Ícone do site HypeScience

Quantos dados os seres humanos vão criar e armazenar em 2011?

Você já reparou na quantidade de novas informações que surgem no seu Facebook ou Twitter? Só nessas redes sociais, o número de novos dados criados e compartilhados é imenso. Acompanhar tudo é uma tarefa humanamente impossível. Com tantos novos dados produzidos e compartilhados, fica difícil visualizar a quantidade de informações que circulam.

Só neste ano, 1,8 zettabytes (ZB) de informações serão criadas e compartilhadas – número que dobra a cada dois anos, de acordo com um estudo recente. Para se ter uma ideia do que isso significa, podemos conectar esse número com objetos próximos de nosso cotidiano.

Para armazenar 1,8 ZB de dados, seriam necessários 57,5 bilhões de iPads de 32 GB. Quanto custaria isso? 53 trilhões de reais, o equivalente ao PIB dos Estados Unidos, Japão, China, Alemanha, França, Reino Unido e Itália juntos. Tudo isso apenas com os dados que vamos criar este ano.

Abaixo, confira mais algumas comparações para ajudar você a encontrar sentido no gigantesco volume de 1,8 ZB. Eles equivaleriam a:

• Todas as pessoas dos Estados Unidos escrevendo três tweets por minuto, o que daria 4.320 tweets por dia. Isso por 26.976 anos, sem parar.

• Mais de 200 bilhões de filmes em HD com duas horas de duração. Uma pessoa demoraria 47 milhões de anos para assistir todos esses filmes.

• Com 57,5 bilhões de iPads, número que seria necessário para armazenar 1,8 ZB de informações, seria possível construir uma montanha 25 vezes mais alta do que o Monte Fuji, no Japão.[Mashable]

Sair da versão mobile