Qual é o vulcão mais ativo do planeta?

Por , em 4.11.2010

Você deve ter ouvido falar do Monte Merapi, na Indonésia, que teve dez erupções desde 26 de outubro e a sua maior explosão, no dia 3 de novembro, fez com que habitantes locais precisassem ser transferidos.

Mas, apesar da atividade do Monte Merapi recente, ele ainda não é o vulcão mais ativo do planeta. O recorde pertence ao Monte Yasur, que fica na Ilha Tana, no arquipélago de Vanuatu, no Oceano Pacífico.

O Yasur está mantendo uma taxa constante de erupções nos últimos 111 anos, normalmente o intervalo das erupções não passa de cinco minutos. Pode parecer muito e você pode até imaginar como que um fenômeno assim ainda não aniquilou populações inteiras – mas as erupções são classificadas como “vulcanianas”, o que significa que sua magnitude é pequena.

Ele é um dos muitos vulcões do “Anel de Fogo do Pacífico” e está a 361 metros acima do oceano. A sua mais recente erupção expeliu uma nuvem de fumaça que se estendeu por 340 quilômetros quadrados. [Life’s little mysteries]

• Barbosa:

Vale destacar também o Vulcão Erebus na Antártida e o Mousa Ali na tríplice fronteira entre a Etiópia, Eritréia e Djibuti… Ambos estão ativos frequentemente a muito tempo e estão localizados em locais de contrastes distintos: o primeiro situado num verdadeiro “inferno” em pleno deserto próximo do Chifre da África e o segundo é outro “inferno” ativo no continente mais gelado do planeta… todos verdadeiros espetáculos da natureza…

Show de bola

• Davis:

Neste caso me parece q mais ativo é relativo, por exemplo o Kilauea que é dado como vulcão mais ativo não tem tantas erupções como o citado no texto, mas é o que mais expele lava

• vielmond:

Falando em vulcões, convém lembrar que há 300 mlhões de anos (segundo pesquisas da estação russa Vostok na antárctica) erupções volcánicas destruiram quase tudo que era vivo em nosso planeta…….e nossa “civilização” começou há apenas 30 000 anos! (historicamente 10 000 anos). Estamos no fim de uma era interglaciária (mais ou menos, cerca de 2000 anos) e depois ??? Provavelmente não sobrará ninguém para contar a história!