da inteligência superior do homem, é o fato de ele atualmente deixar as mulheres assumir tudo.E elas topam…rsrsrs

    • Daniel Araujo:

      kkk mto bom!

    • Sil:

      Nao sei que mulher vc ta saindo em colega…

  • luiz gilmar:

    Que texto mais confuso e mau redigido…….

  • bitaroira:

    “Porque” aí tinha que ter sido separado e sem acento: “Por que”.
    😉

  • Pensador®:

    Porque somos animais. E você é uma bela fêmea.

  • Guilherme Ferreira:

    Quem surgiu primeiro: o espermatozóide ou o óvulo?

    Resposta: os dois surgiram ao mesmo tempo, pois apesar de um deles ter surgido no macho, e o outro ter surgido na fêmea, os dois foram criados para fazer parte de um complicado sistema de complexidade irredutível.

    Nunca ouviram falar no livro “A Caixa Preta de Darwin”? Pois é…

    http://gif15.blogspot.com/2011/07/michael-behe-autor-de-caixa-preta-de.html

  • Alter ego: Ignorante:

    Por que fazer sexo além do lazer?
    Simples. Para gerar decedentes férteis e dar continuidade à espécie. Bem superficialmente é isso.

  • HlhD:

    Certa vez, na aula de Histologia (estudo dos tecidos biológicos), o professor nos explicou algo que achei muito curioso.
    Ele estava explicando a morfologia do óvulo humano e disse que TODA mulher possui as ferramentas necessárias para dar a luz sem que haja um espermatozoide. Sem a participação masculina.

    Explicando de forma bem resumida… A mulher libera dois óvulos sempre. Um deles rouba o material celular do outro, deixando apenas o núcleo para trás. Esse óvulo precisa desses nutrientes pois irá sofrer divisão muitas vezes antes de conseguir alimento externo.
    Pois bem, SE, nessa “captura” de fluidos, o núcleo for junto… meio DNA + meio DNA = Pessoa
    Claro, seria a mesma coisa de ter um filho com seu irmão, com todas as probabilidades de defeitos congênitos recessivos, MAS é plenamente possível e segundo esse professor (que é biotecnologo) muitos casos como esse já aconteceram e que apenas com nossa tecnologia atual, é possível prova-los.

    Conclusão….até explicar que “Fucinho de porco não é tomada”, o marido é tido chifudo por osmose!!! kkk

    • D3lta:

      Esta aí um bom começo de pauta para o hypescience.com.

    • observador:

      Então quer dizer que na história bíblica onde Maria engravidou sem ter relações sexuais com Jose, e dai nasceu Jesus, é plenamente possivel de ter acontecido. Eu só queria entender e dizer que um dia dirão com certeza absoluta.
      “E a Bíblia estava certa”
      grato.

    • HlhD:

      Sim!! Plenamente possível…
      E como na maioria dos casos de nascimento de pais congênitos, Enormes chances de nascer com problemas recessivos. Como demência, deformidade, etc.

    • nml:

      q falta de respeito, seu professor biotecnologo ensinou esse tratamento assim tbém?

    • Guilherme Ferreira:

      XX+XX = XY?

      Isso non ecziste!!!

      Homens descendem de homens. Sem uma “semente” masculina pré-existente, o primeiro homem não teria surgido.

      Epílogo: A semente divina do homem.

      (essa é para pensar e refletir bastante…)

      “E Adão viveu cento e trinta anos, e gerou um filho À SUA SEMELHANÇA, conforme A SUA IMAGEM, e pôs-lhe o nome de Sete.” (Gênesis 5:3)

      “E disse Deus: Façamos o homem À NOSSA IMAGEM, conforme A NOSSA SEMELHANÇA; e domine sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre o gado, e sobre toda a terra, e sobre todo o réptil que se move sobre a terra.” (Gênesis 1:26)

      “O qual [Jesus Cristo] é IMAGEM DO DEUS VISÍVEL, o PRIMOGÊNITO DE TODA A CRIAÇÃO; porque NELE foram criadas todas as coisas que há nos céus e na terra, visíveis e invisíveis, sejam tronos, sejam dominações, sejam principados, sejam potestades. Tudo foi criado POR ELE e PARA ELE. E ELE é ANTES DE TODAS AS COISAS, e todas as coisas SUBSISTEM por ele. E ele é a cabeça do corpo, da igreja; é O PRINCÍPIO e o PRIMOGÊNITO dentre os mortos, para que EM TUDO TENHA A PREEMINÊNCIA. Porque foi do agrado do Pai que TODA A PLENITUDE NELE HABITASSE, e que, havendo por ele feito a paz pelo sangue da sua cruz, por meio dele reconciliasse consigo mesmo todas as coisas, tanto as que estão na terra, como as que estão nos céus.” (Colossences 1:15-20)

      “NO princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. Ele estava no princípio com Deus. TODAS AS COISAS FORAM FEITAS POR ELE, e sem ele nada do que foi feito se fez. NELE ESTAVA A VIDA, e a vida era a luz dos homens. (…) E o Verbo se fez carne, e habitou entre nós, e vimos a sua glória, como a glória do UNIGÊNITO do Pai, cheio de graça e de verdade.” (João 1:1-4,14)

      “E eu dei-lhes a glória que a mim me deste, para que SEJAM UM, COMO NÓS SOMOS UM. EU NELES, E TU EM MIM, para que eles sejam PERFEITOS EM UNIDADE, e para que o mundo conheça que tu me enviaste a mim, e que os tens amado a eles como me tens amado a mim.” (João 17:22-23)

  • anderea:

    ninguém pensou no fato de organismo que se reproduz é mais frágil por vários fatos devido a complexidade de criar outro ser humano então um ser como homem sexo masculino é mais resistente pelo fato de não precisar reproduzir e ainda poder proteger seu igual do sexo feminino para não extinguir raça forma inteligente da evolução se dividir em duas raças uma resistente outra reprodutiva porque se todas fossem reprodutiva teria chance de extinção se ninguém se reproduzisse haveria extinção e ainda pode criar seres geneticamente melhores com reprodução sexuada a hipótese Rainha Vermelha não tem sentido nenhum comparado minha ideia

  • D3lta:

    Pois é, parece um mecanismo inteligente da própria natureza para melhorar suas crias e enfrentar melhor o meio que elas vivem.

  • Pensador®:

    Porque somos animais.

  • Daniel Araujo:

    Ninguém sobrevive sozinho…

    E nem vem me falar q vcs sobrevivem sem nos!!

    rsrsrsrs

    bjos bjos

  • Nie:

    O amor NÃO é um gemido plangente de um violino distante… É o triunfante zunido da mola de um colchão!

    • Garcia da Montana:

      Muito romantico, profundo tocante poético Mas como disem os irlandeses ,Sexo praser fugaz ,posições ridiculas, sensações insolidas

  • Nie:

    Três mulheres acharam uma lâmpada mágica,e uma delas a esfregou sem querer. De repente surge um gênio mágico,dizendo: – Cada uma de vocês poderá fazer um pedido. Então a primeira disse: – Quero ser mais 10 X mais inteligente que sou… E o gênio concedeu seu pedido. A segunda disse: -Eu quero ser 20X mais inteligente… Então o gênio transformou-a,conforme seu pedido. E a última disse: – Eu quero ser o Triplo,mais inteligente que as duas juntas… E então o gênio transformou-a em um homem…kkk

    • yan:

      Ser machista detected…

  • Pedro:

    Interessante =D

Deixe seu comentário!