Porque não devemos pedir curso superior para os PMs

Por , em 27.04.2012

Motivo: eles se insubordinariam. Foi esse um dos destaques da entrevista do atual governador do Paraná – Beto Richa (PSDB) – à rádio CBN, nesta quinta-feira.

A polêmica girou em torno da possibilidade de obrigatoriedade de diploma de curso superior para o concurso de policiais militares do estado. Enquanto Richa acha positivo a não obrigatoriedade, associações que representam os policiais militares pensam diferente.

De acordo com o governador do Paraná, é bom que policiais não tenham diploma, porque gente formada normalmente é muito insubordinada.

“Uma pessoa com curso superior muitas vezes não aceita cumprir ordens de um oficial ou um superior, uma patente maior”, afirmou o governador.

A declaração é um desestímulo claro à educação dentro da corporação e abre margem a interpretações – claro. A primeira que podemos inferir é que Beto Richa mostra uma visão míope sobre a realidade social. Como se pessoas sem estudo superior não pudessem ser contestadoras ou insubordinadas.

Se fosse assim, as greves comandadas por Lula no ABC paulista – de 1978 para frente – nunca teriam acontecido. E a história moderna de nosso país seria bem diferente.

E o que é mais grave: sua fala indica uma realidade ou um desejo de que a corporação atenda ordens cegamente, sem autonomia.

O governador do Paraná poderia ter defendido a falta de necessidade de diploma para ser policial militar, mas com outros argumentos. Argumentos mais lúcidos. [GazetaDoPovo, dica de Diego Willrich]

Vote: 1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars

28 comentários

  • luciana:

    Na Câmara de vereadores de Curitiba, existe uma grande quadrilha de mafiosos, a grande maioria com curso de nível superior. Acho que o que o governador não quer é a concorrência.

  • Wilson Queiroga:

    Deveríamos exigir tanto de PMs assim com de políticos,não curso superior e sim ÉTICA E MORALIDADE pois a maioria dos políticos tem curso superior e assaltam o erário público na maior cara de pau ! Antes da educação,tenham ÉTICA !

  • Rui Barbosa:

    Meu amigo,na visão dele quanto mais “inculto” melhor.
    Este cidadão se não estiver enganado é um Engº Cívil.
    Mas, lembre voce que este é o estilo PSDB.
    TANTO É QUE O Exmo. Sr. governador , acabou com um aulão de pré- vestibular na Tv estatal local, chamava-se EUREKA.

  • claudemir bento:

    Sr. Governador do Estado Parana, nosso paiz tem solução, apenas as autoridades que mandam nesse paiz, como Sr. tambem, ajão como patriotas e pensem no bem comum e não em vcs. proprios.Investindo na educação e na saude, que resto será apenas consequencias. E não fazerem como sr. esta fazendo, “”policial não deve ter ensino superior pois o torna insubordinado””. Tambem apenas preparem melhor seus oficias nas academias, para que possam darem ordens coerentes e inteligentes, e antes de mais nada, aprenderem a ser lideres e respeitados pelos seus subordinados. Falou??

  • Renildo de Araújo:

    Eu discordo totalmente do governador o policial militar pode e deve ter níveo superior ter formação em ética em direito civil penal em ralacionamento humano em psicologia em psiquiatria para entender melhor o ser humano e cometer menos violência ou desvio de conduta ou abuso de autoridade etc …

  • gmjoao43:

    estou a favor do governador. curso superior atualmente só para filhinhos de papai. já existem um monte de aspirantes apoiados por papai e mais alguém. como é que um pobre polícial, com família pra sustentar vai galgar um posto de oficial e ter que fazer curso superior para tal? tirar dinheiro pra pagar milão na universidade, não é pra qualquer um. discordo do post de um colega, acima. existe gente boa na polícia, sim. se for generalizar para morrer todos, vamos começar por Brasília.

    • Jonatas:

      Eu fiz um curso superior em tecnologia gratuito cujo único custo foi de 40 reais na inscrição. Claro que infelizmente nem todos os Estados brasileiros oferecem oportunidades como os do Centro Sul, no meu caso o Rio Grande do Sul, mas isso não é pretexto para que qualquer um sem nenhuma instrução mínima consiga exercer uma profissão tão vital quanto a segurança pública.

    • Marcelo Ribeiro:

      Hoje em dia no Brasil tem muito estímulo a educação e mil maneiras de conseguir crédito fácil e barato, praticamente só não faz curso superior quem não quer.

    • Rochester:

      Não concordo de maneira nenhuma com esse discurso. Tudo bem que existem vários tipos de dificuldades que possam impossibilitar a conclusão do ensino superior, mas dizer que só filhinho de papai que consegue estudar já está há muito ultrapassado. Minha família mesmo sempre passou por dificuldades financeiras e nem por isso deixamos os estudo de lado, mesmo ganhando muito pouco.
      Frase de Derek Bok:”Se você acha a educação cara experimente a ignorância”

  • Vielmond:

    O diploma de ensino superior “deveria” dar conhecimentos e “habilidades” que justifiquem um retorno financeiro compatível com o investimento (a educação é um investimento) e, um nível social diferente……. é o outro lado da moeda (discutível segundo a visão de cada um) . Conheço (nos conhecemos) anaifabetas com mente de doutor e doutores com mente de mentecaptos. Napoléon disse que o fundamento da sociedade é a desigualdade. Acredito que assim seja e ,sobretudo, que o diploma não muda esse fato. Acrescento que não vejo a desigualdade como fator de inferioridade. As peças do puzzle são diferentes mas quando encaixadas formam uma imagem. (consultor e 33 anos de magistério universitário ).

