Sexo por amor ou casual? Qual é o melhor?

Por , em 8.11.2010

Segundo um novo estudo, as razões para uma pessoa fazer sexo podem influenciar sua satisfação com a relação. Os pesquisadores descobriram que a satisfação sexual, geralmente pensada em termos de orgasmos e tempo gasto na cama, não depende só do sexo em si.

A maioria das pesquisas sobre a função e satisfação sexual se concentra na excitação e no orgasmo. Mas, segundo os cientistas, as pessoas fazem sexo por razões diversas, não apenas para o prazer físico.

No estudo recente, os pesquisadores descobriram que tanto homens quanto mulheres ficam mais satisfeitos quando fazem sexo por amor e compromisso. Tudo indica que os mercenários não são muitos felizes, já que sexo para conquistar bens materiais ou para progredir socialmente foi associado a uma experiência menos satisfatória.

544 homens e mulheres, estudantes universitários, em sua maioria heterossexuais, participaram de pesquisas sobre motivações e satisfação sexual. Os homens que tiveram relações sexuais para aumentar a auto-estima ficaram menos satisfeitos, como os homens que fizeram sexo para obter bens, favores ou outros recursos.

A mesma coisa ocorreu com as mulheres. As que tiveram relações sexuais para adquirir auto-estima ou aumento de recursos estavam menos satisfeitas. Sexo como uma experiência nova e excitante também foi associado com uma menor satisfação.

As mulheres apresentaram um maior número de associações do que os homens. Por exemplo, as mulheres que tiveram relações sexuais para expressar algo ao seu parceiro, como agradecimento ou pedido de desculpas, ficaram mais satisfeitas. A conexão entre amor, compromisso e satisfação foi menos intensa para as mulheres do que para os homens, embora ainda estivesse presente.

Os resultados não são muito claros. Os pesquisadores não sabem ao certo porque mais fatores influenciam a satisfação das mulheres do que dos homens. Uma possibilidade é que elas desempenham o papel de “porteiro sexual” em muitos relacionamentos – ou seja, elas decidem se o casal vai fazer sexo ou não, então suas motivações são mais propensas a resultar em sexo.

Segundo os pesquisadores, o sexo é ligado a muitas variáveis, relacionadas ao indivíduo, as relações e a cultura de uma forma mais ampla. Para entender o sexo, é importante pelo menos tentar compreender essas relações complexas.

O próximo passo da pesquisa é analisar a forma como esses motivos influenciam na disfunção sexual. Por exemplo, uma pessoa que faz sexo por amor, e não por prazer físico, pode ficar menos preocupada se não tiver orgasmo regularmente. Os pesquisadores também esperam expandir a pesquisa para além de estudantes universitários, para a população em geral. [LiveScience]

Vote: 1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars

16 comentários

  • Ayrton:

    Sexo com amor é muito bom. Sexo sem amor também é muito bom.

  • JapanLover:

    Não falo por experiencia própria, mas pela “sabedoria” que fui adquirindo ao longo do tempo posso afirmar com certeza que o sexo por amor ém bem melhor! Mesmo que o casual venha á partida a ser mais praseroso de inicio, aquele que é feito com amor acaba por durar mais, prelongar e sentimento e faze-lo crescer. Para além disso, só porque se faz com amor não significa abdicar de algumas fantasias, fetiches, ou desejos sexuais! Muito pelo contrário! Estes até se tornam bem melhores e mais intensdos do lado de quem amamos!

    Abraço

  • iasmin:

    sexo por amor!!!
    e com a pessoa certa escolha bem antes de fazer qualquer coisa, não estamos livres de pegar uma doença.

    proteja se use a camizinha!!!

  • Thiago de Deus:

    o mais puro e prazeroso dos sexo e com certeza por amor pois se vc vier a precisar do sexo casual e por q não deu o devido valor ao seu parceiro(a) ou ainda não teve o privilegio de o encontrar!

  • Anonimo covarde:

    Nao concordo com esses estudos. Não consigo citar as partas que nao concordo, acho que com todas eu nao concordo. Isso confundio minha memoria com outros estudos anteriores que tive.

  • vanilda:

    o importante é estar feliz e ter responsabilidade.se tem quimica ,respeito,consentimento dos parceiros nao importa se é casual ou por amor.estamos no sec 21.

  • zenaldo:

    o sexo por amor ou casual tanto faz si for feito com o consetimento de anbas as partes com serteza vai valer a pena e vale lenbrar que no sexo nauom existe serto ou errado tudo e valido;a e quero resaltar que a camizinha e fundamental

  • criancinha:

    Nao me vi ainda fazendo sexo com amor…Dá pra fazer uma mulher mais feliz sim a tratando na cama como uma verdadeira fêmea merece…

  • raimundo:

    sexo sem amor ou sem quimica é um caso. e se vc estiver carente! ai, o bicho pega. faça uma mulher feliz e seraá feliz. sexo sem compromisso é uma coisificação.ame e seja amado, mais ame vc também1 se vc não se amar não tem amor para a outra pessoa. amar e não ser amado,continua a duvida.é um vazio que te deixa em uma alta baixa estima. é bom quando existe os doia.

  • Angelluz:

    Sexo casual é melhor, claro!

    Mulher é um bicho muito complicado.

  • Jenny:

    Eu vi um documentário sobre um baterista de uma banda de rock.Que fazia sexo diariamente com diversas mulheres,depois dos shows,antes dos shows nos fins de semana.Ele dizia que mesmo depois de tudo ele se sentia vazio.
    Ele nunca estava satisfeito,e não importava o quanto de sexo ele fazia,ele sempre sentia que faltava algo.E que aquilo não o deixava ele feliz.
    Eu acho que as pessoas que fazem sexo sem compromisso com diversas pessoas realmente é sozinho.Não sei se são felizes com isso,mas sei que a maioria delas são sozinhas.
    Tiro exemplo do meu irmão.Ele tem um enorme desrespeito com as namoradas que teve.E hoje tem relações com diversas mulheres.E ele vive sozinho em uma casa.
    Eu acho que quem faz sem compromisso uma hora vai parar,olhar pra casa vazia.E se sentir sozinho.
    Pois aquelas que você pegou ontem,obvio que você não vai ver amanhã!

  • Eudes:

    Acredito que o que motiva e traz satisfação sexual, ainda é com certeza, a quimica que existe entre o casal.Um homem que vai pra cama com uma mulher, apenas pelo instinto com certeza sai mais vazio do que quando chegou e vice versa.Não acredito nessa da mulher se sentir satisfeita apenas por que sente gratidão ou desculpas.O vazio é o mesmo.

  • Cesar:

    O que importa é não deixar de fazer sexo. Encontre alguém que esteja a fim, e aproveite a delícia de ser um humano do século XXI.

    E não esqueça da camisinha!

  • ANILSON MARTINS:

    Sexo por amor é com uma pessoa ! Casual com varias e nisso alguém pode se machucar.

  • Joaci:

    Olá!
    Vou dá uma sugestão que pode ser levada para vida toda… Façam amor ao invés de sexo que com certeza é muito melhor, nada melhor do que a confiança em seu parceiro, já era essa coisa de casual.

  • Marcos:

    Olá a todos !
    Na minha opinião, não existe melhor nem pior, depende da ocasião e do histórico dos parceiros.
    Às vezes o sexo causal causa muito mais prazer e satisfação do que o sexo por amor, em função do descompromisso, da independência, etc.
    O sexo por amor, por sua vez, tem o lado amoroso, afetivo e um histórico de bom relacionamento …
    Abraços

Deixe seu comentário!