Ícone do site HypeScience

Refrigerante diet previne pedras no rim

Se você sofre com pedras no rim, talvez queira trocar os refrigerantes normais pela versão diet da bebida.

As pedras são formadas quando a urina contém materiais que formam cristais e que podem se solidificar (cálcio, ácido úrico e uma substância chamada oxalato – a maioria é feita de uma mistura chamada oxalato de cálcio). Normalmente, essas pedras conseguem ser dissolvidas.

Uma das razões pelas quais certas pessoas desenvolvem pedras nos rins é que seu organismo não possui citrato de potássio, que dissolveria o cálcio da urina.

Dez anos atrás um estudo mostrou que limonada feita em casa aumentava o nível de citrato no organismo, prevenindo a formação de pedras nos rins. A forma exata com que a limonada fazia isso ainda é um mistério, mas vários médicos passaram a indicar o tratamento para seus pacientes.

O último estudo feito nesse sentido tinha como objetivo analisar se alguma bebida produzida comercialmente tinha os mesmos níveis de citrato da limonada caseira. Para evitar açúcar, os pesquisadores testaram os refrigerantes diet.

A conclusão foi que refrigerantes baseados em produtos cítricos – de limão, de laranja ou a famosa gengibirra (feita de gengibre) – possuíam níveis de citrato ainda mais altos do que os da limonada caseira.

Refrigerantes à base de xarope de cola, no entanto, tinham níveis de citrato baixos ou nenhum nível de citrato. No entanto, para provar isso e para que os médicos comecem a prescrever refrigerante diet como remédio para pedras nos rins, mais testes são necessários. Atualmente o conselho é ingerir vários copos de água por dia para filtrar substâncias prejudiciais. [MSNBC]

Sair da versão mobile