Qual foi o maior animal voador que já existiu?

Por , em 12.11.2012

O animal retratado na foto acima, como dá para perceber, era basicamente enorme. Estamos falando de Quetzalcoatlus, um pterossauro com uma envergadura de até 15 metros: a maior criatura voadora de todos os tempos.

Ele é o último pterossauro conhecido que sobreviveu na América do Norte até o fim do período Cretáceo (84 a 65 milhões de anos).

Seu nome estranho vem do deus asteca, uma serpente alada com penas, Quetzalcoatl. O dinossauro foi nomeado por Douglas Lawson, o primeiro a encontrar seus restos no Parque Nacional Big Bend, no Texas (EUA).

Vida

O esqueleto do animal indica que ele provavelmente não pesava mais de 100 quilos. Seu pescoço era extremamente longo, suas mandíbulas eram desdentadas e sua cabeça era coberta por uma crista longa.

Essas características principais levam a crer que Quetzalcoatlus pertencia à família Azhdarchidae, de pterossauros sem dentes, e foi o maior animal alado da história geológica da Terra. Antes dele, o recorde de envergadura para um animal com asas pertencia ao Pteranodon, outro pterossauro, com cerca de 10 metros.

Ao contrário de outros fósseis de pterossauro, os restos de Quetzalcoatlus não foram encontrados em estratos marinhos, e sim na areia e no lodo de planícies de rios inundados. Isso tem levantado questões sobre como ele viveu.

Ele certamente era capaz de cobrir grandes distâncias planando. Isso, juntamente com seu longo pescoço, levou à ideia de que viveu como um abutre, se alimentando de cadáveres de dinossauros mortos.

Porém, alguns paleontólogos, notando as mandíbulas delgadas sem dentes, sugerem que o pássaro sondava o chão à procura de moluscos e crustáceos. Outros pensam que ele voava baixo sobre os mares, para arrancar peixes da superfície.

Análises de anatomia até sugerem que Quetzalcoatlus pode ter levado uma existência completamente terrestre, perseguindo suas presas em duas pernas como as aves de rapina contemporâneas e tiranossauros do final do período Cretáceo.

O fato é que os paleontólogos ainda estão tentando juntar as peças para saber exatamente como Quetzalcoatlus viveu.

No geral, é mais aceito que, se ele realmente voava, o animal deslizava e não batia asas, pois seu tamanho e presumido metabolismo de sangue frio provavelmente teriam sido uma impossibilidade anatômica.

Há paleontólogos que acreditam que o pterossauro Hatzegopteryx, da Europa, pode ter sido ainda maior do que o Quetzalcoatlus, mas restos fósseis limitados tornam uma confirmação difícil.[Dinosaurs, Wikipedia, ABC, Hype]

5 comentários

  • Foxy:

    Prova que dragões podem existir.

    • Ciencia:

      Desculpa , mas receio dizer que dragoes fazem parte da religião Católica .Na época ao achar esqueletos gigantes de Dinossauros na terra causava muito impacto com base nisso a religião sem informação para tentar desvendar isso sub julgou de que aquele gigantescos esqueletos com asas eram dragoes .

  • Heberson Menezes:

    Pterossauros não são dinossauros, são répteis arcossauromorfos, mas não dinossauros.

  • Henrique Telles Dos Santos:

    boa matéria eu já conhecia o Quetzalcoatlus

  • Dario Ferreira:

    Há um erro no texto, pterossauros não eram dinossauros, e sim répteis!

Deixe seu comentário!