Robocop: Criado primeiro robô com cérebro animal

Por , em 13.08.2008

Uma equipe de cientistas malucos criou um robô que é controlado por um cérebro biológico formado de neurônios de ratos.

Os pesquisadores da Universidade de Reading, no Reino Unido, cultivou os neurônios para criar esta nova tecnologia, que é o primeiro passo para examinar como as memórias se manifestam no cérebro e como são armazenadas partes específicas de informação.

O objetivo principal é que essas descobertas levem a um melhor entendimento do desenvolvimento de doenças e síndromes que afetam o cérebro como Alzheimer, Parkinson, derrame e lesão cerebral.

O cérebro de neurônios cultivados usa 60 eletrodos para detectarem os sinais elétricos gerados pelas células. Estes sinais são usados para moverem o robô que aprendeu a desviar objetos sem ser controlado por computador ou humano, o que significa que move-se sob o único controle de seu próprio cérebro.

O professor Kevin Warwick disse que “essa nova pesquisa é muito estimulante e irá ampliar o entendimento de como o cérebro aprende e memoriza as experiências… e poderá ter efeitos profundos em muitas áreas da ciência e da medicina.

O “processamento” do cérebro também é monitorado externamente. Cerca de 300 mil neurônios se comunicam na “cabeça” do autômato, criando cada vez mais conexões entre si. [ScientificBlogging, Gizmodo]

• Luiz Rodrigo Silva Maciel:

isso esta virando metal gear rising
    quem ja jogou sabe o que eu to falano

• david:

eu apoio a Camila po mais de 1 animal para se conseguir a cura então vamos supor mais de 30 animais morrem nisso(claro quem causa um desequilibrio ecológico).cientistas burros cientistas burros V V cientistas burros cientistas burros cientistas burros cientistas burros cientistas burros.

• Ramon Dettmer:

cara, larga de ser hipócrita, voce fala:” ai ratos n deviam morrer, coitado dos animais” mas ja parou pra pensar que a merda da vacina que voce usa, os varios outros remedios que voce usa vem na maioria de testes assim? nao estou querendo parecer idiota e dizer:” matem os animais” mas se quer mesmo seguir essa ideia n use mais a medicina ou a ciencia, ou pare com essa hipocrisia

• izaias:

camila sem cobaias jamais existiriam vacinas e curas a expectativa de vida antigamente na idade média era de 35 anos naquela época não existia nada nem uma vacina e os métodos medievais de cirurgia não eram legais flw obrigado.

• izaias:

puta muito louco parabens vcs cientistas estao de parabens

• Bruno Rocha:

Você não tem noção da burrice que falar. Também fico com o pé atrás nisso aí, mas essas células fora retiradas de um animal já morto e antes que passasse muito tempo da morte, retiraram fárias partes do cérebro para coletarem amostra de seus neurônios. Até onde se sabe, os neurônios são células ativas (óbvio) mais independentes que a maioria das outras células do corpo. Tem capacidade de se ligarem entre si. A forma como move o robô e entende seu movimento e, principalmente, como interagem com o meio, é que realmente me chama muito a atenção. Essa notícia deveria passar até na TV aberta, mas fica só na rede, para sites científicos.

• CAMILA:

FILHOS DA PUTTA, QUANTOS ANIMAIS FORAM SACRIFICADOS PRA FAZER ESSA BOSTA QUE NÃO SERVE PRA NADA AI

A ME POUPEM DE IDIOTICE

UNS BABACAS MESMO!!!

COITADO DO RATO

• Anonimo:

Hey se liga, isso pode salvar sua vida no futuro XXXXXX, vc pode perder um menbro e eles poderao conseguir conectar um braço mecanico no seu cerebro.
      Entao pensa antes de falar ok?

• Luís Tony Correia:

deixa eu adivinhar você também acredita em deus

• Jean P. Carvalho:

Camila, não é e provavelmente nem foi necessário sacrificar nenhum rato p/ extrair alguns neurônios do(s) mesmo(s)…

• Cientistadl:

Discordo, esses são animais criados em laboratório, e são importantes para o avanço da tecnologia.
      Se n gosta que animais sejam sacrificados, então não tome vacinas pq foram testadas em animais e tmb n coma carne nem mecha com nada de papel,ou seja, crianças deviam ser proibidas de se logar nesse site.

