Raios gama vindos do espaço poderiam acabar com a vida na Terra

Por , em 12.10.2011

Se você quer que a vida na Terra continue, torça para que dois grandes astros não colidam na nossa galáxia. O choque entre duas estrelas, por exemplo, poderia produzir radiação gama em intensidade suficiente para nos levar à extinção. É o que explica uma teoria de astrônomos americanos.

O estudo foi formulado por cientistas da Universidade Washburn (em Topeka, Kansas, EUA), e será apresentado em um congresso na semana que vem. A ideia, grosso modo, seria a seguinte: em algum ponto do outro lado de nossa galáxia, duas estrelas colidem. E não precisa ser uma colisão completa e destruidora, basta um pequeno atrito entre elas. Segundo estimativas, ocorre um destes eventos a cada 100 milhões de anos, em média.

Este leve choque, enfim, já seria suficiente para iniciar uma explosão radioativa de imenso alcance no espaço. No caso da explosão ocorrer dentro da Via Láctea, praticamente tudo o que está nela sentiria o impacto. A extinção da vida na Terra, nesse caso, dependeria do tipo de onda gama liberado na colisão, e a intensidade com que seríamos atingidos.

A radiação gama mais “destrutiva”, nesse aspecto, seria a de ondas curtas, de maior frequência. Se a Terra fosse atingida por uma carga dessas ondas (que dura menos de um segundo, mas com efeitos devastadores), é provável que a camada de ozônio, que nos protege com eficiência das radiações solares, seria eliminada imediatamente.

Desprotegidos, todos os seres vivos da Terra estariam expostos às mudanças químicas acima de nós. Os cientistas explicam que haveria grande quantidade de oxigênio e nitrogênio livres pela atmosfera. Com a intensa liberação de ozônio, poderia haver a formação de toneladas de óxido nitroso (N2O), que não nos protege de nada. Estaríamos diretamente expostos aos raios ultravioleta, que alteram inclusive o nosso DNA.

Se estiver correta a teoria de que um desses eventos ocorre a cada 100 milhões de anos, a Terra já passou por isso várias vezes na sua história de mais de 4,5 bilhões de anos. Por essa razão, os cientistas afirmam que é preciso analisar fósseis e outras evidências para estimar o que aconteceria se todos fossem atingidos por uma rajada contínua de raios UV.

A ideia geral é que não poderíamos sobreviver, porque a radiação retira condições básicas para que possa haver vida no planeta. Os astrônomos americanos afirmam que já apresentaram sua teoria a paleontólogos, mas ainda têm encontrado muito ceticismo. [MSN]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (3 votos, média: 5,00 de 5)

46 comentários

  • Denial:

    Não entendi a preocupação então. É só uma questão de mais ou menos 3,9 bilhões de anos até tudo voltar ao normal. Quem poderá então afirmar que já não houveram civilizações aqui antes e que foram também destruídas por este tipo de evento que já deve ter ocorrido pelo menos 140 vezes após o big bang.
    Saco cheio de todas estas teorias do caos!

  • Campos:

    Rafael
    Não tenha tanta certeza disto. A ciência é mais importante que a fé. Mesmo com toda a fé, os raios gama podem destruir a terra. Quantas vidas já foram levadas com as descargas de raios gama. Veja por exemplo o caso da combustão espontânea no blog: “olhando o universo” (capítulo 7), ou na internet. Várias mortes não só de humanos, como de aves, peixes e mamíferos. Os raios gama são o que existe de mais energético na natureza. São eles que transformam energia em matéria e criaram o nosso universo. Assim como constrói pode destruir. Tudo é uma questão de sorte ou azar.

  • Rafael:

    Seguno a pesquisa, tenho sertesa que isto não precisa ser uma grande preocupação para os terráquios agirem. Os cientistas e a humanidade deveriam se preocupar mais com o nosso planeta e a vida espiritual, pois no universso é regido por forsas espirituais que criam e recriam novos sistemas de vida.
    Estudando a vida espritual entenderão como a força atua sobre a matéria, caso alguma coisa do univerço venha atingir a terra isto será oriundo de alaguma coisa errada que cometemos aqui na terra, fora aisso as forças que regem o univerço são conscientes, elas estão sempre criando e recriando novas formas de vida. Caso essas duas estrelas colidirem, maravilhas aparecerão em ves da morte que os cientistas estão constatando devido a pesquisa e o seu conhecimento dos efeitos e reações da matéria.