  • Jonatas:

    A educação e a ética são a base de tudo, e devia ser da segurança pública também.
    Hoje em dia qualquer valentão bruto de intelecto discutível pode botar uma farda e ter esse poder nas mãos, o resultado só pode ser desastroso, e todos os dias acontece e é notificado por todo o Brasil, abuso de autoridade. Antes de diploma, o que devia haver também é um treinamento psicológico exigente e disciplinas de ética também fortemente focadas, porque formação e diplomas sozinhos não definem um caráter.

  • Reginaldo Marcilon:

    A frase abaixo com certeza veio de alguém que não entende nada do funcionamento militar. Sugiro que as opiniões partam de pessoas com o mínimo de informação, evitando se expor ao ridículo aos olhos de quem entende um pouquinho mais:

    “E o que é mais grave: sua fala indica uma realidade ou um desejo de que a corporação atenda ordens cegamente, sem autonomia.”

    Essa é exatamente a essência de um comando. Se alguém quer questionar algo, pode fazê-lo dentro de uma sala de aula de filosofia ou de política. O militar pode pensar e até deve, pois tem de saber separar o que é absurdo do que não é. O que ele não pode é ficar divagando no momento em que uma ordem superior é dada, pensando se deve ou não cumprir. Se ele fizer isso, pode estar pondo em risco a vida de muitas pessoas.

    • rogerin PH02:

      Reginaldo

      on irony…

      No futuro não muito distante(eu acho) os Ciborgues sarão a lei.
      serão “maquinas” controladas pelos governos, uma corporação que atendera ordens cegamente (muito mais eficaz contra golpes militar, greves, manifestadões populares,etc e etc), colocando a sociedade nos eixos (a final o “comando” sabe o que é bom para cada um de nós e não precisa ser questionado de forma alguma).
      Mas enquanto isso ainda é inviável, a seleção (de soldados) se dará pelo método convencional. ( homens em um emprego publico ganhado mau, sem personalidade e não questionadores do certo e/ou errado, que nem sabem de que lado estão)

      “É necessária uma certa dose de estupidez para se fazer um bom soldado.”
      Florence Nightingale.

    • Glauco Ramalho:

      Esse é filho de militar com certeza. Seguir ordens é dever de todo soldado, mas não seguir qualquer ordem! Esses policiais além de se corromperem por qq quantia, não pensam duas vezes antes de humilhar, bater e até matar cidadão pobre e desarmado que tá andando na rua.

      Gosto daquela frase do Aquiles ao seu primo Patroclus, explicando-lhe essa questão: “O soldado deve seguir as ordens de seu comandante, mas não de um comandante idiota!”

    • CWagner:

      E quando as ordens põem em risco vidas alheias?
      E quando lhes é oferecido uma propina?

      Será que nesses casos, uma consciência maior de sociedade, que a dita formação superior propicia, não seria útil?

      Porque será que querem nossos policiais sempre truculentos e obedientes?

      Como diz nas música do S.O.D.:

      “Why don’t presidents fight the war?
      Why do they always send the poor?”

      “Por que os presidentes não lutam a guerra?
      Por que eles sempre mandam os pobres?”

      Seria essa a vontade dos coronéis? Colocar ignorantes contra ignorantes. Os ignorantes que não tem educação, esporte, lazer e cultura e acham que a única saída é a violência e o crime contra ignorantes obedientes que protejem seus mestres. Não. Não falo da população, mas dos que os colocam nos altos cargos das corporações, que os deixam ganhar diárias sem viagens, gratificações sem justificativas…

      Querem deixar que apenas seus filhos, sobrinhos e netos “formados” planejando em como proteger os filhos, sobrinhos e netos dos que mandam na sociedade de hoje contra rebeliões de famintos, drogados e analfabetos funcionais. Aqueles que sabem o suficiente para obedecer e voltar para o serviço no dia seguintes, sem tempo, vontade e auto-estima para aprender algo que quebre as algemas da escravidão moderna.

  • Wesley Leandro:

    Esse tipo de pensamento não é novidade entre os politicos, na verdade é quase uma regra entre eles, e não é só com policiais não, porque do jeito que eles tratam a educação no brasil, parece que o objetivo é criar uma população facilmente manipulavel.

  • Glauco Ramalho:

    Prá mim não deveriam existir e ponto final. São uns brutos que só servem aos interesses dos mais ricos.

    • Jonatas:

      Certamente, concordo plenamente.