• bruno:

quando eu era pequeno eu sonhava em ter aqueles cães robos,que por mais avançados que fossem para a epoca,ainda ñ podiam ser chamados de”inteligencia artificial”.Agora imagina botar um cerebro biologico em um robô daqueles!
    seria nescessario adaptar suas funções biologicas ao seu estado robotico.ou seja,ensina-lo á controlar pernas róboticas,a e comunicar através dos sons salvos na sua memoria(um hd comum imbutido,ou talvez um cartão sd) e emitidos através de um alto falante em sua garganta,ou talvez usando uma corda vocal(tecnologia de clonagem de orgãos).tbm seria nescessario dar-lhe tato(celulas nervozas ou talvez sensores),e arranjar um jeito de dar ao robô as sensações de fome e sede.
    De qualquer maneira seria dificil fazer o animal se adaptar à seu corpo robótico.já imaginou acordar um dia,e perceber que tem uma cpu imbutida na sua cabeça,e que suas pernas e seus braços são roboticos,e de alguma forma vc tem que aprender a pensar e á se movimentar com eles?

• adailton:

eu me surpreendi quando vi a ingenhoca e tambem me perguntei como os neuronios recebem alimentos e oxigenio ja que se o coraçao parar por mais de 2 mim o cerebro morre por falta de hoxigenio.

mais se isso for verdade estamos perto da imortalidade robotica muito doido ai.

• roger:

Eles não devem .ter conseguido manter as células vivas

• Paiva:

Hehehe Se ferrou seu gato!!!!!!!!!

Mmmm… e como podemos ter certeza de que é mesmo um cérebro de rato que tá controlando o robô? Já presenciamos tanta fraude científica por aí…

Mas, se for verdade…

Meeeeedo… =)

• Luz:

Mas como essas células se alimentam? [4] E como que o cérebro é mantido? Loucura total.
    SkyNet Rulez.

• silva-tiger:

Isso é um perigo,pois imaginem ,só se fosse feito com neurônios humanos,e se o ‘robocop’ não gostasse do resultado,hã?Seria um caos!!!!!

• daniel:

também fiquei curioso pra saber como elas se alimentam…
    quanto tempo será que ele “vive”?

• César:

“Ratocop”, elri! =P

enfim…De que maneira será que as células se alimentam?! Foi a primeira pergunta que me fiz ao ler… e depois vi que essa duvida não foi só minha.

Excelentíssimo Sr. HypeScience, será que é possivel vc encontrar uma matéria sobre ”Como as células cerebrais desse robo se alimentam?”

abraço a todos

Uau, que interessante !

Eu ja vi coisa parecida como essa, de um robô que se move e percebe que tem um obstáculo à sua frente e desvia devido ao sensor que ele possui. Mas interagindo com células de rato ?? Isso é surpreendente !

O ser humano está progredindo cada vez mais 😀

Cara isso é simplismente fantástico !!!

Pelo que entendi, ele só faz movimento e se interage como um raciocínio de um rato. Se tivesse mais alguns recursos como o cheiro, por exemplo, ai seria legal se o robô fosse até o queijo ou coisa assim. Mas isso já é demais né ?
    mas mesmo assim isso é muito interessante…

Gostei !

• Athos:

Fiquei comedo agora do exterminador do futuro aparecer aqui no quintal da minha casa!
    Puxa vida,isso é muito bizarro…imagina pessoas que perderam os movimentos de varios locais do corpo,essas pessoas pode ter a possibilidade de poder andar novamente como robos retirando apenas os neurônios dela.

uahauahuahu

• Carloscraft:

Alguem sabe se este cara é o mesmo que esta querendo mixar o cerebro humano com a maquina?

Esse robô é obra do Projeto BLUE BRAIN.Uma das pesquisas mais importantes e desafiadoras da atualidade.Ela consiste em reproduzir um cérebro completo de um mamífero por meio de centenas de supercomputadores em 20 anos no mínimo.Esse pequeno robô é apenas a ponta do iceberg.

Agora não vamos imaginar que em um futuro próximo ou distante as máquinas vão ter sentimentos pois o amor ainda não foi colocado em um tubo de ensaio para ser medido e pesado.

• DNEWTON:

Amigos realmente estamos presenciando o futuro,tão falado desde as series de ficção cientifica dos anos 60 e70 até filmes como o exterminador do futuro,algo tão inovador e maravilhoso que ainda nos amedronta só resta esperar que a humanidade tenha sabedoria de usar o conhecimento tecnologico em prol de todos.

• Luis:

Caramba legal esse RatoCop ai, mas o rato não deve ta nada feliz.

• Samuel:

Imagine o homem brincando de DEUS, olha isso não é supreendente, já vimos isso na clonagem, e o uso de celulas tronco.

• Arthur:

Cyberdime Skynet…. this is propably a T1 prototype….Arnold was the T800 series…

• Six:

SKYNET! SKYNET!

• Lend:

Seria o RatoCop ?

• Leandro_Ventrue:

skynet…. huahauhauhauhauahuahauhaua

• alex:

como as células se alimentam ?

Cara deixa ver se eu entendi, eles ligaram em um cérebro feito de neurônios vivos de rato?
    coom isso é possível?

Loucura, loucura!

• Luciano Alves:

Isso achei meio assustador, já pensou robos pensando???