Ícone do site HypeScience

Professores sofrem cada vez mais violências nas escolas

Não são apenas os alunos que são vítimas de crimes nas escolas, inclusive os professores são o alvo de violência e furtos nas escolas de todo o mundo.

Alunos agredindo e ameaçando professores nas escolas é um fato cada vez mais comum pelo Brasil. O medo dos professores inibe as denúncias.

Além das dificuldades pessoais causadas pela violência, os professores que se preocupam com a sua segurança podem ter dificuldade em ensinar e também podem abandonar profissão, indicam estudos.

Alguns professores estão sob maior risco de se tornarem vítimas. Nos EUA professores homens têm o dobro de chance de serem vítimas de crimes violentos e aqueles que ensinam jovens que estão no final do primeiro grau e durante o segundo grau também correm maior risco. Professores de escolas situadas em áreas urbanas também possuem maior risco.

Algumas vezes a agressão é moral ou psicológica com ameaças de violência, ofensas ou até humilhação pública através de sites de redes sociais como o Orkut.

Em alguns casos professores processaram a família do adolescente por danos morais e ganharam indenizações que ficam entre R$ 15 mil e R$ 31 mil. [IES, Fantástico]

Sair da versão mobile