Você sabe por que quem larga esse vício ganha peso? Recentmente, pesquisadores descobriram exatamente quais células do cérebro que a nicotina desencadeia para reduzir o apetite e a gordura corporal nas pessoas.
Segundo Marina Picciotto, autora do estudo, a nicotina ativa diferentes tipos de células cerebrais, ou receptores, com efeitos muito diferentes. “Nós descobrimos que a ingestão de nicotina reduz a gordura corporal através de receptores implicados na aversão à nicotina e na abstinência, ao invés de na recompensa e reforço”, diz.
Segundo Nora Volkow, diretora do Instituto americano de Abuso de Drogas, essa é uma distinção importante. “Os resultados indicam que os medicamentos que visam especificamente esse caminho podem aliviar a abstinência de nicotina, bem como reduzir o risco de comer demais durante a cessação do tabagismo”, afirma.
A pesquisa foi feita com ratos. Futuros medicamentos que ajudem na cessação do tabagismo, portanto, estão ainda um pouco longe de se tornar realidade. Primeiro, mais estudos terão de ser realizados em humanos.
A descoberta é muito importante, pois os receptores cerebrais identificados têm implicações não apenas na cessação do tabagismo, mas em outras formas de dependência, bem como na perda de peso.
Segundo a pesquisadora Mariella De Biasi, o estudo não é apenas importante para as pessoas que estão tentando parar de fumar. “Os resultados fornecem um alvo para o desenvolvimento de medicamentos que podem ajudar no controle da obesidade e de desordens metabólicas relacionadas”, explica.[WebMD]