Receba um aviso da NASA quando a Estação Espacial Internacional passar sobre a sua cabeça

Por , em 11.11.2012

A mais de 320 km do nível do mar, a Estação Espacial Internacional (EEI) sobrevoa o planeta e, mesmo a essa distância, pode ser vista facilmente em noites de céu limpo. Para os fãs de pesquisas espaciais, a NASA lançou um serviço que informa quando a Estação pode ser avistada de sua cidade.

“Como é o terceiro objeto mais brilhante do céu, depois do sol e da lua, a Estação é fácil de ver se você souber onde e quando procurar por ela”, anuncia o site do programa Spot The Station. Basta informar seu e-mail, o país e a cidade em que você mora e, poucas horas antes de a EEI passar pelo céu da região, você receberá um alerta via e-mail.

Várias vezes por semana, uma equipe do Centro Espacial Johnson em Houston (EUA) analisa oportunidades de observar a Estação de 4,6 mil localizações no mundo todo. Do Brasil, por exemplo, estão listadas 38 cidades, entre elas Curitiba, São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília. De acordo com informações divulgadas no site, é possível observar a Estação mesmo a partir de cidades que não foram listadas. Nesse caso, basta marcar uma localização relativamente próxima da sua.

Além disso, o serviço só emite alertas de oportunidades consideradas “boas” pela equipe, em que é possível observar o laboratório com clareza. “Isso pode estar entre uma ou duas vezes por semana ou uma ou duas vezes por mês, dependendo da órbita da Estação”.

Clique aqui para se registrar e receber as informações (em inglês).[NASA]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (2 votos, média: 3,50 de 5)

7 comentários

  • Jeferson Seben:

    A minha experiência foi a mais bacana de todas. Saí para o quintal e abanei para o astronauta que acenou de volta. Quero ver se consigo cumprimentá-lo novamente.

  • Rogeriodellova Dellova:

    Coisas que sempre gostei,muito bom saber e poder ver!

  • Henrique Telles Dos Santos:

    cara eu sempre quis ver essa é minha oportunidade

  • Kazuo Masukawa:

    em são paulo-capital, com tempo sempre poluido e nublado e cheio de predios, como poderei acompanhar só possuo um binoculo simples, xing-ling.

  • Cesar Grossmann:

    Em um dos encontros dos ônibus espaciais com a Estação Espacial Internacional, eu descobri que o par passaria por cima da minha cidade, pouco antes da hora de eu sair para o trabalho.

    Eu usei o site http://Heavens-Above.com/ para verificar a hora que eles passariam, e a direção em que passariam.

    Foi muito bacana, mesmo.

    • Rudolf:

      A primeira vez que vi um satélite artificial usando o heavens-above foi a ISS, também um pouco antes de ir trabalhar. Meu filho e eu ficamos no quintal aguardando a passagem. É algo impressionante de se ver.

      Tempos depois começamos a aguardar os flares dos satélites Iridium. Muito bacana!

    • Andre Luis:

      Eu vi uma vez a ISS passando aqui em São Paulo. Nossa, ela é muito brilhante e passa muito rápido! Quando ocorreu a passagem, eu estava com a vista desarmada, mas tenho um binóculo estilo tucano, com um zoom de 180x! Com binóculo a visualização deve ser bem legal!

Deixe seu comentário!