Ícone do site HypeScience

Rocha marciana “entra em desespero” quando é vaporizada pela sonda Curiosity

Em sua odisseia por conhecimento cientifico, o robô Curiosity tem várias ferramentas, entre elas um raio laser que será usado para vaporizar pequenas porções de rocha para, através da espectrometria, determinar sua composição.

Como parte do programa de diagnóstico do robô, o raio laser foi disparado contra uma rocha, a N165. A inocente rocha foi escolhida não porque tivesse feito alguma coisa errada, mas porque estava perto e tinha uma face achatada apontada para o robô. Pura sorte. Ou azar.

A ChemCam é capaz de emitir mais de um milhão de watts de energia em uma rocha marciana, vaporizando sua superfície. A partir do brilho emitido, o espectro é analisado e sua composição química é determinada.

Para calibrar o laser, a N165 se tornou a “primeira vítima” do aparelho: 30 pulsos em um período de 10 segundos abriram um buraco de cerca de 1mm sobre a rocha.

Depois de tão severo tratamento, a rocha ainda está bem, mas está um pouco chateada por ter sido usada para a prática de tiro ao alvo. Ela só se conformou por que é pelo bem da ciência e que por causa disso ela ganhou um nome: “Coronation”, ou “Coroação”.

Graças às maravilhas da mídia social, a rocha marciana recebeu uma voz, e podemos acompanhar os momentos em que ela se deu conta do novo visitante, tentou ser amigável com ele, e recebeu de volta um disparo laser. Veja aqui o que a rocha andou postando no Twitter:

“Muita coisa aconteceu por aqui recentemente – a coisa mais excitante em milhões de anos! Mas estou feliz que tudo tenha voltado ao normal agora”

O robô Curiosity despertou a curiosidade da rocha:

“A grande criatura de metal era assustadora de cara, com foguetes e barulhos, mas eu estou certo que se trata só de curiosidade. Tavez eu deva dar um alô!”

“Oh, acho que despertei a atenção da grande criatura de metal — ela está olhando direto para mim! Talvez ela queira fazer amizade!”

Alguns dos seguidores de N165 tentaram avisá-la que a Curiosity não queria fazer amizade coisa nenhuma:

“Capaz, povo, eu sei que vocês estão de brincadeira. Quais são as chances? De todas as rochas de Marte um robô assassino iria escolher justo eu? Haha :)”

Mas o nervosismo foi tomando conta de N165:

“Meu novo amigo robô realmente tem um olhar parado, intimidador. Acho que é algum traço cultural”

Até que então…

“Hmm, @MarsCuriosity, o que você.. Hei! HEI!”

“AI AI AI! PÁRA!”

“SOCORRO!”

“Acho que uma parte de mim se foi. :(”

“Coroação” pode estar um pouco machucada, mas parece estar se recuperando bem, com a simpatia e apoio de seus seguidores no Twitter.[io9]

Sair da versão mobile