Ícone do site HypeScience

Que animal bizarro é este correndo pelo fundo do mar?

Duas espécies de polvo se diferenciam de todos os animais marinhos que você já viu. Eles são os únicos animais bípedes do fundo do mar – ou seja, que se sustentam sobre duas pernas. Em situações de perigo, eles enrolam seis tentáculos em volta do corpo e correm com ajuda dos dois restantes.

Esses polvos, descobertos por pesquisadores em 2005, foram os primeiros animais que mostraram comportamento bípede sem precisar de músculos fixos a ossos para caminhar.

Essas criaturas marinhas também têm técnicas incríveis de camuflagem.

O Octopus marginatus é conhecido como “polvo do coco” porque quando quer se esconder dos predadores, escolhe e carrega uma casca de coco – abundantes nas águas tropicais da Indonésia – e entra dentro dela, como se fosse uma concha. A seleção e uso das cascas como abrigos pela espécie foi o primeiro caso de uso de ferramentas por um invertebrado já documentado.

O outro polvo bípede, o Octopus aculeatus, tem o tamanho de uma noz, e se disfarça quando levanta os tentáculos sobre a cabeça, tornando-se semelhante a um emaranhado de algas. Enquanto está disfarçado, esse pequeno polvo também utiliza dois de seus tentáculos para fugir. [AssignmentExpert/Dr. Christine Huffard/Wikipedia/Ciência Hoje]

Sair da versão mobile