Receba um aviso da NASA quando a Estação Espacial Internacional passar sobre a sua cabeça

A mais de 320 km do nível do mar, a Estação Espacial Internacional (EEI) sobrevoa o planeta e, mesmo a essa distância, pode ser vista facilmente em noites de céu limpo. Para os fãs de pesquisas espaciais, a NASA lançou um serviço que informa quando a Estação pode ser avistada de sua cidade.
“Como é o terceiro objeto mais brilhante do céu, depois do sol e da lua, a Estação é fácil de ver se você souber onde e quando procurar por ela”, anuncia o site do programa Spot The Station. Basta informar seu e-mail, o país e a cidade em que você mora e, poucas horas antes de a EEI passar pelo céu da região, você receberá um alerta via e-mail.
Várias vezes por semana, uma equipe do Centro Espacial Johnson em Houston (EUA) analisa oportunidades de observar a Estação de 4,6 mil localizações no mundo todo. Do Brasil, por exemplo, estão listadas 38 cidades, entre elas Curitiba, São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília. De acordo com informações divulgadas no site, é possível observar a Estação mesmo a partir de cidades que não foram listadas. Nesse caso, basta marcar uma localização relativamente próxima da sua.
Além disso, o serviço só emite alertas de oportunidades consideradas “boas” pela equipe, em que é possível observar o laboratório com clareza. “Isso pode estar entre uma ou duas vezes por semana ou uma ou duas vezes por mês, dependendo da órbita da Estação”.
Clique aqui para se registrar e receber as informações (em inglês).[NASA]
7 comentários
A minha experiência foi a mais bacana de todas. Saí para o quintal e abanei para o astronauta que acenou de volta. Quero ver se consigo cumprimentá-lo novamente.
Coisas que sempre gostei,muito bom saber e poder ver!
cara eu sempre quis ver essa é minha oportunidade
em são paulo-capital, com tempo sempre poluido e nublado e cheio de predios, como poderei acompanhar só possuo um binoculo simples, xing-ling.
Em um dos encontros dos ônibus espaciais com a Estação Espacial Internacional, eu descobri que o par passaria por cima da minha cidade, pouco antes da hora de eu sair para o trabalho.
Eu usei o site http://Heavens-Above.com/ para verificar a hora que eles passariam, e a direção em que passariam.
Foi muito bacana, mesmo.
A primeira vez que vi um satélite artificial usando o heavens-above foi a ISS, também um pouco antes de ir trabalhar. Meu filho e eu ficamos no quintal aguardando a passagem. É algo impressionante de se ver.
Tempos depois começamos a aguardar os flares dos satélites Iridium. Muito bacana!
Eu vi uma vez a ISS passando aqui em São Paulo. Nossa, ela é muito brilhante e passa muito rápido! Quando ocorreu a passagem, eu estava com a vista desarmada, mas tenho um binóculo estilo tucano, com um zoom de 180x! Com binóculo a visualização deve ser bem legal!