Ícone do site HypeScience

Quer se livrar de uma verruga? O melhor jeito é congelando-a

Segundo um novo estudo, a maneira mais eficaz de eliminar as verrugas comuns é através da crioterapia. Ou seja, o congelamento delas com nitrogênio líquido.

Anteriormente, havia pouca pesquisa comparando a eficácia dos tratamentos de verrugas em estudos controlados. E uma falta de coerência na forma como foram administrados os tratamentos aplicados fez com que fosse difícil chegar a uma conclusão sobre suas eficácias.

Pesquisas sobre males benignos, como verrugas, são relativamente raras porque não há muito dinheiro envolvido nos tratamentos.

No estudo recente, pesquisadores holandeses testaram três métodos de tratamento em 240 participantes, metade dos quais tinha idade entre 4 e 12 anos, e a outra metade ia até 79 anos. Alguns dos participantes receberam a crioterapia, outros foram tratados com aplicação diária de ácido salicílico (um ingrediente comumente usado para tratar a acne), e alguns foram orientados a “esperar para ver”, ou seja, nenhum tratamento foi aplicado.

Das verrugas comuns tratadas com crioterapia, 49% foram curadas após três meses. O tratamento com ácido salicílico curou 15% das verrugas, e dos que não receberam tratamentos, apenas 8% curaram suas verrugas.

As verrugas comuns podem aparecer em qualquer parte do corpo, mas geralmente ocorrem nas mãos.

A crioterapia é uma prática comum dos dermatologistas. Quando você congela a verruga, ela seca e cai. Porém, segundo os pesquisadores, o método é menos eficaz no tratamento das verrugas encravadas nas solas dos pés.

As verrugas plantares, encravadas nas solas dos pés calejados, são notoriamente difíceis de tratar. Nenhuma das opções de tratamento funcionou melhor do que a abordagem de “esperar para ver”.

As verrugas podem ser causadas por muitas das cepas do papilomavírus (HPV) humano. Alguns tipos de HPV são transmitidos sexualmente, e podem causar verrugas genitais e câncer cervical. Outros causam verrugas em outras partes do corpo. Estas não são perigosas, pois não podem se transformar em câncer, mas ainda assim podem ser mais do que um incômodo.

Segundo os pesquisadores, as verrugas são mais comuns em crianças, e eles podem se sentir envergonhados porque são feias, ou serem intimidados com brincadeiras. Além disso, pode ser irritante, porque elas são dolorosas.

Atualmente, outros estudos estão sendo feitos para determinar como as verrugas causadas por diferentes tipos de vírus reagem às terapias. [LiveScience]

Sair da versão mobile