Ícone do site HypeScience

Prêmios Nobel: Nobel de Literatura vai para Mario Vargas Llosa

O Nobel de Literatura desse ano foi para um sul-americano, o peruano Mário Vargas Llosa. Seu trabalho é famoso por retratar a corrupção e a vida política da América Latina.

Segundo a Academia Sueca, Llosa faz um verdadeiro mapeamento das estruturas de poder e retrata a resistência, a revolta e a derrota dos indivíduos submetidos a ela.

Vargas Llosa é um dos mais famosos escritores de língua espanhola, considerado tão influente como seu contemporâneo Gabriel Garcia Márquez (que ganhou o prêmio Nobel em 1982, o último escritor da América Latina a conseguir a honraria até então).

Llosa, de 74 anos, é autor de mais de 30 trabalhos, incluindo os famosos “A Guerra do Fim do Mundo” (1981) e “A festa do Bode” (2000). Ele concorreu à presidência do Peru em 1990 e desde então virou um ativista político.

Segundo Llosa, é dever do escritor questionar a vida real – por 300 anos os romances foram proibidos na América Latina e, de acordo com o laureado, os políticos que fizeram a proibição sabiam muito bem as conseqüências que a ficção pode ter em uma pessoa, em seu espírito.

Nascido em 1936, Llosa descobriu que queria ser escritor ainda pequeno, quando se entretinha com as aventuras escritas por Júlio Verne. Já mais velho, viveu na Europa, como muitos escritores latinos, e lá começou sua carreira.

Atualmente ele ensina literatura latina na Universidade de Princeton (EUA). [NY Times]

Sair da versão mobile