Ícone do site HypeScience

Próteses controladas por ondas cerebrais serão testadas em humanos

Um avanço revolucionário nas próteses de membros nos tornará capazes de controlá-los usando o cérebro – como nossos braços ou pernas naturais. Cientistas do Laboratório de Física Aplicada John Hopkins e da Agência de Projetos de Defesa Avançada (Darpa), nos Estados Unidos, se uniram para criar a Prótese de Membro Modular (na sigla em inglês, MPL) com interface para o cérebro.

O membro em questão (seja uma perna ou um braço) é controlado por cursores de computador implantados no cérebro do usuário, e pode até mesmo simular o toque, fazendo com que estímulos sejam enviados do membro até o córtex sensorial.

Nos próximos dois anos, o protótipo deverá ser testado em humanos e os cientistas irão averiguar se ele realmente é prático e de aparência mais natural, podendo ser controlado pelos pensamentos do usuário.

O MPL tem 22 graus diferentes de movimento e permite que seus dedos sejam controlados de forma independente. Seu peso também é similar ao de um braço ou de uma perna humana.

A MPL é a primeira prótese que pode ser usada por pacientes que tenham sofrido lesões na espinha, já que se conecta diretamente no cérebro. Resta saber como é feito o implante dos sensores na cabeça dos usuários. [DailyTech]

Sair da versão mobile