Guarde seu boletim do pré para anexar no seu currículo futuramente. Segundo uma nova pesquisa, seu desempenho inicial pode se tornar uma grande vantagem profissional mais tarde.
Linda Pagani, professora e pesquisadora da Universidade de Montreal, descobriu que a capacidade de atenção das crianças durante a infância é capaz de predizer com eficácia o desenvolvimento de suas habilidades relacionadas ao trabalho futuramente.
Pagani explica que, em psicologia infantil, isso é chamado de evolução de desenvolvimento de habilidades orientadas para o trabalho, que começa na infância e vai até a idade adulta.
Crianças que tendem a trabalhar de forma autônoma e em harmonia com colegas de classe, com bom autocontrole e confiança, e que seguem ordens e direções, são mais propensas a continuar tais comportamentos produtivos no local de trabalho mais tarde.
“Para as crianças, a sala de aula é o local de trabalho, e é por isso que comportamentos produtivos de tarefas orientadas, nesse contexto, se traduz mais tarde no mercado de trabalho”, disse Pagani.
A pesquisa analisou classes de jardim de infância nos bairros mais pobres de Montreal. Os professores dos alunos usaram uma escala observacional para pontuá-los em suas habilidades de atenção, que eventualmente foram utilizadas para determinar o nível de envolvimento do aluno em sala de aula.
Especificamente, o estudo descobriu que meninos, crianças agressivas e crianças com menos habilidades cognitivas no jardim de infância eram muito mais propensos a ter participação baixa em sala de aula.
“Nossas descobertas apontam para a necessidade de uma identificação precoce e tratamento dos problemas de atenção”, disse Pagani. “Abordagens para reforçar habilidades de atenção no jardim de infância podem se tornar um caminho estável e produtivo para a aprendizagem”, finaliza.[LiveScience]