Quatro segundos são suficientes para criar um silêncio constrangedor

Por , em 13.02.2011

Aquele estranho momento em que você conta uma piada e todos os seus amigos ficam em silêncio. Um psicólogo holandês acredita ter descoberto exatamente o que torna essas interrupções entre as conversas tão terrivelmente incômodas: eles trazem à tona profundos e primitivos medos de aceitação e de pertencimento social.

O estudo envolveu 162 estudantes universitários, divididos em dois grupos. Cada um assistiu uma de duas versões de um videoclipe, no qual três mulheres conversavam sobre relacionamentos. Os participantes deveriam se imaginar como uma das personagens do vídeo, chamada Linda.

O clipe mostrava as três garotas conversando, até o momento em que Linda mencionava que todos os professores que mantinham relações sexuais com alunos deveriam ser despedidos imediatamente. Constrangedor, não? Os personagens então suavemente dirigiam a conversa para um assunto não diretamente relacionado com a fala de Linda, sem retornar a esse tema até o final do vídeo.

Em uma das duas versões do vídeo, no entanto, as palavras de Linda eram seguidas por quatro segundos de silêncio, enquanto na outra edição a conversa continuava sem nenhuma interrupção. Ao responder como se sentiam na pele de Linda, os voluntários que assistiram a versão com o silêncio constrangedor relataram mais emoções negativas, como rejeição, baixa auto-estima e menos sentimento de pertença, do que aquelas que viram o vídeo sem nenhuma interrupção na conversa.

Porém, os pesquisadores não recomendam preencher todo e qualquer silêncio em uma conversa. Ao invés disso, eles sugerem tentar identificar o que causou a interrupção – um desentendimento? Uma declaração polêmica? – e lembrar que as pessoas que presenciaram o momento estão se sentindo tão desconfortáveis quanto você. Afinal, situações embaraçosas acontecem com todo mundo. [msnbc]

7 comentários

  • Realino:

    Eu passo por isso o tempo todo(quando estou em contato com meu semelhante).Eu imagino que o problema não sou eu comentar assuntos polêmicos,e sim,as pessoas que pode imagir como o colega ai de cima que o assunto está sendo dirigido indiretamente a algum presente ou até a mim mesmo indiretamente. De qualquer forma todos que pensam assim estão totalmente enganados em seu julgamento. Devido que a primicia da democracia diz na Lei que ninguem é culpado enquanto não se tem prova do seu erro. Portanto imagino que o homem não deve ter medo de ser homem como dizia um Poeta renomado,sito (Castro Alves). Se tem alguma objeção ao meu,seu carater…diga na minha frente como um cavalheiro…me de essa chance de me defender ou me concertar entre os meus. Um abraço para os colegas e um beijos as gatas!

  • Erico:

    As pessoas podem ter duvidado da relevancia do artigo acima, hahahaha, mas ele por si só já é uma ótima solução para essas situações.

    Sempre que eu ficar nesse “silencio constrangedor” quebrarei o gelo contando de forma descontraida que li um artigo meia boca que explica essa situação. kkkkk Com certeza nunca mais será constrangedor! rsrs

  • Áinstain:

    A pesquisa prova que 131072 oscilções do quartzo são suficientes para se criar um silêncio constrangedor.

  • Sheik Ghalib:

    Muito fraco esse artigo. Uma pesquisa séria deveria comparar outro tempo como 2s, 3s, 5s, 6s, etc. De onde eles tiraram esses 4s? E outra coisa: a aluna falar que professores deveriam ser despedidos por manter relaxões sexuais com alunos não deveria ser constrangedor, pois ela está falando uma verdade. Só seria constrangedor pras alunas do teste que tenha transado com algum professor na vida. Então a pesquisa deveria ter visto se os participantes na pesquisa já tiveram alguma coisa com algum professor antes. E por último o fato do segundo caso a conversa ser seguida sem pausa, só mostra que ninguém deu atenção ao assunto. Assim os 4s só serve pra dar enfâse ao assunto e parecer que é uma coisa séria ou tbem fazer com que pensem que ela sabe que tem alguém dormindo com algum professor ou até ela mesma (a Linda). Resumindo: a pesquisa foi mal conduzida e mal elaborada.

  • eduardo:

    Artur, eu compartilho do mesmo pensamento que vc…. mas, pior ainda é qnd vc faz um comentário maneiríssimo esperando q alguém comente em cima do q vc falou… e nada… kkkkkkkkk

    Isso já aconteceu cmg qnd eu tentava contar piada…. as pessoas ficavam mudas, se entreolhavam e partiam pra outros assuntos… nunca mais contei piada…

  • EP:

    Realmente ficar em silêncio com pessoas é muito chato. O pior é quando são mais de 4 segundos. Eu, por exemplo, já fiquei quase um minuto em silêncio quando estava numa conversa com outra pessoa. Acredite… foi muito esquisito.

  • Artur:

    Um equivalente a esses quatro segundos de silêncio em conversas que noto aqui no blog acontece quando no final de uma matéria ninguém comenta nada! 🙂

Deixe seu comentário!