    • gmjoao43:

      meu amigo, pode ser que alguns policiais sejam brutos, de fato. mas diante da anarquia que existe hoje no mundo, imagine se não existisse polícia? concordo que a polícia tem que, e deve, agir com educação. mas em uma maldita cracolandia, administrada por patrões poderosos, que tem curso superior, comprado as vezes, como não ser bruto? infelizmente é assim.

    • Jonatas:

      No morro do Alemão tentaram por anos de brutalidade policial resolver a questão, sem sucesso. Mas quando entrou a inteligência militar no jogo, a solução foi um verdadeiro passeio.

    • Glauco Ramalho:

      A polícia é importantíssima, até nos monastérios lamaístas do Tibet onde só existem monges eles existiam. O problema é a polícia militar brasileira.

      E cracolândia não é lugar de polícia bruta, é local de assistência psicológica. A polícia deve ir atrás dos bandidos que trazem as drogas, não de viciados!

    • Marcelo Ribeiro:

      Prefere ficar na mão da polícia civil? Ao menos os corruptos tentam esconder suas atividades inescrupulosas na PM.

    • Glauco Ramalho:

      Prefiro. Militares não deveriam lidar com civis.

  • Sr. Quintela:

    Estamos no séc. XXI e ainda temos “líderes” que insistem em pensar com tamanha miopia! Na greve dos policiais civis da Bahia li num jornal que a atual policia foi criada para servir a elite, parece teoria da conspiração mas depois de tal depoimento vimos que não é! O PSDB partido da elite, da massa cheirosa, dos intelectuais e poderosos do Brasil revelam que é isso que eles pensam! O judiciário corrupto e uma policia igualmente corrupta e submissa é a receita para manter o status quo da elite que desde a eleição do metalúrgico perde espaço. Lembro que foi o metalúrgico que mais investiu em politicas sociais e educacionais em TODA história da república. Acredito que se as policias “estaduais” fossem “federais” a coisa estaria de outra maneira. Marcelo Deda, PT Sergipe, paga ao policial sergipano, o segundo maior salário do Brasil. Algumas dezenas de reais a menos que o Distrito Federal (Brasília). A policia Sergipana já avisou que o próximo concurso vai cobrar nível superior! Alias, com o salário de R$ 5.000,00 os aprovados virão de toda parte do Brasil e com certeza virão com o “canudo” de baixo do braço! Espero que os paranaenses escolha melhor seu representante.

  • Cenair Maica da Silva Silva:

    é por declarações reacionarias como esta,que podemos captar o interesse de nossos representantes,que aliás devemos escolher com olhos de lupa nas eleições,tem da educação.Enquanto nos países ditos “Tigres Asiáticos”o investimento em educação foi maciço,aqui ainda é visto como despesas,aliás com a saúde idem,segurança?Se vê sim,nas Ass.Legisl.,Tribunais de Justiça,Fóruns(onde atuam até como guardas de transito)Min.Público,Tribunal de Contas,Palácio do Governo?Lá os P.Militares tem aos montes.Acaso estes órgãos não tem verbas de custeio?E nós?Ora que paguemos para as empresa privadas que oferecem “segurança”….

  • Chuck Norris®:

    Estou gostando do trabalho dele como governador. O Roberto Requião só disse mentiras e não fez nada.
    Só que neste comentário realmente ele foi infeliz.

    • Jonatas:

      É sempre importante conhecer todos os lados da história, porque para apontar o dedo sempre tem gente. Qualquer um pode ser infeliz numa declaração, principalmente profissionais públicos, não é fácil. Se se olhasse só pelas gafes o Lula não teria sido o presidente de alta aprovação que foi.

    • Valdeir:

      Não concordo, para mim o Requião foi o melhor governador que o Paraná e o Brasil já teve. Ele lutou contra muito poder inescrupuloso multinacional como a Monsanto (procure no youtube: O veneno está na mesa).
      Lutou contra os pedágios que foram obras do governo anterior a ele, e agora com esse atual governador então vão botar pedágio até entre a sala e o quarto da casa da gente.
      Lutou contra as trangênicos. Até criou portos para soja não trangênicas, mas a nossa justiça está comprada por americanos.
      ]
      Mas sabe como é que é né. O Brasil não é para brasileiro, é para americano se esbaldar, pois eles controlam tudo aqui. Controlam a mídia, controlam nossos pensamentos. Tanto que é que o código florestal mais devasto foi aprovado no legislativo e está em vias de ser sancionado.
      Com esse código, exterminaremos milhares de vidas de plantas e animais que poderiam no futuro representar riquezas com remédios. Mas como o gênesis determinou:
      Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; e domine sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre o gado, e sobre toda a terra, e sobre todo o réptil que se move sobre a terra.
      (Gênesis 1:26) especialmente para vc que acredita em Deus.
      Mas domine e não extermine tudo. E onde o PSDB passa só sobram dívidas e tercerização, e destruíção.
      Olha a PM interrogando e agredindo alunos da USP, fora daqueles casos da mídia. É o cúmulo, só podia ser num governo do PSDB. Vão acabar com toda a liberdade da população se expressar.
      http://www.youtube.com/watch?v=iNAolrMSioU

Deixe seu comentário!