Ícone do site HypeScience

Realizado primeiro implante facial da América

Comida de hospital nunca cheirou tão bem. Quem opina é o jovem Dallas Wiens, beneficiário do primeiro transplante de rosto realizado em continente americano. Após a cirurgia que lhe devolveu, entre outras coisas, a capacidade de perceber cheiros ao seu redor, o aroma da iguaria preparada no próprio hospital foi o primeiro que Wiens sentiu. “Nunca imaginei que poderia cheirar tão bem”, relatou.

O rosto de Wiens foi queimado depois de sua cabeça ter batido em uma torre de transmissão de energia elétrica em 2008, enquanto ele pintava uma igreja.

Ele disse estar ansioso para abraçar a filha e pretende voltar para a universidade depois de sua recuperação. “Tenho apenas 26 anos”, conta, “e ainda há muita vida para viver.”

Em entrevista coletiva no Hospital Brigham, em Boston, Estados Unidos, os médicos de Wiens afirmaram que ele ainda não havia recuperado plenamente as funções físicas e musculares. Porém, eles estão confiantes na melhora do paciente. Wiens passou por mais de 20 operações desde o acidente.

O médico Jeffrey Janis afirmou que o transplante, que durou cerca de 15 horas, “representa uma nova fronteira na cirurgia reconstrutiva”. A operação foi financiada pelas Forças Militares dos EUA. Espera-se que os resultados ajudem no tratamento de soldados com graves ferimentos faciais.

Além de satisfeito por voltar a ter um rosto como todos nós, Wiens se mostrou especialmente entusiasmado com a recuperação do seu olfato e a capacidade de respirar com o seu próprio nariz.

Ele contou que a primeira que caiu na real foi quando conseguiu cheirar o buquê de flores que uma enfermeira havia levado até seu quarto. “O cheiro da vida, das flores e a certeza de que eu poderia voltar a cheirar uma rosa ou algo parecido foi fantástico”, relembrou.

Wiens ainda aproveitou para agradecer a família do doador anônimo, dizendo que nenhuma palavra poderia descrever a gratidão que sentia.

Sobre os objetivos para o futuro, ele disse que espera “apenas ser o melhor pai que eu posso ser e oferecer para a minha filha a melhor educação possível, assim como terminar a minha própria”.[BBC]

Sair da versão mobile