Porque onças são pintadas e outros grandes felinos não?

Por , em 20.10.2010

Onças e leopardos têm seu pêlo todo pintado – e isso não acontece, obviamente, para atrair a caça ilegal. A sugestão mais aceita pelo motivo do pelo pintado dos bichos é que, com ele, é mais fácil se camuflar para conseguir atacar suas presas mais facilmente, entre árvores e florestas cheias de sombras.

Mas então porque o puma, leões e outros grandes felinos também não apresentam a “estampa”?

Pesquisadores da Universidade de Bristol desenvolveram um modelo matemático que parece ligar a existência (ou não) de manchas no pêlo dos felinos com seus hábitos. O modelo sugere que, quanto mais denso é o habitat do bicho, maiores são as chances deles apresentarem os padrões em seus pêlos – isso explicaria o caso da nossa onça e da jaguatirica, por exemplo. Os bichos que habitam planícies, como leões e pumas, que tem uma vegetação mais baixa ou apresentam o pêlo liso ou com manchas muito pequenas.

A análise mostra como os bichos se adaptam para seus ambientes e que essa adaptação pode acontecer muito rápido.

Basicamente, isso explica porque existem leopardos negros (que seriam as panteras negras) e não existem leões ou chitas de pelagem tão escura. Os leopardos vivem em uma enorme variedade de habitats, e, sendo assim,  teriam uma variedade de coloração maior do que os leões ou chitas.

No entanto ainda há muitas questões a serem respondidas – por exemplo, porque os tigres são a única espécie a apresentar listras? Já foi sugerido que as listras da zebra, na verdade, não servem de camuflagem, mas sim de repelente para insetos. [MSNBC]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (1 votos, média: 5,00 de 5)

13 comentários

  • Joner Vonus Yantufucker:

    Troll

    Aposto que voce não perdeu nem um segundo pra saber na net o que significa seu nick.
    Uma ajuda ao amigo iniciante: Um troll , na gíria da internet, designa uma pessoa cujo comportamento tende sistematicamente a desestabilizar uma discussão.
    Se voce tivesse um pouco de imaginação poderia ser realmente um TROLL e não um fake troll cintista.

  • Laboceta:

    na verdade quando as onças femeas viram que a coisa tava ficando preta, resolveram aproveitar a situação e camuflar com pintas pretas pra se adequar ao ambiente e sistema do mundo animal de um comendo o outro…nossaaaa meu…coisa de loko isso viu

  • Jose51:

    Este povo desta Universidade não tem nada mais importante para pesquisar????

  • TROLL:

    Joner Vonus Yantufucker

    aposto que você ficou uma manhã inteira pensando em uma asneira pra falar, o que deu certo, pois essa realmente não tem tamanho !
    Porque você não procura algum outro lugar pra fazer suas piadinhas sem graça já que aqui é um forum sobre ciência e tecnologia.

    Att.

  • Joner Vonus Yantufucker:

    Na realidade o grande problema acontece qdo vão pintar os urubus. A onça, curiosa como todo felino, fica observando a pintura dos urubus e acaba se manchando de preto.

  • Marina:

    Ederson, acho que com a gramática “emburrecida” agora é pelo, sem acento mesmo. Mas antes dessa palhaçada tinha sim.

  • claudemir da silva:

    na verdade são formas de camuflagem cada um no seu habitar diferentes

  • Jorginho:

    Onças não são pintadas! Elas nascem com pintas. kkkkkk
    (Sem graça!)

  • e aí?:

    as zebras são brancas com listras negras,porque a barriga é branca.

  • Felipe:

    Pô essa universidade está limitada hein !!!

    e ótima observação do Ninja!

  • Ederson:

    Afinal: é pelo, ou pêlo!?

  • Valkyria:

    ->COMPROVAÇÃO DO ÓBVIO <-

  • Ninja:

    As listras das zebra ajudam a quebrar a silhueta do animal quando ele se mistura com os outros. Isso dificulta a focalização do predador em um indivíduo na hora do ataque, causa um atraso no início da perseguição e aumenta as chances de fuga da presa.

Deixe seu comentário!