Quanto mais você mente, mais fácil fica

Por , em 10.02.2011

Para o nosso cérebro, é mais fácil dizer a verdade do que mentir. Quando contamos uma história falsa, nossos neurônios se tornam muito mais ativos, particularmente no córtex pré-frontal, o que sugere que a mentira exige inibição e maior controle cognitivo.

Porém, um estudo realizado pela Universidade de Ghent, na Bélgica, afirma que a predominância da resposta verdadeira pode ser alterada de acordo com a frequência com que mentimos. Em resumo, mentir repetidamente pode superar a nossa tendência natural à veracidade.

Os pesquisadores analisaram três grupos de estudantes, que apresentaram um relatório escrito sobre suas atividades diárias e, em seguida, foram questionados sobre essas atividades. Eles estavam livres tanto para dizer a verdade quanto para mentir em suas respostas.

Intercaladas com essas questões pessoais, os cientistas faziam perguntas adicionais sobre um novo tópico. Exclusivamente para essas questões “de enchimento”, cada grupo de estudantes teve uma orientação diferente: um deles deveria sempre dizer as verdade, o segundo deveria sempre mentir, e o terceiro deveria intercalar verdade e mentira em igual medida.

Dessa forma, foi possível perceber que aqueles que mentiam com mais frequência se tornaram verdadeiros peritos. A diferença normal de tempo entre respostas verdadeiras ou enganosas sobre as questões pessoais desapareceu.

Os resultados levantam a possibilidade intrigante de que alguns meios para detectar mentiras podem ser relativamente ineficazes em mentirosos experientes, incluindo psicopatas. “Os testes no detector de mentiras são mais utilizados em suspeitos de crimes, os quais apresentam maiores taxas de características psicopatas do que outros indivíduos”, afirma o psicólogo Scott Lilienfeld.

Uma das soluções seria incluir perguntas simples nos testes para detecção de mentiras. Isso poderá extrair informações verdadeiras e, consequentemente, fortalecer a resposta do cérebro, tornando mais difícil para alguém mentir e aumentando a precisão dos testes. [NewScientist]

Vote: 1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars

14 comentários

  • João Cirino Gomes:

    Quem não sabe quem são os responsáveis pelo aumento da miséria, da injustiça social e da violência, neste país que deveria ser o melhor do mundo em todos os sentidos?
    Para dar uma merreca de aumento no salário mínimo, ficam confabulando eternidades! E antes que o trabalhador receba o salário com aumento, a inflação já o corroeu, pois o assalariado pagou mais caro por tudo!
    Não tem verbas para a saúde, não tem verbas para a educação, mas para presentearem nossos impostos a países de primeiro mundo tem, e tem verbas até para construir portos, rede de hotéis e estradas em Cuba!
    Tem verbas para fazer filmes e promoverem heróis de araque, tem para publicar suas biografias mentirosas, tem para aumentarem seus salários em mais de 60% da noite para o dia; mesmo, que a maioria deles estejam exercendo vários cargos simultâneos, tendo varias aposentadorias com salários principescos e cheios de mordomias!
    E como sabemos, só político brasileiro consegue estar em vários locais ao mesmo tempo, este é um procedimento de covarde e embusteiro!
    Mesmo assim, estes integrantes do crime organizado desviam, superfaturam, como no caso das cuecas recheadas, das meias, do superfaturamento até em merenda escolar, onde davam lixo para as crianças.
    Pobre que rouba é punido, político e seus parentes ladrões são gênios!
    Notem que depois de cada encenação em CPI, ninguém devolve um centavo do que rouba aos cofres públicos, ninguém é punido; e policiais corruptos e juízes são promovidos!
    Mas as cadeias continuam superlotadas dos três p; Pretos pobres e p..tas…
    E ainda tem quem fale em projetos felicidades, neste país de exploradores canalhas hipócritas e demagogos!Só pode ser inocência ou muita hipocrisia e demagogia!
    Devíamos mudar o slogan da bandeira Nacional!Ao invés de ser “Ordem e Progresso”; deveria ser> “Ordem aos Humildes, e Progresso aos demagogos, hipócritas e mentirosos!”.

    Depois de notar a natureza dos nossos representantes, passei a votar NULO e divulgar o voto NULO!
    Pois votar, é o mesmo que ajudar a eleger o carrasco menos pior, para me acorrentar, escravizar, aprisionar e colocar a corda em meu pescoço!

    Para se candidatar, os políticos deveriam se submeter a sina do pinóquio!
    Se isso um dia acontecer, alguns terão que andar de caminhões!
    Pois em automóveis será impossível transportar seus narigões!

  • igor:

    Everybody lies

  • Everton Carlos da Costa Cardoso:

    Nos comentários, a mentira sempre está relacionada com o que existe de mais ruim no mundo: Hitler, comunismo e políticos.

  • Elizabeth:

    Sempre tem um jeito de sacar uma mentira. Como diz no texto, perguntas ou comentários simples podem acabar desmascarando um mentiroso.
    Já testei com “mentirosos de carteirinha” e deu certo. Acabaram se enrolando e concordando que tinham dito aquilo que eu comentei que eles tinham dito.

  • gargwlas:

    essa conversa “dos politicos” enche o saco sempre

    ou acorda.. ele mente.. mas quem acreditou foi vc.. vc que colocou ele lá..

    acorda.. parem de colocar a culpa nos outros e procure o erro dentro de si mesmos.

  • Dihoni:

    Já dizia o marqueteiro de HITLER: Uma mentira contada 100 vezes, torna-se uma verdade

  • vielmond:

    MENTIRA : Um lema comunista sugere que da mentira repetida sempre sobra algo. Em verdade, os comunistas não são os únicos a usar desse estratagema.

  • clarice:

    tem cura????!!! pq é horrivel conviver com uma pessoa mentirosa.por mais que se “aprimorem” sempre subestimam alguém.
    No meu ponto de vista quem mente está sempre achando que os outros são “trouchas” e eles são o máximo!!!!!
    O Pior de tudo é que acabam vivendo e acreditando na própria mentira…..

  • Thiago Luiz:

    Esse é um caso onde uma mentira contada varias vezes, se torna verdade….!!!

  • Douglas Miranda:

    Eu sei mentir muito bem. Tô mentindo, sei não.

  • Eduardo Gomes:

    A sorte é que não fizeram essa pesquisa com os politicos aqui do Brasil,se não nunca iriam chegar a uma conclusão.

  • eduardo:

    Tenho um amigo q mente tanto q ele acredita nas próprias mentiras…

  • Leonslasher:

    Olha o Pinóquio em pessoa o/

  • ianna melo:

    Ah agora eu sei o por que de políticos mentirem tanto e ainda conseguirem ser eleitos!

Deixe seu comentário!