Ícone do site HypeScience

Roupas influenciam nossa percepção de raça

Segundo um novo estudo, o que você veste pode influenciar como os outros percebem a sua raça.

Os cientistas vestiram as pessoas em ambos trajes de negócios (mais formais) ou macacões de trabalho mais informais e pediram a espectadores que categorizassem os rostos como brancos ou pretos.

Os rostos eram mais propensos a serem vistos como brancos quando vestidos de maneira formal, e pretos quando nos macacões.

Os pesquisadores pediram a cerca de 20 voluntários para atribuir os rostos dos homens e das mulheres, que variavam em tom de pele e roupa, em uma de duas categorias raciais – branco ou preto.

A equipe descobriu que, entre os participantes mais racialmente ambíguos, os rostos tinham 4% mais probabilidade de serem vistos como pretos se a pessoa estivesse usando um macacão em vez de um terno.

Em outras palavras, as faces mais ambíguas foram classificadas como pretas cerca de 61% do tempo quando vestindo um terno, e 65% do tempo quando vestindo macacões.

Os cientistas acreditam que se as pessoas estiverem cientes das estratégias que usam para avaliar outras pessoas, os efeitos desses julgamentos subconscientes poderiam diminuir.

“Este é um trabalho muito interessante para testar hipóteses sobre como categorizar as pessoas”, disse a psicóloga Lisa DeBruine.

Ao rastrear os movimentos das mãos dos voluntários conforme eles pegavam o mouse para fazer a sua decisão, os pesquisadores foram capazes de perceber hesitações momentâneas que lhes deram pistas sobre como essas decisões foram tomadas.

A equipe descobriu que, mesmo se um voluntário decidiu que uma pessoa vestindo um terno de negócio era negro, a trajetória do mouse tendeu a desviar um pouco para a opção “branco” mais frequentemente do que quando o cara negro estava vestindo macacões.

“Os resultados implicam que o nosso conhecimento cultural e o que esperamos ver estereotipicamente podem literalmente mudar o que vemos em outras pessoas”, disse o estudante Jon Freeman, que liderou o estudo.

Ele explicou que as decisões sobre raça, gênero ou idade mudam a maneira como nos sentimos sobre as pessoas e afetam a maneira como elas interagem e se comportam em relação umas as outras.

No futuro, os pesquisadores querem ver se a influência do vestuário sobre a percepção de raça desaparece quando as pessoas estão conscientes de que a bagagem cultural que elas trazem pode realmente alterar a forma como a raça é percebida.

Se este for o caso, estudos como este podem ajudar a aliviar os efeitos dos estereótipos.[BBC]

Sair da versão mobile