Seja tomando ou comendo algo gelado muito rápido, todos já passamos pela sensação de “congelamento do cérebro”. Essa sensação universal de dor de cabeça se dá pelo contado com o céu da boca (palato duro, na terminologia científica).
Contudo, cientistas ainda estão longe de conseguir explicar esse fenômeno. Ao que tudo indica, como pessoas que sofrem de enxaqueca têm mais pré-disposição a passar pelo congelamento de cérebro, essa sensação pode compartilhar um mecanismo comum com outros tipos de dor de cabeça.
Segundo pesquisadores da Universidade de Harvard, da Universidade Nacional da Irlanda e do Sistema Público de Saúde de Nova Jersey, Estados Unidos, a relação reside nas mudanças locais do fluxo sanguíneo cerebral.
Ao induzir o congelamento do cérebro em voluntários e estudar o fluxo sanguíneo no cérebro, os pesquisadores descobriram que a dor de cabeça repentina parece ser causada por um aumento abrupto no fluxo de sangue da artéria cerebral anterior.
Essa descoberta pode levar ao desenvolvimento de novos tratamentos para uma ampla variedade de tipos de dor de cabeça. [MedicalDaily, Foto]