  • Pensadora:

    E, caso aconteça o pior, quem será que vai fazer o trabalho sujo? quem vai poluir a natureza com tanto lixo, depredar, devastar, causar o caos entre seus semelhantes?…ninguem faz isso melhor que a espécie humana…e nem haverá no universo substitutos, podem ter certeza. Quem será que vai sentir nossa falta???

  • campos:

    M Miller
    É isso mesmo. Soube que a coca cola trocou sua fórmula. A anterior tinha uma dose excessiva de (talvez) benzeno, não me lembro.

  • Toinho:

    Se ocorrem em média a cada 100 milhões de anos e a vida na Terra tem uns 3 bilhões de anos, por que diabos ainda estamos vivos?!?!!?

    • Marcelio:

      Esse site é muito do sancionalista porque nem a NASA nem jornais informaram isso, além do mais agente consegue perceber que isso não faz sentido, pois estas duas estrelas estão do outro lado da galaxia e há outros fenômenos desses mais perto como o buraco negro no centro da via lacta engolindo uma nuvem será que ñ vai emitir raio x além da massa coronal emitida pelo sol. ainda por cima diz abaixo que alguns cientista descorda por cienticismo isso é uma pura sancionalismo.

    • Jean P. Carvalho:

      É só ler lá no texto: “(…) A extinção da vida na Terra, nesse caso, dependeria do tipo de onda gama liberado na colisão, e a intensidade com que seríamos atingidos.”
      Sem falar que a natureza pode sempre reagir, se recompondo aos poucos mesmo depois de uma grande catástrofe; pode ser q. a teoria destes cientistas não esteja necessariamente correta (se não estiver equivocada, pode estar parcialmente correta, ou apenas parcialmente errada…), mas é interessante lembar q. alguns “insetos antiquíssimos”, como a barata, têm uma grande capacidade de resistência perante a radiação UV, assim como jacarés e crocodilos, q. são animais q. muito preservaram de seus antepassados “pré-históricos”… pura coincidência, ou…

  • jops:

    isso é culpa dos neutrinos; afinal onde eles ficam nessa istoria?

  • magoado:

    nossa….que confusão mental essas pessoas estão!!!

  • Denise Ávila:

    Penso que na verdade somos uma mega colônia de bactérias, e que o planeta Terra é um ser vivo que nos tem como doença.
    Talvez essas manifestações às quais damos o nome de “fenômenos naturais”, seja só o sistema imunológico do planeta tentando reagir. Que viagem…mas, tudo é possível!!!
    Na verdade fico triste ao ver tanto investimento pra explicar e tentar evitar o inevitável. E se esses investimentos fossem direcionados à prolongar a vida do planeta?? Que o fim é certo, sabemos, mas quanto mais demorar, melhor, não acham??

    • M Miller:

      Concordo com você e ainda digo que o fato dos grandes jornais e revistas não terem falado sobre o assunto, não significa que esse site seja sensacionalista.
      O fato de se dar uma informação que a primeira vista pareca maluca não significa que realmente seja!… Quando alguém fala de algo que eu pessoalmente acho estranho ou bizarro, dou àquela pessoa o benefício da dúvida, afinal nunca se sabe né?
      Quer um exemplo? Perguntei ao Dentista porque usar o Flúor em meus dentes se isso é uma arma química e nunca evitou as cáries, e porque escovar minha língua se essa química vai certinho pro meu cérebro me deixar abestalhada. Obviamente que ele não respondeu. Contudo eu o proibi de usar isso em meus dentes!

  • helder alves fonseca:

    eu acho sim um grande perigo, afinal nos estamos em um sistema solar vulneravel e tudo pode acontecer, afinal essas estrelas tem explosoes colossais q emitem muita energia.algumas emitem energia equivalente a quatro sois por segundo.entao afinal, isso sim e um grande perigo na minha opiniao.

  • Brunna:

    Se o fim da terra acontecer , nos nem vamos sentir so vamos ver um brilhinho e depois vamos estar no ceu ou no inferno pelo menos vamos morrer sem sentir nada , porque tem gente que morre estrupada,com tiro ou se arriscando ^^

    • Gabriel:

      é verdade , só se preoculpamos com algo inevitavel , e esquesemos de que morremos brutamenti todos os dias!

