Porque o estresse leva à perda de cabelo

Por , em 23.10.2011

A americana Tyra Banks, modelo e atriz famosa nos EUA, além de magnata, acaba de adicionar “escritora de ficção” e “autora de best-sellers” a sua lista sempre crescente de realizações.

Mas escrever um livro enquanto gerencia uma indústria multimilionária de moda, beleza e entretenimento supostamente fez
Tyra perder algo precioso: seu couro cabeludo.

Perder o cabelo – seja uma situação temporária ou permanente – é difícil de lidar, mesmo para as mais belas e ricas entre nós. E o motivo para tanto é bem comum: estresse.

“Escrever um livro pode definitivamente ser um fator de estresse que pode levar à perda de cabelo, ou alopecia”, diz Orr Barak, um dermatologista americano.

Mas em mulheres com perda de cabelo, os médicos também têm que descartar se o estressor é um problema da tireoide ou baixos níveis de ferro. “Mas esses fatores raramente são as causas. É mais comumente um estressor emocional, como o que houve com Tyra”, ressalta.

Barak suspeita que a modelo tenha “eflúvio telógeno”, uma espécie de perda de cabelo induzida por estresse. Ainda assim, precisamos ir à raiz do problema: por que o estresse faz nosso cabelo cair?

Barak explica que um cabelo normal gasta 80 a 90% de seu tempo na fase de crescimento, conhecido como anágena, e 10 a 20% do seu tempo na fase de repouso, ou telógena. Uma exceção a isso é a gravidez, quando o ciclo do cabelo aumenta para 100% anágena, ou crescimento.

“Quando o corpo sofre estresse, o folículo piloso é afetado e um novo equilíbrio é definido para o ciclo do cabelo”, fala Barak.

A taxa pode cair para 60% do seu tempo no ciclo de crescimento e 40% na fase de repouso, por exemplo. Esta mudança faz com que mais cabelo caia, e você o encontra mais em sua escova ou no ralo do chuveiro.

Felizmente, perder mais cabelo do que o normal é muitas vezes temporário. “Quando o corpo se recupera do estresse, o cabelo volta ao seu ciclo normal de 80 a 90% de proporção de crescimento”, observa Barak.

Cuidado, hein? Não perca seus cabelos com seus problemas.[MSN]

Vote: 1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars

9 comentários

  • ANA ANGELICA OLIVEIRA:

    Essa semana de Natal meu cabeleireiro descobriu uma considerável parte do meu couro cabeludo sem cabelo! Estou desesperada e muito triste

  • jane:

    Verdade isto mesmo, eu quando to estressada, cabeleira fica no ralo de monte.
    Ai é tomar vitamina, descansar a cabeça, q volta ao normal.

  • valquiria:

    por isso eu digo:nao vos preocupeis com o dia de amanha,pois o dia de hoje tem suas proicupaçoes proprias,viva a vida sem stres…

  • Carlos:

    Eu NÃO perco mais nenhum cabelo !!

    Todos os que caem são cuidadosamente guardados numa caixinha.
    .

  • SOU PAULISTA MEEEU:

    se ela milionaria fica estressada escrevendo um livro e perde cabelo imagina eu que trabalho de seg a sabado das 08:00 as 18:00 ganho 900.00 reais entao eu deveria estar careca ate no suvaco a poupem-me please queria ver ela viver do SUS aqui no brasil

  • Elizabeth:

    Já ouvi falar de pessoas que perderam cabelos com estresse, mas foi a única vez que soube de alguém que perdeu o couro cabeludo por estresse.

    • none:

      kkkkkkkkk.. Pois é… essas traduções mal feitas são assim mesmo.

  • LEILA DAMASIO:

    ACONTECEU COMIGO…COM TRATAMENTOS CONTINUOS DE INFILTRAÇOES COM DECADRON NO COURO CABELUDO,E LOÇÕES… DR VITOR SÉRGIO DERMATOLOGISTA MEU MÉDICO QUE GRAÇAS A ELE ESTOU COM CABELO RECUPERADO E EM CRESCIMENTO…MAS NÃO É FACIL!!!MAS SUPERÁVEIS.BH-MG

  • Flor de Lis:

    Uma amiga passou por uma situação de estresse muito forte há cerca de um ano e ainda não se recuperou totalmente da perda do cabelo…isso mexeu com a autoestima dela.

Deixe seu comentário!