Ícone do site HypeScience

Químico encontrado na bile de ursos pode se tornar remédio para o coração

O ácido ursodesoxicólico (um químico encontrado na bile do urso) já é usado para reduzir a produção de colesterol, e dissolver cálculos biliares. Agora, um estudo inglês mostrou que também pode tratar ritmos cardíacos anormais, potencialmente perigosos.

A pesquisa recente provou que o ácido pode impedir o ritmo cardíaco anormal, ou arritmia, tanto em pessoas que tiveram um ataque cardíaco quanto em fetos, porque altera as propriedades elétricas das células chamadas miofibroblastos, presentes no coração fetal e em pacientes que sofreram ataque cardíaco.

O estudo descobriu que os miofibroblastos interrompem a transmissão de sinais elétricos que controlam o ritmo do coração. O ácido pode ajudar o músculo cardíaco a conduzir sinais elétricos mais normalmente.

O ácido já é usado para tratar a colestase obstétrica, uma condição que afeta uma em cada 200 mulheres grávidas no Reino Unido e está ligada a um maior risco de arritmia e morte súbita para o feto.

O produto químico reduz os níveis de ácidos biliares prejudiciais que causam a doença, e que podem passar para o bebê através da placenta.

Agora, os pesquisadores esperam que um ensaio clínico demonstre se os resultados da nova pesquisa se traduzem em pacientes com insuficiência cardíaca.

A bile de urso é usada em muitos medicamentos tradicionais chineses, mas seus críticos dizem que a maneira como é coletada é cruel.[BBC]

Sair da versão mobile