  • leandro:

    Tem muita gente que gosta de falar que o homem faz isso ou aquilo com o planeta, que o homem distrói, que a raça humana não é nada que nem precisava existir, por que essas pessoas não se matam então para ajudar, pois são ignorantes que não estudam a história humana e sua evolução.

    • Jonatas:

      Absolutamente certo. É claro que soos imperfeitos e fazemos coisas horriveis com o planeta e com nós mesmos. Mas entre tantas barbaries existem institutos e pessoas que todos os dias se preocupam com os outros e co o meio ambiente. Existe cosa mais formidável que o equilíbrio ecológico? cada ser tem um papel mútuo com os outos seres da natureza, abelhas usadas pelas plantas como polinizadoras, por exemplo, ou pássaros semeando inconscientemente pelas outras terras. Tudo na natureza tem algum proposito, e acho que nós não somos excessão. Se a natureza criou aimais com a capacidade de voar e animais com a capacidade de criar feramentas, porque não animais capazes de criar naves espaciais?

    • Jonatas:

      desculpe pelos “i”s e “m”s que faltaram…

  • Campos:

    Hummungus
    Voce tem razão quando fala que a raça humana tem apenas alguns poucos milhares de anos e que estamos distruindo o planeta. Isto é um fato. Mas quando diz que sem o homem o universo continuaria sua jornada, não concordo. Ele seria desconhecido, como se não existisse. A existencia depende do reconhecimento de alguém. Talvez seja apenas filosofia, mas não imagino o mundo sem a raça humana. Para mim, seria como se não existisse nada. É claro que o universo não acabará nunca. Ele teve um início e nunca terá fim. Já a raça homana vai acabar e acaba tudo. Aparecer outra numanidade em outro planeta, acho uma coisa impossível. É possivel que alguma especie de macaco evolua e crie um ser inteligente, mas isto tambem terá um fim. Enfim vejo um futuro negro.

    • Dourado:

      Zzzzzzz. É muita viagem… “Ele seria desconhecido, como se não existisse. A existencia depende do reconhecimento de alguém”. O Universo não precisa de ninguém para existir, ele já está lá. E o detalhe mais importante disso tudo, o homem não conhece nem 1% do Universo. KKKKKKK
      Um abraço.

  • Campos:

    Desculpem eu me confundi. Ao invés de “negulosas”, seria raios gama

  • Campos:

    Existem duas coisas importantes na natureza: O universo e a raça humana. O que seria um sem o outro? Absolutamente nada. Temos que administrar com muito cudado a raça humana, já que o universo é indomável.
    Os raios gama são destruídores e constutores. São eles, vindo dos confins do universo, que criaram a matéria e eles podem destruir tudo. São eles que ao atingir uma estrela, causam sua explosão, transformando-a em nebulosa. Existem pelo menos dois tipos de negulosas: um que tem sua origem na periferia do universo e não atinge nenhum corpo celeste importante e desaparecem numa fração de segundos e se atribui (erradamente) a formação de um buraco negro. Outro que atinge um corpo com grande massa e é mais duradouro e se atribui a uma nebulosa.

    • Hummungus:

      A raça humana é a outra coisa importante na natureza , além do Universo ? Tá bom.
      Amigo ,vai me desculpar , mas não posso deixar de responder .

      A raça humana não é nada diante do Universo . São , no máximo , 1 milhão de anos de existência desta espécie , e na forma inteligente que conhecemos apenas 30 mil anos . Como que essa espécie pode ser a outra “coisa” mais importante da natureza ?
      Já nesta expressão tem um absurdo . O Universo não está na natureza ! O Universo é que engloba tudo , a natureza , o homem , a Terra , os planetas , as galáxias , as constelações,etc . São 13 bilhões de anos de Universo contra 1 milhão do homem .
      O que seria de um sem outro ? Simples : se o Universo acabasse o homem estaria extinto , mas se o homem for extinto , o Universo e a natureza continuam tranquilamente .
      E digo mais : o que seria da natureza sem a raça humana ? Um mundo maravilhoso , é a resposta , pois nós estamos acabando com o planeta dia após dia.
      No fim , você mesmo se contradiz , quando escreve que o Universo é indomável. Isso é óbvio ,portanto o Universo não precisa do homem para continuar sua jornada .
      Abraço

    • Зарастроика:

      :O A resposta mais genial que já vi na Internet em meus 15 aninhos de vida··· ¡Parabéns! ^^/

  • Incrível Hulk:

    Radiação Gama? é comigo mesmo. Nem voltaria mais pra forma de Bruce Banner…

  • Jonatas:

    Se pararem pra pensar, já demos muita sorte até hoje, ameaças existem, explosões solares, asteróides em rota de colizão, inversão dos pólos magnéticos da Terra. O fato que a existência humana é apenas alguns segundos da vida de uma estrela como o Sol. Um grande acaso permitiu a vida na terra, a química e a localização da terra, os cometas que trouxeram água, a estabilidade relativa do sol, a presença da Lua que estabilizou a rotação e dinaminizou os oceanos e a atmosfera, Júpiter e Saturno que mesmo distantes protegem a vida prendendo a maioria dos mundos errantes do sistema solar, cometas e asteroides, evitando-os de atingirem a terra.

    • EltonPaes:

      E mesmo sabendo que tudo isso, será um mero instante no tempo, que ficará para trás, tenho a certeza hoje, que a vida tanto buscamos la fora, eu já encontrei aqui dentro^^.

      :DD

  • Mochileiro:

    “A Segunda Lei da Termodinâmica descreve princípios básicos familiares à vida cotidiana. Ela é parcialmente uma lei universal de deterioração, a causa final por que todas as coisas finalmente caem aos pedaços e se desintegram com o tempo.

    Coisas materiais não são eternas. Tudo parece mudar eventualmente, e o caos aumenta. Nada permanece tão fresco como no dia em que é comprado; roupas desbotam, ficam surradas, e finalmente retornam ao pó.

    Tudo envelhece e se desgasta. Até a morte é uma manifestação desta lei. Os efeitos da Segunda Lei estão em todo lugar, tocando tudo pelo universo.”

    Eu realmente ODEIO a Segunda Lei da Termodinâmica.

  • Renys Kenys:

    A vida na Terra é só um momento no universo, estamos com nossos dias contados, ou nós nos distruímos ou auguma coisa até mesmo alguém nos destruirá um dia.

    • Mochileiro:

      A minha esperança é que a humanidade viva tempo o suficente para se espalhar atraves do cosmos.

      Assim de alguma forma o legado raça humana estaria garantido.

    • Daniel Waos:

      devo admitir que não me parece um legado muito bom atualmente, observando o que o serumano gosta de fazer com a própria espécie, com outras espécies e em ultima instância com o planeta.

    • Mochileiro:

      Tenho que concordar com você nesse ponto… mas tambem à coisas boas que valem a pena serem salvas. Ainda estamos engatinhando como civilização, e quem garante que uma civilização alienigena ,mais desenvolvida que a nossa, não passou pelas mesmas coisas quando era “primitiva”?

  • Carlos:

    Agora é só esperar o comentário do Glauco que o Prof. McCanney já tinha avisado que isto iria acontecer em 2012…

    • Glauco:

      Na verdade todo mundo fala isso faz tempo, não é só o McCanney…

    • Glauco:

      Mas ele nunca falou nada a respeito de 2012. Pelo contrário: ele afirma que isso é só prá vender livro e fazer filme.

    • Glauco:

      Ele nunca falou de 2012.

  • Acyr:

    2012, nibiru, raios gamas, terremotos, mais alguem quer nos matar?

    • Mochileiro:

      Parece que o universo inteiro esta conspirando para exterminar a vida na terra.

      “Se estiver correta a teoria de que um desses eventos ocorre a cada 100 milhões de anos.”

      Felizmente temos tempo suficiente para nos preparar para algo assim.

    • Glauco:

      Hehe, a não ser q alguma coisa tenha explodido a 100 milhões de anos e está perto de chegar aqui =P

    • Mochileiro:

      Huahuahua hora @Glauco seu agourento! Vira essa boca para lá homi! Já basta todas as profecias do apocalipse que leio aqui no Hypescience.

      Mas se estiver certo, só resta colocar a cabeça entre as pernas, beijar o proprio traseiro e agradecer a “Deus” pela boa (e curta) vida que teve até agora 😉

    • Jorge de Melo:

      Nessas horas eu me pergunto: cadê os fãs de O Segredo?

    • Fuck You:

      O capeta ^^

    • Зарастроика:

      ¡O governo americano! :O

    • Grande LOL:

      Et Bilú

  • Mateus:

    Eles já sabem quando pode acontecer outro?

    • Jorge de Melo:

      Não, não sabem. Pode acontecer amanhã, daqui a um mês, daqui a um século, daqui a quinze milênios…

Deixe seu comentário!